Roda de Conversa: Celebrando Juntos

Desenvolvida por: Lisete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa e Práticas Celebrativas

A atividade 'Roda de Conversa: Celebrando Juntos' tem como propósito incentivar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a compartilhar e respeitar as diversas práticas celebrativas existentes nas diferentes religiões. Antes da realização da roda de conversa em sala, os estudantes serão orientados a preparar um breve relato sobre uma celebração significativa de sua tradição religiosa ou cultura familiar, que poderá incluir descrições, histórias e a importância desta celebração em sua vida. Durante a roda de conversa, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus relatos, podendo fazer uso de fotos, objetos ou qualquer outro recurso que possa enriquecer sua apresentação. Esta metodologia ativa de Sala de Aula Invertida favorecerá a participação ativa dos alunos, estimulando a pesquisa, a preparação prévia e a colaboração, e promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso. O objetivo é criar um espaço de troca e aprendizado mútuo, onde as semelhanças e diferenças entre as celebrações religiosas possam ser apreciadas, compreendendo a riqueza cultural e emocional que cada prática carrega consigo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver o respeito e compreensão entre os alunos sobre as várias tradições e práticas religiosas, utilizando a partilha de experiências como ferramentas para o aprendizado sobre diversidade e inclusão. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a importância de respeitar as diferentes práticas e crenças religiosas e compreender que, apesar das diferenças, existem muitas semelhanças emocionais e culturais nas formas como as pessoas celebram suas crenças. Além disso, com a abordagem da Sala de Aula Invertida, fomentar-se-á a autonomia do estudante, sua capacidade de pesquisa e apresentação e o desenvolvimento de habilidades sociais como a escuta ativa e a empatia.

  • Promover a compreensão e o respeito pela diversidade religiosa.
  • Desenvolver habilidades sociais através da partilha e escuta ativa.
  • Estimular a preparação prévia e a pesquisa individual dos alunos.
  • Fomentar a empatia ao reconhecer semelhanças emocionais e culturais nas práticas celebrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER01: Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos.
  • EF03ER02: Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas.

Conteúdo Programático

A atividade se enquadra na temática de ensino religioso, visando abordar a diversidade das tradições religiosas e suas práticas celebrativas. A proposta didática busca engajar os alunos em um processo de aprendizagem que valoriza suas experiências pessoais e familiares, contribuindo para um entendimento rico e respeitoso das várias expressões de fé e de celebração presentes em nossa sociedade.

  • Diversidade religiosa
  • Práticas celebrativas nas diversas tradições
  • Respeito às diferentes crenças e práticas

Metodologia

Para a implementação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão previamente instruídos a realizar uma pesquisa sobre uma celebração religiosa significativa para eles ou suas famílias. Este preparo inicial proporcionará uma base sólida para que, durante a roda de conversa, os estudantes possam compartilhar suas experiências de forma enriquecedora. A participação ativa e a escuta atenta serão elementos chave nesta abordagem, permitindo que o aprendizado ocorra de maneira colaborativa e significativa.

  • Preparação individual prévia sobre uma celebração religiosa
  • Roda de conversa para compartilhamento das experiências
  • Uso de recursos visuais e objetos para enriquecer apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um encontro de 60 minutos, dividido em dois segmentos. O primeiro, com duração de 30 minutos, será dedicado ao compartilhamento das experiências dos alunos. No segundo segmento, também de 30 minutos, haverá uma discussão guiada para promover a reflexão sobre as aprendizagens do dia.

  • Aula 1: Preparação e compartilhamento de experiências (30 minutos)
  • Aula 2: Reflexão e discussão (30 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, no envolvimento na preparação da apresentação e na qualidade da contribuição para as discussões. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de demonstrar empatia, escuta ativa e respeito pelas diferenças religiosas. A qualidade das apresentações, incluindo clareza, preparação e uso de recursos visuais, também será considerada. Exemplos de comportamentos e contribuições positivas durante a roda de conversa serão destacados como parte do feedback aos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário disponibilizar um espaço adequado que favoreça a roda de conversa, além de equipamentos para a apresentação de fotos e objetos que os alunos possam trazer. Materiais como papel, canetas e outros recursos de escritório também serão úteis para anotações durante a preparação e a discussão.

  • Espaço físico adequado para uma roda de conversa
  • Equipamentos para visualização de fotos e apresentação de objetos
  • Materiais de escritório para anotações e preparação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo