Brincando com a Arte

Desenvolvida por: Juceli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Paz e Amizade

Nesta aula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar suas habilidades artísticas e de trabalho em equipe, criando uma obra de arte coletiva que simboliza a paz e a amizade. Inicialmente, cada aluno irá produzir, individualmente, um desenho ou pintura que represente suas percepções pessoais sobre os temas propostos. Em seguida, as criações serão compartilhadas e combinadas em um grande mural comunitário. Durante esse processo, os alunos discutirão o significado de cada peça e como elas formam, juntas, um quadro harmônico, reforçando a importância da cooperação e da diversidade de ideias. A atividade promove a interação social, o respeito às produções individuais e o reconhecimento da beleza na diversidade, incentivando o ambiente de aprendizado colaborativo e de expressão pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos uma compreensão mais profunda sobre os valores de paz e amizade através da expressão artística. Ao explorar esses conceitos de maneira criativa, os alunos serão encorajados a refletir sobre suas próprias ideias e experiências. A atividade coletiva permitirá que eles experimentem o poder do trabalho colaborativo, entendendo como diferentes perspectivas podem enriquecer um projeto comum. O exercício de discussão sobre as obras criadas ampliará sua capacidade de comunicação e expressão verbal, além de fortalecer o pensamento crítico e a habilidade de apreciar a arte como forma de expressão pessoal e social.

  • Refletir sobre os valores de paz e amizade por meio da arte.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Estimular a comunicação e expressão verbal.
  • Incentivar o pensamento crítico e a apreciação da arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR06: Refletir sobre suas produções em Artes Visuais e justificá-las.
  • EF15AR13: Identificar e expressar-se sobre suas emoções e ideias em Artes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula inclui a exploração e prática de conceitos artísticos básicos como cor, forma e composição, aplicados no contexto dos temas paz e amizade. Além disso, os alunos exercitarão a interpretação e o diálogo crítico sobre as obras, desenvolvendo sua capacidade de análise e apreciação artística. O projeto do mural proporciona uma experiência prática de como diferentes elementos podem ser organizados para criar uma obra coletiva, incentivando a valorização do processo criativo em grupo e da diversidade cultural e social representada através da arte.

  • Princípios básicos de cor, forma e composição.
  • Produção individual de obras de arte.
  • Discussão e crítica de arte coletiva.
  • Organização de um mural comunitário.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina momentos individuais e coletivos para maximizar a participação e o aprendizado dos alunos. Inicialmente, cada aluno terá a liberdade de explorar e expressar suas ideias através de um trabalho artístico individual. Posteriormente, em uma etapa de trabalho conjunto, eles colaborarão na criação do mural comunitário, um processo que inclui discussão e organização das peças criadas. Esse balanceamento entre atividades individuais e em grupo é essencial para promover tanto a responsabilidade pessoal quanto as habilidades sociais e de cooperação.

  • Atividade artística individual.
  • Colaboração em grupo para formação do mural.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre as criações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser concluída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos criarão suas obras individuais e iniciarão a discussão sobre a temática proposta. Na segunda aula, será realizada a montagem do mural comunitário, acompanhada por uma discussão final e reflexões sobre o processo e os resultados alcançados.

  • Primeira aula: Criação de obras individuais e discussão inicial.
  • Segunda aula: Montagem do mural e discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa durante todo o processo da atividade. Os critérios de avaliação incluirão: a criatividade e a originalidade demonstradas nas produções individuais, a participação ativa e colaborativa na discussão e na montagem do mural, e a capacidade de reflexão crítica sobre o trabalho realizado. Por exemplo, os alunos serão incentivados a verbalizar seus processos de pensamento e a justificar suas escolhas artísticas. Além disso, o professor observará como cada aluno contribui para a criação coletiva, valorizando não apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizado e interação entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados diversos materiais artísticos acessíveis e adequados ao público-alvo, de modo a garantir uma experiência educativa enriquecedora e segura para os alunos. Esses recursos estimularão a criatividade e proporcionarão um meio eficaz para a expressão das ideias de cada aluno.

  • Papel de desenho e cartolina.
  • Lápis de cor, giz de cera e tintas.
  • Cola e tesoura para montagem do mural.
  • Painel ou suporte para o mural comunitário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo