Desfile das Culturas

Desenvolvida por: Rochel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Religiosa

A atividade 'Desfile das Culturas' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e inigualável sobre a diversidade de tradições religiosas presentes em nossa sociedade. Através de um desfile, os alunos terão a oportunidade de mostrar vestimentas representativas de diferentes religiões, promovendo a valorização do respeito e do reconhecimento das diversas manifestações culturais e religiosas. Organizados em grupos, cada um ficará responsável por pesquisar uma religião específica, confeccionar peças de vestuário simples e acessórios característicos dessa tradição. Ao final, cada grupo apresentará à turma as características da indumentária que estão exibindo, explorando o contexto cultural e religioso de suas pesquisas. Esta atividade se fundamenta no desenvolvimento integral e harmônico das capacidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, incentivando a pesquisa, a criatividade, a empatia e o respeito pelas diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Desfile das Culturas' centram-se na promoção do respeito e da valorização das diversas manifestações religiosas, por meio da indumentária, entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão encorajados a identificar as características culturais e históricas das roupas associadas a diferentes tradições religiosas, incentivando a pesquisa e a compreensão intercultural. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral, promovendo competências de comunicação e trabalho em grupo.

  • Promover o respeito e a valorização das diversas manifestações religiosas.
  • Identificar características culturais e históricas das vestimentas religiosas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER05: Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Desfile das Culturas' foca na compreensão das diferentes tradições religiosas por meio do estudo das vestimentas características de cada uma. A atividade inclui pesquisa sobre religião, explorar o significado dos acessórios e suas simbologias no contexto cultural e religioso e a apresentação final utilizando a linguagem oral para explicar à turma o que foi aprendido. Esta abordagem permite que os alunos se engajem mais profundamente com questões de diversidade cultural e compreensão mútua.

  • Pesquisa sobre diferentes religiões e suas vestimentas.
  • Confeccionar e utilizar vestimentas e acessórios religiosos.
  • Apresentação oral sobre o significado cultural e religioso das vestimentas.

Metodologia

A metodologia aplicada no 'Desfile das Culturas' enfatiza uma abordagem pedagógica ativa e colaborativa, em que os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem através da pesquisa e produção de vestimentas, promovendo a comunicação e o trabalho em equipe. A atividade é estruturada em três etapas principais: pesquisa, confecção e apresentação. Em cada etapa, o professor atuará como mediador, orientando e facilitando as discussões e o processo de criação.

  • Pesquisa em grupos sobre tradições religiosas.
  • Confeccção colaborativa de vestimentas.
  • Apresentação e discussão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma do 'Desfile das Culturas' está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a pesquisa sobre as vestimentas das religiões designadas aos seus grupos. Já na segunda aula, será dedicada à confecção das vestimentas e a realização do desfile, seguido pela apresentação oral e discussão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Pesquisa sobre as vestimentas tradicionais das religiões escolhidas.
  • Aula 2: Confecção das vestimentas e desfile com apresentação oral.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será baseada em três critérios principais: participação, criatividade e clareza na apresentação. A participação será avaliada durante todas as etapas da atividade, considerando o envolvimento dos alunos na pesquisa e confecção das vestimentas. A criatividade será avaliada na capacidade dos alunos em replicar as vestimentas das tradições religiosas de maneira autêntica e original. A clareza na apresentação será observada durante a explicação oral, considerando a capacidade de transmitir informações sobre as vestimentas e a tradição religiosa representada. Exemplos podem incluir o aluno demonstrando corretamente o uso de um acessório específico e explicando seu significado cultural durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização do 'Desfile das Culturas' incluem materiais acessíveis para a confecção das vestimentas, como tecidos, papéis, tintas e acessórios diversos, além de acesso a fontes de pesquisa, como livros, revistas ou internet, que ajudarão na fase inicial de pesquisa das tradições religiosas. O ambiente de sala de aula será o local principal para a condução das atividades, promovendo um espaço colaborativo e inclusivo para a produção e o desfile.

  • Tecidos, papéis e tintas para confeccionar vestimentas.
  • Acessórios diversos para caracterização das vestimentas.
  • Material de pesquisa (livros, revistas, acesso à internet).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo