O Mundo dos Símbolos

Desenvolvida por: Aparec… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Símbolos em espaços de convivência

Neste plano de aula, a atividade 'O Mundo dos Símbolos' propõe uma abordagem prática e reflexiva sobre os símbolos presentes em diversos espaços de convivência que permeiam a vida dos estudantes, tais como escolas, diferentes instituições religiosas, parques, entre outros. Através da divisão da turma em pequenos grupos, cada um receberá imagens de símbolos correspondentes a esses espaços. Os alunos serão incentivados a discutir em seus grupos quais são esses símbolos, o que representam e como influenciam as relações e percepções das pessoas que compartilham tais ambientes. Posteriormente, cada grupo apresentará suas conclusões para toda a classe, seguido de uma Roda de Debate, onde as diversas interpretações e aprendizados serão compartilhados e discutidos coletivamente. Essa atividade visa não apenas o reconhecimento dos símbolos, mas também a valorização da diversidade de interpretações e a capacidade de expressar e refletir criticamente sobre o mundo ao redor.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a reflexão sobre os símbolos encontrados em diferentes espaços de convivência, destacando a sua importância na construção das relações interpessoais e na forma como interpretamos o mundo. Ao capacitar os alunos para identificar e discutir esses símbolos, a atividade busca desenvolver habilidades de observação, análise crítica e expressão oral, bem como estimular o respeito à diversidade de crenças, costumes e culturas. Por meio desta abordagem prática e interativa, espera-se que os estudantes ampliem sua percepção sobre como os símbolos influenciam a identidade dos espaços e das comunidades que os frequentam.

  • Reconhecer os diferentes símbolos presentes nos espaços de convivência
  • Refletir sobre o significado e a importância dos símbolos na construção das relações sociais e culturais
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação
  • Promover a valorização da diversidade cultural e respeito às diferentes crenças e costumes

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • EF02ER02: Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.
  • EF02ER04: Identificar os símbolos presentes nos variados espaços de convivência.

Conteúdo Programático

A abordagem deste conteúdo envolve a exploração dos símbolos como elementos fundamentais na representação e identidade de diferentes espaços de convivência, refletindo sobre como esses símbolos são manifestações culturais que expressam valores, crenças e costumes. O trabalho com sinais e símbolos em contextos variados favorece a compreensão da diversidade cultural e religiosa, estimulando o respeito mútuo e a construção de uma visão de mundo mais tolante e inclusiva.

  • Símbolos nos espaços de convivência
  • Representação e significado dos símbolos
  • Diversidade cultural e respeito às diferentes interpretações

Metodologia

A metodologia será centrada na aprendizagem ativa e participativa, promovendo interações ricas entre os alunos por meio de trabalhos em grupo e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos explorarão as imagens dos símbolos em grupos, fomentando a discussão crítica e reflexiva. A apresentação das conclusões de cada grupo e a subsequente Roda de Debate funcionarão como momentos-chave para a troca de ideias, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativo onde cada aluno terá a oportunidade de expressar suas percepções, ouvir e aprender com as dos colegas.

  • Trabalho em grupo
  • Discussão e reflexão crítica
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos receberão as imagens e discutirão entre si. Na segunda aula, as apresentações e a Roda de Debate acontecerão, permitindo a interação e o compartilhamento das percepções de todos.

  • Aula 1: Exploração dos símbolos e discussão em grupos
  • Aula 2: Apresentação das conclusões dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas, considerando: a capacidade de trabalhar em grupo, qualidade da discussão interna do grupo, clareza e profundidade da apresentação das conclusões, participação na Roda de Debate e respeito pela vez de falar dos colegas. A observação direta e a escuta ativa durante as discussões e apresentações serão essenciais para avaliar o envolvimento dos estudantes, a compreensão dos conteúdos e o desenvolvimento das habilidades de argumentação e respeito às diversas perspectivas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade incluem imagens impressas dos diversos símbolos representativos de espaços de convivência, que serão entregues aos grupos para análise. Além disso, o espaço da sala de aula deverá ser organizado de maneira a facilitar a formação dos grupos e a realização da Roda de Debate, proporcionando um ambiente acolhedor e propício à interação e à aprendizagem colaborativa.

  • Imagens impressas de símbolos
  • Espaço físico adequado para trabalho em grupo e Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo