Mapa dos Lugares Sagrados

Desenvolvida por: Noemi … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa e Espaços de Convivência

Esta atividade educativa tem como objetivo proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental o reconhecimento e valorização da diversidade religiosa presente em sua comunidade. Através da metodologia ativa ‘Sala de Aula Invertida’, os estudantes assistirão previamente a vídeos sobre diferentes espaços de convivência religiosa, tais como igrejas, templos, mesquitas e sinagogas. Após isso, em sala de aula, os alunos serão incentivados a desenhar e discutir sobre a localização e as características desses espaços em um mapa coletivo, promovendo a reflexão sobre o respeito mútuo e a importância de valorizar as diversas tradições. A atividade visa desenvolver um olhar crítico e empático sobre as diferentes manifestações de fé, ensinando os alunos a apreciar e respeitar a pluralidade religiosa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a identificar e valorizar os diferentes espaços de convivência religiosa na sua comunidade, promovendo uma conscientização sobre a importância do respeito às diversas tradições e crenças. Os alunos aprenderão sobre o papel fundamental que a diversidade desempenha em nossa sociedade e desenvolverão habilidades de empatia, comunicação e colaboração ao compartilhar suas observações e percepções sobre os diferentes espaços religiosos.

  • Identificar diferentes espaços de convivência religiosa através de vídeos educativos.
  • Desenvolver habilidades de mapeamento ao localizar espaços religiosos em um mapa coletivo.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre o respeito às diversas tradições religiosas.
  • Valorizar a diversidade e ensinar a importância da empatia e do entendimento multicultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula inclui o estudo da diversidade religiosa, com ênfase na localização, características e importância dos diferentes espaços de convivência religiosa. Utilizando a metodologia 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão introduzidos ao conceito de pluralidade religiosa através de vídeos educativos e, posteriormente, aplicarão o conhecimento adquirido na criação de um mapa coletivo, fomentando o debate e a reflexão crítica sobre a convivência harmoniosa e respeitosa entre as diferentes crenças.

  • Diversidade religiosa e espaços de convivência
  • Importância do respeito mútuo pelas tradições dos outros
  • Ética e empatia nas relações inter-religiosas

Metodologia

Nesta atividade, será adotada a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a se prepararem para a aula assistindo a vídeos sobre espaços de convivência religiosa, antes do encontro presencial. Em sala, será estimulado o debate e a troca de informações entre os alunos sobre o que aprenderam. A construção colaborativa de um mapa dos locais religiosos permitirá a aplicação do conhecimento de forma prática e visual, fomentando a discussão, a reflexão crítica e o respeito pela diversidade.

  • Assistir vídeos educativos como preparação pré-aula
  • Debate em grupo sobre os espaços de convivência religiosa
  • Construção coletiva de um mapa dos espaços religiosos na comunidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a revisão dos vídeos assistidos e iniciado o debate. Na segunda aula, os alunos finalizarão o mapa coletivo e apresentarão suas conclusões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Revisão dos vídeos e início do debate.
  • Aula 2: Finalização do mapa coletivo e apresentação.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no engajamento dos alunos durante a discussão em sala de aula e na qualidade da contribuição de cada um para a construção do mapa coletivo. Observar-se-á a capacidade de reflexão crítica sobre a diversidade religiosa e o respeito às diferentes tradições. Serão valorizadas a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de comunicação durante a apresentação dos resultados. Exemplos específicos de contribuições significativas ou de como os alunos interagiram durante a atividade podem ser utilizados como parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos educativos sobre diferentes espaços de convivência religiosa, materiais para a criação do mapa coletivo como cartolina ou papel grande, marcadores coloridos, cola e outros materiais de arte. O professor pode auxiliar na pesquisa e seleção prévia dos vídeos e assegurar a disponibilidade de todos os materiais necessários para a atividade em sala.

  • Vídeos educativos sobre espaços de convivência religiosa
  • Cartolina ou papel de tamanho grande para o mapa
  • Marcadores coloridos, cola e materiais de arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo