Mapa das Memórias Sagradas

Desenvolvida por: Glissi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Tradições Orais e Culturas pelo Mundo

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade cultural e religiosa do mundo ou de uma região específica, como o Brasil, através da criação colaborativa de um mapa no chão da sala de aula ou no pátio da escola. Utilizando fita adesiva e papéis coloridos, entre outros materiais, os estudantes representarão diferentes culturas e suas tradições religiosas, focando especialmente na tradição oral, que inclui festas, rituais, mitos e outras expressões culturais. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos discutirão as descobertas feitas durante o processo de construção do mapa e refletirão sobre a importância dessas tradições orais na preservação da memória e identidade de povos e culturas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das diversas expressões culturais e religiosas existentes ao redor do mundo, com ênfase especial nas tradições orais. Ao explorarem diferentes culturas, os estudantes desenvolverão respeito e apreço pela diversidade, reconhecendo a importância de preservar memórias e acontecimentos religiosos através da tradição oral. Este projeto colaborativo também busca fortalecer habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, enquanto promove o pensamento crítico e a capacidade de realizar conexões interculturais.

  • Explorar e reconhecer a diversidade das tradições religiosas pelo mundo
  • Compreender a importância da tradição oral na preservação de memórias culturais
  • Desenvolver respeito e valorização por diferentes culturas e suas expressões religiosas
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Incentivar o pensamento crítico e a análise comparativa entre diferentes culturas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05ER01: Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
  • EF05ER04: Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
  • EF05ER05: Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.

Conteúdo Programático

Neste projeto, os alunos explorarão as diversas formas através das quais as culturas expressam suas tradições religiosas, com foco na tradição oral. A atividade estimulará a pesquisa e o aprendizado sobre festas, rituais, mitos e outras expressões culturais que têm sido transmitidas ao longo de gerações. Este enfoque propiciará uma reflexão profunda sobre como tais tradições contribuem para a preservação da memória e identidade de diferentes povos, além de evidenciar os valores universais compartilhados entre diversas culturas.

  • Diversidade de tradições religiosas ao redor do mundo
  • Importância da tradição oral na preservação da cultura
  • Expressões culturais como festas, rituais e mitos
  • Contribuição das tradições orais na formação de identidade de povos e culturas
  • Análise de exemplos de tradições orais em culturas específicas

Metodologia

Para concretizar a meta de aprendizagem, empregaremos uma metodologia ativa. Inicialmente, haverá uma introdução teórica breve para situar os alunos no tema. Em seguida, eles serão divididos em grupos e cada grupo receberá a missão de pesquisar e representar uma cultura específica no mapa colaborativo. A atividade prática de construção do mapa promoverá a aplicação de conhecimento de forma interativa e envolvente. Após a conclusão do mapa, organizaremos uma roda de debate, incentivando os alunos a partilharem suas descobertas e reflexões, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva.

  • Introdução teórica ao tema da diversidade cultural e tradição oral
  • Trabalho em grupo para pesquisa e representação cultural no mapa
  • Construção colaborativa do mapa com recurso a materiais variados
  • Roda de debate para compartilhamento de descobertas e reflexões
  • Utilização de metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro sessões de 30 minutos, totalizando duas horas. Na primeira sessão, os alunos receberão uma introdução ao tema e iniciarão as pesquisas. Na segunda e terceira sessões, a construção do mapa será a atividade principal. A última sessão será dedicada à roda de debate, permitindo aos alunos compartilharem suas descobertas e refletirem coletivamente.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da construção do mapa
  • Aula 3: Conclusão da construção do mapa
  • Aula 4: Roda de debate e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a contribuição na construção do mapa e engajamento na roda de debate. Será dada ênfase no desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo sobre as tradições orais e seu papel na preservação cultural. A qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e o esforço na representação das culturas no mapa, assim como a contribuição ao debate, serão critérios avaliativos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos materiais, como fita adesiva, papéis coloridos, marcadores e recursos de pesquisa como livros, artigos e acesso à internet. Além disso, o espaço físico da sala de aula ou pátio será essencial para a montagem do grande mapa cooperativo. Esses recursos facilitarão uma imersão dos alunos no projeto e proporcionarão as ferramentas necessárias para uma pesquisa e representação rica das diversas culturas.

  • Fita adesiva
  • Papéis coloridos
  • Marcadores
  • Livros e artigos sobre tradições religiosas
  • Acesso à internet para pesquisas

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