Contadores de Histórias: Preservando Memórias

Desenvolvida por: Joelso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Parábolas

A atividade 'Contadores de Histórias: Preservando Memórias' tem como objetivo principal engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na prática da tradição oral através da leitura e recontagem de uma parábola. Durante a atividade, os alunos ouvirão a leitura de uma parábola feita por um 'ancião', que pode ser representado por um professor ou membro da comunidade escolar, mostrando a importância dos sábios e anciãos na comunicação de valores e tradições culturais. Após ouvirem a parábola, os alunos serão incentivados a recontá-la utilizando sua própria linguagem e entendimento, o que permitirá desenvolver habilidades de comunicação, interpretação crítica e expressão verbal. Ao promover esta atividade, espera-se que os alunos reconheçam a tradição oral como um recurso vital para a preservação da memória e dos acontecimentos históricos e culturais, além de valorizar a diversidade cultural e religiosa. A atividade também promove o respeito pelas diferentes culturas, contribuindo para um ambiente inclusivo e sensível às questões de justiça e igualdade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão centrados na valorização e preservação das tradições orais e culturais por meio da prática de escuta e recontagem de histórias. Os alunos desenvolverão suas habilidades de compreensão e expressão oral, reconhecendo a tradição oral como um rico patrimônio cultural. Além disso, ao interagir com uma parábola, os alunos serão incentivados a refletir sobre os ensinamentos morais e éticos presentes nas narrativas, estimulando um pensamento crítico e sensível. A atividade visa também o fortalecimento de competências sociais, como responsabilidade e colaboração, ao trabalhar coletivamente e respeitar a diversidade das interpretações individuais.

  • Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e interpretação de textos orais.
  • Valorizar o papel dos anciãos e sábios na transmissão de conhecimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05ER01: Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
  • EF05ER04: Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
  • EF05ER06: Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é direcionado para a exploração das parábolas como forma de comunicação de valores éticos e culturais. Através da narrativa e do processo de recontagem, os alunos irão trabalhar a interpretação e o significado das mensagens contidas nas histórias tradicionais. As parábolas escolhidas serão aquelas que promovem reflexões sobre aspectos éticos e culturais, permitindo a análise de valores relevantes em distintas tradições religiosas. Além disso, os alunos serão expostos a técnicas de narrativa oral, incentivando o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e escuta. Este contexto programático tem como objetivo conectar os alunos às suas raízes culturais, promovendo o entendimento e o respeito pela diversidade.

  • Análise de parábolas e suas mensagens culturais e éticas.
  • Técnicas de narrativa e recontagem oral.
  • Valorização da diversidade cultural e religiosa através da tradição oral.

Metodologia

A metodologia para esta atividade se baseia em uma abordagem interativa e participativa, centrada na escuta ativa, discussão em grupo e recontagem de histórias. Os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades verbais e de expressão criativa através do recontar das parábolas. Inicialmente, a leitura de uma parábola feita por um 'ancião' servirá como ponto de partida para a atividade. Em seguida, os alunos discutirão em grupos pequenos a mensagem e os ensinamentos da história, antes de recontá-la para a turma de uma maneira que reflita sua compreensão e criatividade. Esta abordagem visa não somente promover a habilidade de comunicação dos alunos, mas também encorajá-los a respeitar diferentes perspectivas e maneiras de interpretar a tradição oral.

  • Leitura de parábola por um membro da comunidade escolar.
  • Discussão em grupos sobre a mensagem da parábola.
  • Recontagem da história destacando a criatividade individual dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, planejada de forma a permitir uma imersão completa dos alunos no processo de aprendizagem. A primeira parte da aula será dedicada à audição da parábola, lida por um membro da comunidade escolar, para captar a essência e a riqueza da tradição oral. Em seguida, os alunos participarão de uma breve discussão em pequenos grupos para debaterem suas percepções e interpretações. A aula culminará na apresentação dos alunos, que recontarão a parábola, incentivando a expressão criativa e a interação entre pares. Este cronograma visa proporcionar tempo suficiente para que os alunos assimilem e experimentem as etapas do processo de ensino proposto.

  • Aula 1: Introdução à atividade e leitura da parábola, seguida por discussão em grupos e recontagem pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Dê as boas-vindas aos alunos e introduza a atividade 'Contadores de Histórias: Preservando Memórias'. Explique o objetivo de resgatar a tradição oral e a importância dos anciãos na transmissão de conhecimentos. Diga aos alunos que eles ouvirão uma parábola e, em seguida, terão a oportunidade de recontá-la. Certifique-se de que todos compreendam o objetivo da atividade. Nenhuma avaliação formal neste momento, mas observe se os alunos estão engajados e compreendendo o propósito.

    Momento 2: Leitura da Parábola (Estimativa: 15 minutos)
    Convide um 'ancião' da comunidade escolar a ler a parábola. Certifique-se de que todas as crianças possam ouvir bem e incentive-as a prestar atenção nos detalhes da história. Diga-lhes para pensarem sobre a mensagem que a parábola transmite. Observe o interesse e a concentração dos alunos durante a leitura. Intervenha se notar alguma distração significativa.

    Momento 3: Discussão em Grupos sobre a Mensagem da Parábola (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam as principais ideias e mensagens da parábola. Oriente os alunos a ouvir e respeitar a opinião dos colegas, promovendo um ambiente acolhedor para as diferentes interpretações. Passe de grupo em grupo, fazendo perguntas que ajudem a aprofundar a compreensão, como O que vocês acham que essa parábola nos ensina? Avalie a participação e a capacidade crítica dos alunos por meio de observação direta.

    Momento 4: Recontagem Criativa da História (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que recontam a parábola, desta vez, utilizando suas próprias palavras. Eles podem fazer isso em duplas ou em trios, enfatizando sua criatividade. Incentive-os a imaginar um cenário ou personagens adicionais que possam enriquecer o relato. Observe como os alunos estruturam suas narrativas e se conseguem transmitir a mensagem principal. Considere intervenções encorajadoras que motivem aqueles que estão mais hesitantes.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna novamente toda a turma e peça que cada grupo compartilhe brevemente sua recontagem e o que aprenderam sobre a tradição oral. Faça uma síntese dos pontos discutidos e reforce a importância de respeitar e valorizar as diferentes culturas e tradições. Encerre a aula destacando como esses valores podem ser aplicados no cotidiano dos alunos. A avaliação aqui é feita através da participação e engajamento na partilha de ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno demonstre necessidade de apoio adicional, como auxílio na recontagem devido a dificuldades de fala ou timidez, incentive a inclusão ao permitir que ele trabalhe em parceria com um colega que possa oferecer suporte. Crie um ambiente onde os alunos sintam-se seguros para expressar dificuldades e, se possível, use cenários visuais para ajudar na compreensão dos conteúdos apresentados. O uso de recursos multimídia, como imagens ou áudios adicionais, pode auxiliar alunos com diferentes estilos de aprendizagem a acompanhar a atividade mais eficazmente. É importante fornecer flexibilidade nos grupos para que os alunos se sintam à vontade e participar das discussões de forma construtiva e respeitosa com todos.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem, serão utilizadas abordagens diversificadas que permitem um feedback formativo e adaptativo, garantindo o desenvolvimento das competências previstas. Primeiramente, os alunos serão avaliados através da observação direta durante a recontagem da parábola, focando em sua criatividade, clareza de expressão e compreensão da mensagem. Os critérios incluem a capacidade de resumir a história com precisão, engajamento na atividade, e respeito pelas interpretações dos colegas. Em segundo lugar, haverá um breve questionário reflexivo no final da atividade, no qual os alunos poderão expressar seus insights e aprendizados. A avaliação formativa será utilizada para oferecer feedback construtivo, destacando áreas de sucesso e potencializando áreas de melhoria, além de incentivar a autocrítica e reflexão contínua. A flexibilidade nos critérios permite adaptá-los às necessidades individuais, garantindo uma experiência de aprendizagem inclusiva e personalizada.

  • Observação direta durante a recontagem.
  • Questionário reflexivo sobre a experiência de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos que estimulem a criatividade e a interação social, respeitando a valorização da tradição oral. A escolha cuidadosa dos materiais visa proporcionar um ambiente acolhedor e focado na aprendizagem significativa, sem exigir investimentos financeiros elevados. Entre os recursos necessários estão: uma cópia escrita da parábola para leitura, espaço para discussão em grupo, e material de escrita para registro das ideias. Caso necessário, materiais visuais (como um quadro branco ou papelógrafos) podem ser empregados para facilitar a apresentação das ideias dos grupos. A atividade é projetada de forma a incentivar o uso de recursos facilmente acessíveis e sustentáveis, assegurando um aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Cópia da parábola para leitura.
  • Espaço para discussão e apresentação.
  • Material de escrita para registro de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância de promover um ambiente educacional inclusivo, e apreciamos o esforço dos professores em buscar estratégias que garantam a equidade e acessibilidade para todos os alunos. Para essa atividade, sugerimos adaptações simples que, embora não sejam necessárias devido à ausência de condições específicas na turma, podem servir para aumentar a participação efetiva e o envolvimento dos alunos de maneira geral. Estratégias como a disposição em círculo para facilitar a visualização e o diálogo, o uso de imagens para complementar o entendimento da parábola e a abertura para que os alunos escolham o idioma ou a linguagem em que se sintam mais confortáveis para recontar a história são exemplos práticos. Também incentivamos a criação de um ambiente de respeito e apoio mútuo, onde as diferenças sejam celebradas e acolhidas como partes essenciais da aprendizagem coletiva.

  • Disposição do espaço em círculo para facilitar a socialização.
  • Uso de imagens como suporte visual para compreensão.
  • Abertura para recontagem nos idiomas preferidos dos alunos.

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