Roda de Conversa: Contos e Emoções

Desenvolvida por: Lais M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Emoções e Tradições Culturais

A atividade 'Roda de Conversa: Contos e Emoções' destina-se a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, explorando emoções através de um conto tradicional. Após a leitura do conto, que aborda várias emoções e tradições religiosas, os alunos participarão de uma roda de conversa. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de expressar e discutir suas experiências pessoais e relacioná-las às emoções presentes no conto. A atividade visa promover o respeito e a compreensão das diferentes práticas celebrativas culturais e religiosas, incentivando o diálogo e a expressão emocional de forma respeitosa. Este exercício não só apoia o desenvolvimento emocional e social das crianças, mas também proporciona uma plataforma para a integração de diferentes conhecimentos culturais e religiosos, respeitando a diversidade e fomentando a curiosidade natural das crianças sobre outras tradições.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é facilitar a identificação e o respeito por práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Os alunos serão incentivados a conectar suas experiências emocionais ao conteúdo do conto, promovendo uma maior compreensão dos aspectos culturais e emocionais das narrativas religiosas. Ao final da atividade, os alunos devem ser capazes de expressar suas emoções de forma clara e respeitosa, relacionando-as às tradições culturais representadas no conto, respeitando a diversidade dentro e fora do ambiente escolar.

  • Identificar e respeitar as práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.
  • Expressar e discutir emoções pessoais relacionadas ao conteúdo do conto.
  • Promover o respeito e compreensão das práticas culturais e religiosas diversas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER03: Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
  • EF03ER04: Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o conteúdo programático é delineado para tocar aspectos emocionais e culturais na prática do ensino religioso. Os alunos terão contato com um conto tradicional escolhido especificamente para representar diferentes emoções e práticas religiosas. A narrativa servirá de base para discussões sobre empatia, respeito e diversidade cultural. Ao ouvir e refletir sobre o conto, os estudantes serão orientados a conectar suas próprias experiências emocionais ao tema abordado, permitindo uma exploração mais profunda do currículo religiosamente orientado e emocionalmente relevante da atividade.

  • Leitura e escuta de conto tradicional.
  • Identificação de emoções no conto.
  • Discussões sobre práticas culturais e religiosas.
  • Expressão de experiências emocionais pessoais.

Metodologia

A metodologia inclui a leitura participativa de um conto seguido de uma roda de conversa estruturada. A leitura será feita de forma expositiva, permitindo que as crianças absorvam o conteúdo emocional e narrativo. O ambiente de roda de conversa incentivará os alunos a expressar suas emoções e reflexões sobre a história ouvida, promovendo a comunicação eficaz, respeito mútuo e autoconhecimento. Essa abordagem pedagógica está em acordo com a metodologia ativa, na qual os alunos são incentivados a serem protagonistas no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais importantes.

  • Leitura expositiva de conto.
  • Roda de conversa para discussão de emoções.
  • Exploração de práticas celebrativas através de narrativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em etapas claras para maximizar o envolvimento dos alunos e facilitar a compreensão e participação. O professor introduzirá a aula com uma breve contextualização do conto a ser lido. Em seguida, procederá com a leitura expositiva, que deverá durar cerca de 20 minutos. Após a leitura, será conduzida uma roda de conversa, proporcionando um espaço seguro e aberto para os alunos compartilharem suas reflexões, emoções e compreensões sobre a narrativa e suas práticas religiosas associadas. Essa estrutura garantirá que os alunos tenham tempo adequado para reflexão e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e leitura do conto (20 minutos).
  • Momento 1: Acolhimento e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula acolhendo os alunos de maneira calorosa e amigável. Explique brevemente o objetivo da atividade: explorar emoções através de um conto tradicional, fortalecendo o respeito pelas diferentes tradições religiosas e culturais. É importante que você faça perguntas simples para verificar o que os alunos já sabem sobre emoções e tradições religiosas. Incentive-os a compartilhar o que conhecem de casa ou de suas experiências pessoais.

    Momento 2: Preparação para a Leitura (Estimativa: 5 minutos)
    Com os alunos em círculo e devidamente acomodados em cadeiras ou almofadas, apresente o conto que será lido. Mostre a capa do livro ou o material impresso. É importante que você introduza brevemente os personagens principais e o contexto cultural ou religioso do conto, estimulando a curiosidade dos alunos. Pergunte o que eles acham que o conto poderá abordar em termos de emoções e práticas culturais.

    Momento 3: Leitura Expositiva do Conto (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a leitura expositiva do conto com entonação e expressividade adequadas, garantindo que todos os alunos possam ouvir claramente. Durante a leitura, faça pausas estratégicas para verificar se os alunos estão entendendo a história e as emoções expressas. Pergunte, por exemplo, Como vocês acham que o personagem está se sentindo agora? ou Por que vocês acham que ele reagiu dessa forma?. Permita que eles expressem suas ideias e busquem relacionar com situações pessoais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, mesmo que não haja condições específicas nesta turma, esteja atento a diferentes formas de expressão. Incentive a participação dos mais tímidos com perguntas diretas mas amigáveis. Use quadros de apoio visual para ajudar na compreensão dos conteúdos lidos, especialmente para aqueles que possam ter dificuldades de atenção ou compreensão auditiva. Mantenha a linguagem clara e seja flexível quanto à forma que os alunos escolhem responder, seja verbal ou através de gestos.

  • Aula 1: Roda de conversa sobre emoções e práticas religiosas (40 minutos).
  • Momento 1: Iniciação para a Roda de Conversa (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a atividade organizando os alunos em um círculo, utilizando cadeiras ou almofadas. Explique brevemente sobre a importância da roda de conversa, destacando o respeito e a escuta ativa. Reforce que este é um espaço seguro para o compartilhamento de ideias e sentimentos e que todos terão a chance de falar.

    Momento 2: Discussão do Conto e Identificação de Emoções (Estimativa: 15 minutos)
    Relembre com os alunos o conto lido na aula anterior, perguntando-lhes sobre as diferentes emoções que os personagens apresentaram. Incentive-os a identificar momentos específicos do conto que evocaram emoções como alegria, medo, tristeza ou surpresa. Peça aos alunos que compartilhem suas observações e sentimentos relacionados ao conto, incentivando a expressão pessoal. É importante que você escute atentamente as respostas e as valide, incentivando um ambiente de acolhimento. Pergunte, por exemplo, 'Quem se sentiu feliz quando...?' ou 'Vocês já sentiram isso antes?'.

    Momento 3: Relato de Emoções Pessoais e Conexões Culturais (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos compartilhem experiências pessoais que se relacionam com as emoções discutidas. Oriente o diálogo para que incluam práticas culturais ou religiosas que conheçam ou vivam em suas famílias, conectando essas práticas com as emoções discutidas. Incentive os alunos a respeitarem as experiências dos colegas, fazendo perguntas apenas se for para entender melhor o que foi compartilhado. Mostre interesse e reforce a validade e a importância de cada contribuição pessoal.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a roda de conversa agradecendo a todos por suas contribuições. Destaque a importância de reconhecer e compreender as diferentes emoções e tradições. Peça aos alunos que pensem em como podem aplicar o que aprenderam sobre emoções e respeito às diferenças em suas vidas cotidianas. Reforce os conceitos principais abordados e ofereça um momento para perguntas finais ou reflexões adicionais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, enfatize a utilização de diferentes formas de expressão durante a roda de conversa. Permita o uso de sinais ou desenhos para aqueles que preferirem não falar verbalmente. Incentive interações respeitosas e assistidas para alunos que possam ser mais tímidos ou tenham dificuldade em se expressar. Esteja atento a sinais não-verbais que indiquem desconforto e ajuste a dinâmica conforme necessário. Mantenha disponível uma variedade de recursos visuais que possam ajudar na expressão de ideias e emoções.

Avaliação

A avaliação desta atividade será predominantemente formativa, focando em observar e apoiar a participação dos alunos durante a roda de conversa. Exemplos de metodologia avaliativa incluiriam a observação das interações verbais entre os alunos e o uso de um diário reflexivo no qual os alunos poderão anotar suas emoções e suas percepções sobre as práticas culturais discutidas. O objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de expressar suas emoções, assim como seu respeito e compreensão por práticas religiosas diferentes das suas. Critérios de avaliação incluirão a participação ativa, a capacidade de se comunicar de forma respeitosa e a demonstração de empatia ao ouvir os colegas.

  • Observação da participação na roda de conversa.
  • Diário reflexivo sobre emoções e práticas culturais.
  • Avaliação das interações interpessoais durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis para esta atividade não incluem o uso de tecnologia digital, promovendo o foco no desenvolvimento das habilidades interpessoais e emocionais. Materiais impressos como o texto do conto, gráficos ou quadros de apoio visual para ajudar na contextualização cultural são fundamentais. Recursos adicionais como almofadas ou disposição em círculo das cadeiras facilitarão a roda de conversa, criando um espaço acolhedor e propício para a troca e a escuta.

  • Texto impresso do conto tradicional.
  • Gráficos ou quadros de apoio visual.
  • Cadeiras ou almofadas para roda de conversa.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço que os professores dedicam para garantir que todas as aulas sejam inclusivas e acessíveis. No entanto, é crucial garantir que a inclusão e a acessibilidade sejam adequadamente atendidas, de forma a facilitar o envolvimento de todos os alunos. Enquanto não há alunos com condições específicas, a organização do espaço deve permitir conforto e acesso fácil para todos, além de criar um ambiente inclusivo. Estratégias de inclusão podem incluir o uso de linguagem clara e acessível e o convite de todos os alunos a participarem e contribuírem com suas perspectivas, assegurando que cada voz seja ouvida. A integração de diferentes culturas nas discussões também complementa as dinâmicas do grupo, aumentando a representatividade e promovendo o respeito às diferenças.

  • Organização do ambiente físico acessível e confortável.
  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Incentivo para a participação de todos os alunos nas discussões.

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