Culturas pelo Mundo

Desenvolvida por: Daiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades, Vivência

A atividade 'Culturas pelo Mundo' busca explorar a diversidade cultural através de um baú recheado de objetos curiosos, representando diferentes costumes e tradições de variadas partes do mundo. Cada grupo de alunos terá a tarefa de investigar um objeto, pesquisar sobre seu significado cultural e criar uma apresentação simples para compartilhar com a turma. O objetivo é fomentar o conceito de diversidade, respeito e empatia, explorando como diferentes culturas contribuem para a riqueza global. No final da atividade, os alunos colaboram na criação de um mural de descobertas que simboliza a união e a valorização das diferentes formas de viver ao redor do mundo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca atingir múltiplos objetivos relacionados ao desenvolvimento das competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Religioso. Os alunos serão incentivados a reconhecer os diferentes espaços de convivência e identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em diferentes ambientes, procurando desenvolver sua sensibilidade cultural e capacidade de reflexão crítica sobre a diversidade. A atividade também visa promover o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e comunicação, através da realização de pesquisas e apresentações que estimulam a participação e o protagonismo estudantil. Com isso, pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender e respeitar a pluralidade cultural como parte de uma educação integral e enriquecedora.

  • Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • EF02ER02: Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno da exploração da diversidade cultural e do desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação. Os alunos, ao investigarem os objetos e prepararem suas apresentações, estarão engajados em uma prática pedagógica que estimula o respeito à diversidade cultural e a compreensão das diferentes tradições ao redor do mundo. Assim, o conteúdo programático vai além de apenas conhecer fatos sobre diferentes culturas, mas também envolve desenvolver habilidades sociais e emocionais como empatia e cooperação, fundamentais para o convívio em uma sociedade plural e inclusiva.

  • Exploração de objetos culturais e suas histórias.
  • Desenvolvimento de apresentações em grupo.
  • Criação de um mural de descobertas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade integra diversas abordagens pedagógicas, com foco nas metodologias ativas que promovem a Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos são protagonistas do seu aprendizado, encarregados de investigar os objetos de forma colaborativa, explorar suas origens culturais e elaborar suas próprias conclusões. A atividade mão-na-massa incentiva o engajamento prático, aproximando os estudantes dos conteúdos de uma forma significativa através da pesquisa ativa e da apresentação criativa. Tais metodologias são eficazes para o desenvolvimento de competências como a autonomia, o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Atividade Mão-na-massa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está estruturado para ser realizado em uma única aula de 50 minutos. Durante este tempo, os alunos terão a oportunidade de explorar os objetos, realizar suas pesquisas, preparar pequenas apresentações e participar ativamente na construção do mural de descobertas. A estruturação do tempo visa maximizar a interação entre os alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de contribuir e aprender com as experiências culturais compartilhadas. A aula começa com uma introdução sobre a atividade, seguido do trabalho em grupos com os objetos, finalizando com as apresentações e a construção do mural coletivo.

  • Aula 1: Introdução aos objetos culturais, trabalho em grupos para pesquisa e preparação de apresentações, construção do mural de descobertas.
  • Momento 1: Introdução aos Objetos Culturais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de cultura e diversidade. Utilize o baú com objetos culturais como ponto de partida. Explique que cada objeto representa uma cultura diferente ao redor do mundo. Dê tempo para que os alunos observem os objetos sem manipulá-los ainda. Pergunte aos alunos se conseguem identificar ou imaginar de onde vêm os objetos, incentivando a participação ativa.

    Momento 2: Formação de Grupos e Escolha de Objetos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo escolha um objeto do baú. Oriente que sejam cuidadosos ao manipulá-los e instrua que anotem suas primeiras impressões sobre o objeto em suas cadernetas. Circule pela sala para observar e incentivar a cooperação entre os membros do grupo. Certifique-se de que todos os alunos têm a chance de expressar suas ideias.

    Momento 3: Pesquisa e Preparação de Apresentações (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a utilizarem os tablets disponíveis para pesquisar informações sobre os objetos. Sugira que cada grupo descubra o país de origem do objeto, usos tradicionais e significados culturais. Preste ajuda aos grupos que tiverem dificuldades e, para alunos que precisem, direcione-os a fontes específicas ou pré-selecionadas. Supervisione o tempo para garantir que todos os grupos tenham tempo para a pesquisa e preparação de uma apresentação simples.

    Momento 4: Apresentações e Construção do Mural de Descobertas (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas descobertas para a turma. Após as apresentações, conduza os alunos na criação do mural de descobertas. Utilize cartolinas, canetas e adesivos para que os alunos possam colar imagens, escrever frases e decorar o mural com as informações aprendidas. Avalie a participação ativa dos alunos e a colaboração na construção do mural.

Avaliação

A avaliação desta atividade será multifacetada, contando com abordagens formativas e somativas. O objetivo é verificar não apenas o conhecimento adquirido sobre diferentes culturas, mas também as competências desenvolvidas durante o processo de aprendizagem. Serão utilizados critérios como a participação ativa, a qualidade da pesquisa, a clareza e criatividade nas apresentações, e a colaboração no mural de descobertas. Além disso, serão fornecidos feedbacks construtivos individualizados para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos. As adaptações necessárias para alunos com TDAH ou TEA também serão consideradas, como ajustes nos critérios de avaliação e nas formas de apresentação das descobertas.

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Criação e apresentação do conteúdo cultural.
  • Engajamento na construção do mural de descobertas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são selecionados de maneira a garantir que todos os alunos tenham acesso equalitário às ferramentas necessárias para sua realização. O uso de objetos culturais do baú, recursos visuais e tecnológicos, como tablets para pesquisas adicionais, será implementado de forma a enriquecer a experiência de aprendizado. Os alunos terão acesso a materiais que facilitarão a comunicação entre eles e apoiarão a inclusão de estudantes com diferentes necessidades. Tudo isso prometerá um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso, que respeita a integridade cultural dos objetos explorados e a diversidade do grupo de alunos.

  • Baú com objetos de diferentes culturas.
  • Materiais para confecção do mural (cartolinas, canetas, adesivos).
  • Acesso a dispositivos para pesquisas adicionais (tablets).

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos os desafios diários enfrentados pelos educadores e ainda assim, buscamos proporcionar um ambiente inclusivo para todos os alunos. Para os alunos com TDAH, estratégias de gerenciamento de tempo e atividades estruturadas passo a passo serão essenciais para manter o foco e a organização. Já para alunos no espectro autista, principalmente nos níveis 2 e 3, serão utilizados materiais visuais de apoio e instruções claras e diretas. Lugares específicos dentro da sala poderão ser designados para ajudar na concentração, e técnicas de comunicação assistivas devem ser apresentadas quando necessário. Tais práticas visam não apenas a inclusão destes alunos, mas também assegurar que seus progressos sejam notados e incentivados, com ocorrências comunicadas de forma colaborativa com os responsáveis pelos alunos.

  • Estratégias de gerenciamento de tempo para TDAH.
  • Materiais visuais de apoio para TEA.
  • Designação de espaços específicos para concentração e conforto.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo