Raízes Negras: Cultivando História e Solidariedade

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Educação Religiosa, Ciências
Temática: Consciência Negra e Contribuições Históricas Afrodescendentes

A atividade 'Raízes Negras: Cultivando História e Solidariedade' busca integrar o conhecimento histórico-cultural e as práticas de respeito à diversidade por meio da construção de uma horta comunitária. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizarão um estudo inicial em casa, onde assistirão a vídeos e lerão sobre figuras afrodescendentes importantes que impactaram o mundo. Em sala de aula, por meio da prática, cada aluno plantará uma semente e cuidará de seu crescimento, dedicando-o a uma personalidade estudada. A horta servirá como um símbolo de respeito, colaboração e solidariedade, além de promover discussões sobre identidades, alteridades e respeito às diversas tradições religiosas. A interação com o meio ambiente e a simbologia das plantas permitem uma abordagem significativa e engajadora do conteúdo, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento de valores e habilidades sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são reconhecer e valorizar a diversidade cultural e histórica das contribuições afrodescendentes, além de desenvolver a empatia e o respeito a diferentes tradições. Por meio da prática interativa, espera-se que os alunos compreendam a importância do Dia da Consciência Negra e como as contribuições afrodescendentes podem ser vistas em variadas áreas do conhecimento humano, refletindo na construção de um ambiente social mais inclusivo.

  • Reconhecer a importância de personalidades afrodescendentes na história.
  • Desenvolver respeito e empatia por diferentes culturas e tradições.
  • Promover práticas colaborativas e solidárias em atividades de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER01: Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos.
  • EF03ER03: Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
  • EF03ER04: Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na valorização das contribuições culturais e históricas de figuras afrodescendentes e na promoção do respeito às múltiplas manifestações religiosas e culturais. Ao explorar personalidades afrodescendentes, os alunos serão motivados a entender as dificuldades e superações vividas por essas figuras históricas, além de reconhecer a importância do respeito às práticas religiosas através da analogia com o cultivo das plantas.

  • Estudo de figuras históricas afrodescendentes.
  • Valorização cultural e histórica.
  • Conceitos de respeito e diversidade religiosa.

Metodologia

A metodologia adotada será a de sala de aula invertida e aprendizagem experiencial, em que os alunos farão o estudo teórico em casa e aplicarão o conhecimento adquirido em práticas em sala. Essa abordagem visa engajar os alunos na construção de uma horta comunitária com significado histórico e cultural, promovendo o aprendizado ativo, a responsabilidade e a cooperação entre pares.

  • Estudo invertido (pesquisa prévia em casa).
  • Aprendizagem por projetos (criação da horta).
  • Trabalho colaborativo e interdisciplinar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para distribuir as atividades ao longo de 12 horas de aula, divididas em 14.4 aulas de 50 minutos cada. Esta distribuição garante tempo adequado para estudo e prática, permitindo que os alunos explorem o conteúdo teórico em casa e apliquem o conhecimento de forma significativa nas sessões práticas em sala.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação do estudo em casa.
  • Aula 2-4: Estudo das figuras afrodescendentes em casa.
  • Aula 5: Discussão em grupo sobre o material estudado.
  • Aula 6-8: Planejamento e preparação da horta.
  • Aula 9-12: Plantio e decoração da horta com significado histórico.
  • Aula 13-14: Reflexão final e avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e acontecerá em múltiplas etapas, focando no envolvimento dos alunos na atividade prática e no entendimento dos conceitos abordados. Inicialmente, será analisada a participação dos alunos nas discussões em grupo, monitorando seu envolvimento nas pesquisas domiciliares e contribuição nas atividades colaborativas. Para tal, o professor pode usar listas de verificação durante as discussões voltadas para a correlação entre as personalidades estudadas e suas representações na horta. Ao longo do projeto prático, será observada a dedicação na execução do plantio e na manutenção da horta, avaliada por meio de relatórios diários de progresso e reflexões dos alunos. No encerramento da atividade, uma avaliação escrita ou apresentação oral poderá ser realizada para que os estudantes expressem seu aprendizado e reflexão pessoal sobre a experiência, enriquecendo a análise do desenvolvimento do respeito às identidades e culturas diversas.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma variedade de recursos que garantem sua execução efetiva e engajadora. Desde materiais audiovisuais para os estudos iniciais em casa até recursos físicos para a construção da horta, cada item é selecionado para promover uma experiência educativa entrelaçada entre teoria e prática.

  • Vídeos e histórias sobre figuras afrodescendentes.
  • Materiais de jardinagem (sementes, terra, vasos, ferramentas).
  • Espaço adequado para a instalação da horta comunitária.
  • Materiais para discussões e apresentações em sala.

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