Mapa dos Costumes no Bairro

Desenvolvida por: Lucima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Geografia, História, Ensino Religioso]
Temática: [Diversidade Cultural e Espaços de Convivência]

A atividade 'Mapa dos Costumes no Bairro' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade prática para explorarem e compreenderem a diversidade cultural existente em sua própria comunidade. Divididos em grupos, os alunos irão mapear os diferentes espaços de convivência em seu bairro, como igrejas, templos, praças e escolas. Essa experiência permitirá que eles identifiquem e reconheçam como diferentes costumes e crenças se manifestam nesses lugares, desenvolvendo uma maior conscientização sobre a riqueza e a diversidade presentes em seu entorno. Como resultado, cada grupo realizará uma apresentação para a turma, compartilhando suas descobertas. Essa prática não só reforça o reconhecimento dos espaços de convivência, mas também promove o respeito e a valorização das diversas formas de viver em sociedade, alinhando-se às diretrizes da BNCC para o Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como principal objetivo o desenvolvimento do reconhecimento dos diversos espaços e manifestações culturais presentes no bairro dos alunos. Ao mapear seu entorno, os estudantes estarão exercitando suas habilidades de observação e análise, enquanto adquirem um entendimento mais profundo sobre a diversidade cultural e social. A prática também visa estimular a curiosidade e o respeito pelos diferentes modos de vida e crenças, além de encorajar a comunicação e a colaboração entre pares, fundamentais para o desenvolvimento social dos alunos.

  • Desenvolver a habilidade de mapear e reconhecer espaços de convivência.
  • Fomentar a observação e análise das manifestações culturais locais.
  • Estimular o respeito e a curiosidade por diferentes costumes e crenças.
  • Incentivar a comunicação e a colaboração em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • EF02ER02: Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na identificação dos espaços de convivência locais e suas respectivas manifestações culturais. Por meio da prática de mapeamento, os alunos serão incentivados a compreender como diferentes tradições e crenças se manifestam em sua comunidade, proporcionando uma aprendizagem prática e significativa. O conteúdo permite a exploração de temas como diversidade cultural, reconhecimento de espaços coletivos e as interações sociais que ocorrem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo