Contadores de Histórias por um Dia

Desenvolvida por: Geanne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Preservação Cultural através da Tradição Oral

A atividade 'Contadores de Histórias por um Dia' visa engajar os alunos do 5º ano em uma prática cultural rica e significativa, onde, inspirados por figuras históricas ou míticas de diferentes culturas, vestem-se e atuam como contadores de histórias. Cada aluno é incentivado a escolher ou inventar uma história com elementos culturais, relatos de valores humanos ou tradições religiosas, adaptando essas narrativas em apresentações orais para a turma. Este exercício não só celebra a diversidade cultural e a riqueza da narração oral como um meio de transmissão de conhecimento, mas também pretende desenvolver habilidades criativas, de expressão oral e um forte senso de empatia e respeito à pluralidade religiosa e cultural. Além disso, a atividade proporciona um ambiente colaborativo e de aprendizagem mútua, onde os alunos também podem aprender a escutar e apreciar as narrativas dos colegas, promovendo a inclusão e a diversidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para essa atividade estão focados no reconhecimento da tradição oral como uma ferramenta poderosa de preservação cultural e transmissão de valores. Através de contar histórias, os alunos desenvolvem não apenas habilidades de comunicação e expressão oral, mas também adquirem um melhor entendimento das culturas e tradições, promovendo a interculturalidade e o respeito à diversidade. A atividade é desenhada para fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico, através da análise dos temas e valores centrais nas narrativas compartilhadas. O exercício de ouvir e contar histórias permite que os alunos explorem diferentes padrões de narrativas, comparando-os às suas próprias experiências culturais e religiosas, o que enriquece seu conhecimento de mundo e aprofunda seu entendimento das emoções e valores humanos fundamentais.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral e narrativa.
  • Fomentar a apreciação da diversidade cultural e religiosa.
  • Estimular o pensamento crítico e a análise de valores nas narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05ER04: Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
  • EF05ER06: Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
  • EF05ER07: Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a imersão dos alunos no estudo e na prática da tradição oral através da narração de histórias. Será abordada a história e importância cultural da tradição oral em diferentes sociedades, destacando suas funções como preservação de memórias e transmissão de valores religiosos e morais. Os alunos também explorarão figuras históricas e míticas de diversas culturas que atuaram como contadores de histórias, tais como os griots africanos, os bardos celtas, e os narradores das antigas civilizações orientais. As atividades práticas incluirão a preparação e apresentação de narrativas orais, incentivando os estudantes a trazerem elementos de suas próprias culturas e experiências de vida para enriquecer suas apresentações.

  • Origem e papel da tradição oral em diferentes culturas.
  • Exemplos de figuras históricas como contadores de histórias.
  • Análise da narrativa oral como veículo de valores e memórias culturais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade tem como cerne o uso de narrativas orais, aliando práticas de dramatização e expressão cênica para envolver os alunos. A atividade se fundamenta na aprendizagem ativa, onde os alunos são colocados no centro do processo educativo, assumindo papéis de protagonismo ao construir e apresentar suas histórias. Os recursos multimídia e visuais serão adaptados para incluir todos os alunos, considerando a diversidade da turma. O uso de recursos audiovisuais complementa as apresentações orais, enriquecendo a experiência e facilitando a compreensão de alunos com barreiras linguísticas. Os alunos trabalharão tanto individualmente na preparação de suas histórias quanto coletivamente na apreciação e discussão dos temas abordados nas narrativas dos colegas.

  • Dramatização e expressão cênica como estratégias de ensino.
  • Aprendizagem ativa e centrada nos alunos.
  • Uso de recursos audiovisuais para apoio à narrativa oral.
  • Trabalho individual e colaborativo entre estudantes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em uma aula de 60 minutos, permitindo que os alunos vivenciem intensamente o papel de contadores de histórias. Na primeira parte da aula, serão introduzidas as origens e importâncias da tradição oral em diferentes culturas, com exemplos de figuras históricas que exerceram esse papel. Em seguida, os alunos terão tempo para preparar suas próprias histórias, incorporando elementos culturais ou valores pessoais que considerarem importantes. Na segunda parte, cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua narração ao restante da turma, seguido de um momento de reflexão e discussão sobre as diferentes visões e valores apresentados.

  • Aula 1: Introdução à tradição oral, preparação e apresentação das narrativas.
  • Momento 1: Introdução à Tradição Oral (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula introduzindo o conceito de tradição oral. Explique como a história e valores culturais foram transmitidos de geração em geração através da oralidade nas diversas culturas. Use recursos audiovisuais, como um vídeo curto que mostra contadores de histórias em diferentes culturas, para ilustrar o conceito. Estimule os alunos a compartilhar rapidamente o que sabem ou ouviram sobre contação de histórias em suas próprias famílias ou comunidades.

    Momento 2: Escolha e Preparo das Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que escolham uma história para narrar. Eles podem criar suas próprias histórias ou adaptar uma existente. Forneça exemplos de temas, como valores humanos ou tradições religiosas, que eles podem explorar. Divida os alunos em duplas ou pequenos grupos e permita que eles discutam suas escolhas. Caminhe pela sala para oferecer orientação ou sugestões enquanto observam suas discussões.

    Momento 3: Desenvolvimento da Expressão Oral e Dramatização (Estimativa: 15 minutos)
    Orientar os alunos a trabalharem nas suas apresentações, enfatizando aspectos de expressão vocal e corporal, uso de adereços e pertinência cultural. Forneça dicas sobre como tornar a apresentação envolvente e clara. Incentive os alunos a praticarem suas performances com seus pares para proporcionar feedback mútuo.

    Momento 4: Apresentação e Feedback Grupado (Estimativa: 10 minutos)
    Organize o espaço da sala para que os alunos possam apresentar suas narrativas para o resto da turma. Após cada apresentação, abra para comentários construtivos dos colegas, com enfoque no que foi eficaz na narrativa e no que poderia ser melhorado. Proporcione também um feedback geral, destacando o aspecto cultural e a expressão criativa nas histórias apresentadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, organize intérpretes de LIBRAS para facilitar a compreensão tanto durante o vídeo quanto nas apresentações. Certifique-se de que os materiais visuais sejam claros e legíveis. Para os alunos imigrantes com barreiras linguísticas, incentive pares de trabalho colaborativo para auxiliar na compreensão do idioma. Utilize recursos visuais e exemplos simples para assegurar que todos entendam os conceitos. É importante que todos sintam-se parte do processo, e os alunos que enfrentam barreiras sejam encorajados a contribuir com suas perspectivas culturais únicas. Assim, você estará promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e enriquecedor.

Avaliação

O processo avaliativo dessa atividade incorporará diferentes métodos para garantir uma apreciação ampla e individualizada do desenvolvimento dos alunos. A avaliação pode incluir observação direta das apresentações, com foco na comunicação oral, criatividade e expressão cênica de cada aluno. Critérios específicos como clareza, coesão da narrativa e capacidade de envolver a audiência também serão considerados. Uma abordagem formativa será adotada, onde o feedback construtivo será fornecido aos alunos, destacando pontos fortes e sugestões para aprimoramento. Para atender às necessidades específicas dos alunos, adaptações nos critérios de avaliação serão realizadas, utilizando uma escala de avaliação visual para facilitar a compreensão de alunos com barreiras linguísticas.

  • Observação direta das apresentações orais.
  • Critérios de clareza, coesão e envolvimento do público.
  • Feedback formativo e adaptado às necessidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais audiovisuais, como vídeos curtos sobre diferentes contadores de histórias e exemplos de narrativas orais de diversas culturas. Recortes e imagens de suporte visual contribuem para contextualizar as histórias e facilitar a compreensão de todos os alunos. Itens de vestuário e adereços simples ajudarão os alunos a se caracterizarem como contadores de histórias. Recursos didáticos adicionais, como vídeos ou aplicativos com suporte em Libras, proporcionarão suporte adicional para alunos com deficiência auditiva.

  • Vídeos sobre contadores de histórias em diferentes culturas.
  • Imagens e recursos visuais de apoio às narrativas.
  • Adereços e vestimentas para caracterização.
  • Recursos audiovisuais com suporte em Libras.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o ensino muitas vezes pode exigir esforços adicionais dos professores para garantir que todos os alunos estejam incluídos e prontos para aprender. No entanto, encontrar formas eficazes de incluir e atender as necessidades diversas em sala de aula não deve ser um fardo oneroso ou caro. Para alunos com deficiência auditiva, a utilização de intérprete de LIBRAS e recursos visuais serão fundamentais para garantir acessibilidade. A preparação das histórias pode ser apoiada pelo uso de software de transcrição automática para facilitar a elaboração dos textos em Libras. No caso de alunos imigrantes com barreiras linguísticas, o processo será enriquecido com o uso de imagens e demonstrações práticas que transcendem a barreira da língua, além de facilitação por meio de peer support, onde um colega mais fluente pode auxiliar na compreensão. A distinção entre histórias faladas e escritas poderá ser abordada com o auxílio de legendagem em vídeos curtos. Essas estratégias colaboram para um ambiente de aprendizagem inclusivo, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento de competências essenciais e o respeito mútuo entre todos os alunos.

  • Intérprete de LIBRAS para apoio aos alunos com deficiência auditiva.
  • Uso de software de transcrição para apoio na elaboração de histórias.
  • Imagens e demonstrações práticas para alunos com barreiras linguísticas.
  • Suporte entre colegas para facilitar a compreensão linguística.
  • Legendagem em vídeos como apoio ao entendimento.

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