Vamos Descobrir Nossos Espaços Felizes

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Espaços de Convivência

Nesta atividade, a proposta é incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorarem e discutirem os diferentes espaços de convivência que fazem parte do seu cotidiano, como a escola, a casa e o parque. Através da metodologia ativa Roda de Debate, serão proporcionadas oportunidades para que as crianças compartilhem suas experiências pessoais, reconhecendo e valorizando a importância de cada ambiente na promoção do bem-estar. Esta abordagem visa desenvolver a capacidade de comunicação, empatia e respeito às diversidades culturais associadas aos costumes e práticas de convivência nesses diferentes espaços.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca proporcionar o reconhecimento e a identificação dos principais espaços onde as crianças interagem, evidenciando como esses ambientes influenciam o bem-estar pessoal e coletivo. Estimula-se a compreensão dos diferentes costumes e a valorização das memórias pessoais, familiares e escolares. A intenção é desenvolver a habilidade de narrar experiências, promovendo uma reflexão sobre as contribuições dos vários ambientes de convivência.

  • Identificar os diferentes espaços de convivência cotidiana.
  • Compartilhar experiências pessoais sobre hábitos e costumes nesses ambientes.
  • Refletir sobre a importância desses locais para o bem-estar individual e coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • EF02ER02: Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.
  • EF02ER03: Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa explorar a relação dos alunos com os espaços de convivência frequentes no seu dia a dia. Os tópicos abordam desde a análise dos hábitos e práticas nesses locais até a discussão sobre suas contribuições para a formação pessoal e social. A troca de experiências entre os alunos proporciona uma compreensão coletiva das diversidades culturais envolvidas.

  • Espaços de convivência como lares, escolas e parques.
  • Costumes e práticas culturais em diferentes espaços.
  • Importância dos ambientes para o bem-estar pessoal.
  • Registro de memórias e construção de identidade pessoal.

Metodologia

A metodologia Roda de Debate será utilizada para fomentar um ambiente de diálogo e troca de ideias. Esta abordagem pedagógica ativa permite que os alunos compartilhem suas experiências e participem ativamente da construção do conhecimento, promovendo a habilidade de comunicação e empatia.

  • Roda de Debate para discussão e troca de experiências.
  • Atividades de reflexão em grupos pequenos.
  • Apresentação de relatos pessoais sobre os diferentes espaços.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos, planejadas para proporcionar tempo suficiente para a apresentação dos conceitos, participação ativa dos alunos e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração dos conceitos de espaços de convivência.
  • Aula 2: Roda de Debate e apresentação das experiências dos alunos.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma qualitativa, observando a participação e a contribuição de cada aluno durante a Roda de Debate. Serão considerados critérios como a capacidade de expressar ideias claramente, ouvir atentamente os colegas e o respeito às diferentes opiniões. Exemplos incluem a habilidade do aluno em narrar uma experiência pessoal e conectar essa narrativa aos objetivos discutidos em aula. O professor pode utilizar uma grade de observação para registrar a participação e engajamento de cada aluno, promovendo uma avaliação formativa e contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que incentivem a partilha e o registro de experiências. Esses recursos servirão de apoio para a facilitação da Roda de Debate, promovendo um ambiente dinâmico e interativo.

  • Círculo de cadeiras para a Roda de Debate.
  • Cartolinas e canetas para registro de ideias.
  • Imagens e vídeos ilustrativos de diferentes espaços de convivência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo