Totens pelo Mundo

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Culturas Mundiais

Nesta atividade, os alunos serão transportados em uma viagem cultural através da história e significado dos totems em diferentes culturas ao redor do mundo. Com a utilização de mapas, imagens e pequenos textos informativos, irão explorar a importância dos totems nas culturas da América do Norte, África, Ásia e Oceania, compreendendo suas funções sociais, religiosas e artísticas. Cada aluno terá a oportunidade de escolher um totem que mais lhe chamou a atenção durante a exploração e realizar uma breve pesquisa sobre ele. Com base na sua pesquisa, os alunos serão incentivados a compartilhar suas descobertas com a turma, praticando a habilidade de falar em público e promovendo a troca de conhecimentos entre os colegas. Esta atividade visa desenvolver competências interculturais, bem como habilidades de pesquisa e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é promover o conhecimento sobre a diversidade cultural existente no mundo por meio do estudo dos totems, destacando suas significâncias em diferentes sociedades. Busca-se desenvolver a capacidade de pesquisa e síntese de informações dos alunos, além de aprimorar suas habilidades de comunicação ao apresentar suas descobertas. Será também uma oportunidade para os estudantes exercitarem o respeito pelas diversas culturas e o apreço pela história e artes visuais globais. Além disso, objetiva-se estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, essenciais para o aprendizado continuado e a compreensão intercultural.

  • Explorar a importância e os significados de totems em diferentes culturas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações
  • Aprimorar a capacidade de comunicação e apresentação em público
  • Promover o respeito e a apreciação pela diversidade cultural
  • Estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF04HI01) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização social e política dos diferentes grupos, ao longo do tempo
  • (EF04HI02) Identificar os significados de símbolos e marcas das diversas manifestações culturais e religiosas dos grupos que contribuem para a formação do povo brasileiro
  • (EF04HI03) Comparar o modo de vida de diferentes grupos, em diferentes tempos e espaços, considerando aspectos como trabalho, organização social e política, arte, cultura e conhecimentos
  • (EF04GE07) Localizar os grandes círculos da Terra e os pontos cardeais e colaterais, utilizando bússola ou outros recursos de orientação
  • (EF04GE08) Identificar os elementos que compõem paisagens naturais e culturais e reconhecer sua importância para a identidade dos diferentes grupos humanos e dos povos

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará, de forma interativa e dinâmica, a importância dos totems como elementos fundamentais na expressão cultural, social e religiosa de diversas sociedades ao redor do mundo. Os alunos terão a oportunidade de viajar virtualmente por diferentes continentes, explorando os simbolismos, as tradições e as histórias que circundam estas fascinantes obras de arte. O conteúdo será apresentado de maneira que os estudantes possam conectar os conceitos aprendidos com a realidade das comunidades estudadas, promovendo um entendimento mais profundo da diversidade cultural global.

  • Definição e importância histórica dos totems
  • Totems na América do Norte, África, Ásia e Oceania
  • Simbologia e funcionalidades dos totems nas diferentes culturas
  • O processo de escolha e pesquisa sobre um totem específico
  • Prática de apresentação oral das descobertas

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do processo educacional. Eles serão encorajados a explorar mapas, imagens e textos para descobrir sobre os totems, guiados por perguntas que estimulem a curiosidade e a investigação. Após a fase inicial de exploração, os alunos realizarão pesquisas individuais sobre um totem de escolha própria, culminando na elaboração de uma breve apresentação para a turma. Esta estratégia promove a interatividade, a colaboração e a comunicação, fundamentais para um aprendizado significativo.

  • Uso de mapas, imagens e textos para exploração inicial
  • Pesquisa individual sobre um totem escolhido
  • Elaboração de uma apresentação sobre o totem pesquisado
  • Compartilhamento das descobertas com a turma
  • Debate e discussão em grupo sobre as diversidades culturais apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve introdução sobre o tema e a importância dos totems nas diversas culturas. Em seguida, os alunos explorarão, por aproximadamente 20 minutos, os materiais disponibilizados (mapas, imagens e textos). O tempo restante será dedicado à pesquisa individual e à preparação das apresentações que serão compartilhadas em uma sessão posterior.

  • Aula 1: Introdução, exploração de materiais e início da pesquisa individual - 60 minutos

Avaliação

A avaliação será qualitativa e baseada na participação, engajamento e na qualidade das apresentações dos alunos. Será avaliada a habilidade de pesquisa, a capacidade de síntese e clareza na comunicação das informações sobre o totem escolhido. Também se considerará a criatividade e originalidade nas apresentações, bem como a disposição para ouvir e interagir com os colegas durante as discussões. Será dada especial atenção ao respeito e interesse demonstrado pelas culturas exploradas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos diversos, incluindo acesso à internet para pesquisa, computador ou tablet para apresentações, mapas físicos ou digitais, imagens detalhadas de totems de diferentes culturas e textos informativos. Também poderão ser utilizados materiais de artes para criação de representações visuais pelos alunos, proporcionando uma experiência mais prática e interativa.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computador ou tablet
  • Mapas físicos ou digitais
  • Imagens de totems de várias culturas
  • Textos informativos sobre totems
  • Materiais de arte (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo