Antes da aula, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o conceito de generosidade, abordando exemplos práticos do dia a dia e sua importância nas relações humanas. Esta atividade prática visa associar o conceito de generosidade a uma ação prazerosa e recompensadora por meio de uma caça ao tesouro. Durante a atividade, os alunos seguirão pistas que os levarão a descobrir uma caixa de 'tesouros', a qual conterá itens que representam atos de generosidade, como cartões de elogio, pequenos presentes feitos à mão, entre outros. Esta abordagem não só incentivará a prática da generosidade entre os alunos como também promoverá a discussão e reflexão sobre como incorporar atos generosos no cotidiano, alinhando-se com a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida.
O objetivo do Caça ao Tesouro da Generosidade é fazer com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental reflitam sobre a importância da generosidade nas relações humanas, promovendo valores essenciais como empatia, cuidado e respeito mútuo. Além de familiarizar os alunos com o conceito de generosidade, a atividade busca desenvolver habilidades sociais e emocionais, estimular o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a resolução de problemas de forma criativa e cooperativa.
O conteúdo programático desta atividade engloba o conceito de generosidade, a importância das relações humanas saudáveis e como a generosidade pode ser praticada no cotidiano. Ao explorar estes temas por meio da dinâmica da caça ao tesouro, pretende-se proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e engajadora.
Adotaremos a Sala de Aula Invertida, onde os alunos inicialmente se engajarão com o material instrucional (vÃdeo) em casa. Em sala, serão realizadas atividades práticas como a caça ao tesouro para consolidar o aprendizado. Esta metodologia permite a construção de um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos podem explorar o conceito de generosidade de maneira prática e reflexiva.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos discutirão o vídeo e receberão as instruções para a caça ao tesouro. No segundo encontro, eles realizarão a atividade prática e farão uma reflexão guiada sobre suas experiências.
A avaliação será contínua e processual, focando na participação, engajamento e reflexão dos alunos sobre as práticas de generosidade. Observarei como os alunos aplicam os conceitos discutidos, tanto na solução das pistas da caça ao tesouro quanto nas interações com os colegas. A capacidade de trabalhar em equipe, comunicar-se de forma efetiva e realizar reflexões significativas sobre a experiência serão os principais critérios de avaliação.
Para realizar a Caça ao Tesouro da Generosidade, utilizaremos recursos como vídeo explicativo sobre o conceito de generosidade, cartões de elogio, materiais para a confecção de pequenos presentes (papel, lápis de cor, tesoura sem ponta, cola), caixa para os 'tesouros' e pistas impressas que guiarão os alunos durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula