Nesta atividade intitulada 'Jardim da Empatia', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de demonstrar respeito e empatia por meio de uma atividade artística e de reflexão. Através da criação de um jardim simbólico com flores de papel no pátio da escola ou na sala de aula, cada aluno expressará uma ação concreta de empatia que se compromete a praticar no seu cotidiano escolar e comunitário. A atividade começará com uma discussão em pequenos grupos, onde os estudantes trocarão ideias sobre como se pode demonstrar respeito e empatia, seguindo para a criação individual de flores que manifestem suas promessas pessoais. Após a construção das flores, cada aluno terá a chance de compartilhar com o grupo sua ação escolhida, detalhando como pretende realizá-la. Finalizando, essas flores serão 'plantadas' em um espaço visível para todos, atuando como um lembrete diário das promessas de empatia realizadas por cada um.
O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a compreensão e a prática da empatia e do respeito enquanto valores fundamentais para a convivência harmoniosa em qualquer ambiente, seja escolar ou comunitário. Pretende-se desenvolver habilidades sociais como a escuta ativa, a expressão construtiva de ideias e sentimentos, além de promover a reflexão sobre a importância de se colocar no lugar do outro e agir com consideração e bondade. Busca-se, assim, criar uma cultura de empatia na escola, que possa ser levada para outras esferas da vida dos alunos.
Essa atividade se insere no âmbito da educação socioemocional, abordando conceitos chave como empatia, respeito, convivência e ação comunitária. Além de propiciar um espaço para reflexão sobre tais valores, a atividade utiliza a arte como meio de expressão e reflexão, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos. O Jardim da Empatia torna-se um projeto tangível que reflete os valores trabalhados e serve como recordação visual das promessas de cada um, reforçando o aprendizado.
Esta atividade aplica metodologias ativas de aprendizagem, onde os alunos são os principais protagonistas de seu processo educativo. A discussão em pequenos grupos tem como objetivo estimular a troca de ideias e promover a escuta ativa. A criação das flores de papel, seguida pela sua apresentação ao grupo, serve tanto como uma forma de expressão pessoal quanto um exercício de reflexão e comprometimento com a prática de valores sociais importantes. O 'plantio' das flores no Jardim da Empatia materializa as promessas feitas, criando um espaço coletivo de memória e compromisso.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos (1 hora e 40 minutos). Na primeira sessão, ocorrerá a discussão em grupos e a escolha da ação de empatia a ser representada. Na segunda sessão, os alunos criarão as flores de papel e as apresentarão, finalizando com o 'plantio' no Jardim da Empatia.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, com foco no engajamento dos alunos e na reflexão sobre as ações de empatia escolhidas. Será dada atenção às habilidades de escuta ativa, comunicação e expressão criativa durante a discussão em grupos e a apresentação das flores. O comprometimento com a ação de empatia escolhida, demonstrado tanto na elaboração da flor quanto na apresentação, também será considerado. Exemplos de comportamentos empáticos realizados no cotidiano escolar, inspirados pelas promessas feitas, podem servir como evidências adicionais de aprendizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis como papel colorido, tesouras sem ponta, cola, marcadores e palitos de madeira para 'plantar' as flores no jardim. Além dos materiais físicos, será criado um espaço dedicado no pátio da escola ou na sala de aula para o Jardim da Empatia, garantindo que seja um local visível e acessível a todos os alunos e funcionários da escola.
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