Jardim do Amor

Desenvolvida por: Ianny … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Educação Emocional
Temática: Empatia e a Natureza

A atividade 'Jardim do Amor' pretende proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizado prática e afetiva, integrando conceitos de ciências naturais com o desenvolvimento de competências emocionais e sociais. Através da criação de um jardim simbólico, onde cada criança planta uma flor que representa o amor e a empatia, busca-se explorar a importância do cuidado e nutrição dos sentimentos tanto quanto das plantas. Os estudantes compartilharão histórias pessoais sobre demonstrações de carinho em suas famílias e aprenderão a relatar exemplos de empatia e solidariedade. Ao cuidar diariamente das plantas, os alunos refletirão sobre a importância de alimentar e cultivar valores afetivos em seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar uma experiência abrangente que une a observação científica e o desenvolvimento emocional. Através da prática de plantar e cuidar de uma flor, os alunos desenvolverão habilidades de observação e cuidado com o meio ambiente, além de internalizar a importância da empatia e cuidados nas relações pessoais e sociais. Esta atividade promove a autoconfiança dos alunos, incentivando-os a partilhar suas experiências e ouvir os outros, fortalecendo assim sua sensibilidade e compreensão emocional.

  • Fomentar o senso de responsabilidade e cuidado com os seres vivos.
  • Desenvolver a capacidade de observação e registro do crescimento das plantas.
  • Promover a empatia e o compartilhamento de experiências pessoais positivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI01: Identificar as partes das plantas, relacionando-as com suas funções vitais e a resposta dos vegetais a estímulos do ambiente.
  • EF03CI02: Identificar características dos ambientes naturais e dos locais habitados pelos homens, e suas interações.
  • EF03ER05: Compreender e respeitar diferentes formas de viver, criações culturais e maneiras de relacionar-se.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula explora a interação entre as crianças e a natureza, utilizando a prática do plantio e cuidado de flores como uma metáfora para o desenvolvimento emocional. Ao abordar a função das partes das plantas e suas necessidades básicas, a aula também convida à reflexão sobre os cuidados emocionais e a importância da empatia. O conteúdo promove a conscientização sobre a interdependência entre os seres vivos e a importância da convivência harmônica.

  • Partes das plantas e suas funções.
  • Cuidados básicos com plantas.
  • Valorização da empatia e cuidados emocionais.

Metodologia

A metodologia adotada foca na aprendizagem ativa e experiencial, através da educação emocional e do contato direto com plantas. O aprendizado será construído em torno de uma experiência concreta de plantio, onde os alunos podem aplicar o conhecimento teórico em uma atividade prática. Este método promove a discussão e troca de experiências, fortalecendo a compreensão teórica e a consciência emocional de uma maneira significativa.

  • Aprendizagem prática através do plantio de flores.
  • Discussões em grupo sobre histórias pessoais.
  • Cuidados diários com as plantas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é desenvolvido para cobrir uma carga horária de 2 horas distribuídas em duas aulas. Cada aula terá um foco específico, começando com o plantio e uma discussão inicial sobre cuidados e amor. A segunda aula será direcionada ao acompanhamento do desenvolvimento das plantas e à partilha de novas histórias que emergirem durante o processo.

  • Primeira Aula: Introdução à atividade, plantio das flores, e discussão sobre empatia.
  • Segunda Aula: Cuidados contínuos, observação do crescimento, e partilha de novas histórias.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando-se a participação ativa durante as discussões, o cuidado com sua planta ao longo do tempo, e a habilidade de relacionar experiências pessoais a conceitos mais amplos de amor e empatia. Por exemplo, um aluno pode ser avaliado positivamente por demonstrar iniciativa e cuidado nas tarefas práticas de manutenção do jardim, enquanto outro pode receber elogios por partilhar uma história que ilustra de maneira clara o conceito de empatia discutido. A avaliação também considerará a capacidade do aluno de refletir oralmente sobre a importância dos cuidados demonstrados tanto para com as plantas quanto em suas relações afetivas.

Materiais e ferramentas:

Para assegurar que a atividade ocorra de maneira eficiente e envolvente, uma gama de recursos será utilizada. Estes incluem materiais para o plantio, manuais sobre cuidados com plantas, e espaços preparados para discussões em grupo. Estes recursos não apenas facilitam a execução prática do plantio, mas também enriquecem as discussões sobre a interseção entre o cuidado ambiental e o emocional.

  • Vasos pequenos e substrato para plantio.
  • Sementes de flores variadas.
  • Literatura infantil sobre amor e cuidado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo