Na atividade 'Caixa de Sentimentos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e expressar sentimentos de uma maneira criativa e empática. Utilizando caixas de sapato, cada estudante decorará sua própria caixa e a utilizará como um recipiente para armazenar pequenos papéis, nos quais estarão escritos sentimentos que eles já experienciaram. Os alunos serão encorajados a refletir sobre diversas emoções que sentiram e a compartilhar, de maneira anônima, através da dramatização ou da descrição, sem verbalizar diretamente o sentimento escrito. Esta atividade prática visa desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia, a compreensão e o respeito pelas experiências alheias, além de promover a expressão pessoal e o reconhecimento de uma gama diversificada de emoções.
Os objetivos desta atividade envolvem promover a identificação, expressão e reconhecimento de diferentes sentimentos em si e nos outros, desenvolvendo competências socioemocionais importantes. Os alunos terão a oportunidade de exercitar a empatia ao se colocarem no lugar dos colegas durante as dramatizações ou descrições dos sentimentos, ampliando sua capacidade de compreender as experiências alheias. Além disso, a atividade propõe estimular a criatividade e a expressão individual na decoração das caixas e na elaboração das situações descrevendo os sentimentos. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de nomear e discutir sentimentos de maneira mais aberta, promovendo um ambiente escolar de maior entendimento mútuo e respeito.
A 'Caixa de Sentimentos' está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais e a capacitação dos alunos para expressar e compartilhar sentimentos de forma respeitosa. Por meio dessa atividade, pretende-se que os estudantes explorem diferentes maneiras de expressar emoções, tanto de forma escrita quanto não verbal, contribuindo para um ambiente de aprendizagem que valorize o autoconhecimento, a empatia e o respeito mútuo.
Para a realização dessa atividade, adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', que incentiva o aprendizado por meio da experiência direta e da participação ativa dos alunos. Eles serão encorajados a expressarem-se artisticamente na decoração de suas caixas e a refletirem sobre suas experiências emocionais ao escreverem sobre sentimentos. A partilha em roda permitirá que experimentem tanto a posição de quem expressa quanto de quem acolhe os sentimentos, promovendo um ambiente cooperativo e de suporte mútuo.
Esta atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, contemplando as etapas de decoração das caixas, escrita dos sentimentos, compartilhamento em roda, e reflexão final sobre a experiência vivenciada.
A avaliação será formativa, observando o engajamento dos alunos no processo criativo de decoração das caixas, a reflexão individual na escolha dos sentimentos a serem compartilhados e a participação nas dramatizações ou descrições. Será considerada a habilidade de trabalhar em grupo, a expressão e reconhecimento de emoções, assim como a capacidade de escuta e empatia. A proposta é criar um ambiente seguro para expressão, sem focar em avaliações quantitativas, mas no desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos.
Os recursos necessários incluem caixas de sapato, papéis coloridos, canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura sem ponta, e pequenos papéis para a escrita dos sentimentos. Estes materiais permitirão a personalização das caixas e a expressão artística individual, essenciais para a criação de um ambiente acolhedor e estimulante, onde os alunos se sentirão à vontade para expressar e compartilhar seus sentimentos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula