Nesta atividade, a proposta é incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorarem e discutirem os diferentes espaços de convivência que fazem parte do seu cotidiano, como a escola, a casa e o parque. Através da metodologia ativa Roda de Debate, serão proporcionadas oportunidades para que as crianças compartilhem suas experiências pessoais, reconhecendo e valorizando a importância de cada ambiente na promoção do bem-estar. Esta abordagem visa desenvolver a capacidade de comunicação, empatia e respeito às diversidades culturais associadas aos costumes e práticas de convivência nesses diferentes espaços.
A atividade busca proporcionar o reconhecimento e a identificação dos principais espaços onde as crianças interagem, evidenciando como esses ambientes influenciam o bem-estar pessoal e coletivo. Estimula-se a compreensão dos diferentes costumes e a valorização das memórias pessoais, familiares e escolares. A intenção é desenvolver a habilidade de narrar experiências, promovendo uma reflexão sobre as contribuições dos vários ambientes de convivência.
O conteúdo programático visa explorar a relação dos alunos com os espaços de convivência frequentes no seu dia a dia. Os tópicos abordam desde a análise dos hábitos e práticas nesses locais até a discussão sobre suas contribuições para a formação pessoal e social. A troca de experiências entre os alunos proporciona uma compreensão coletiva das diversidades culturais envolvidas.
A metodologia Roda de Debate será utilizada para fomentar um ambiente de diálogo e troca de ideias. Esta abordagem pedagógica ativa permite que os alunos compartilhem suas experiências e participem ativamente da construção do conhecimento, promovendo a habilidade de comunicação e empatia.
O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos, planejadas para proporcionar tempo suficiente para a apresentação dos conceitos, participação ativa dos alunos e reflexão coletiva.
A avaliação será realizada de forma qualitativa, observando a participação e a contribuição de cada aluno durante a Roda de Debate. Serão considerados critérios como a capacidade de expressar ideias claramente, ouvir atentamente os colegas e o respeito às diferentes opiniões. Exemplos incluem a habilidade do aluno em narrar uma experiência pessoal e conectar essa narrativa aos objetivos discutidos em aula. O professor pode utilizar uma grade de observação para registrar a participação e engajamento de cada aluno, promovendo uma avaliação formativa e contínua.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que incentivem a partilha e o registro de experiências. Esses recursos servirão de apoio para a facilitação da Roda de Debate, promovendo um ambiente dinâmico e interativo.
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