Meu Símbolo, Minha História

Desenvolvida por: Neuza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso e Ética
Temática: Diversidade Cultural e Respeito Mútuo

A atividade 'Meu Símbolo, Minha História' propõe um ambiente acolhedor onde cada estudante do 5º ano do Ensino Fundamental tem a oportunidade de compartilhar um pouco sobre sua crença ou filosofia de vida por meio de um objeto, imagem ou símbolo que será trazido de casa. Através de uma Roda de Debate, os alunos apresentarão seus símbolos, explicando seu significado e a relevância pessoal ou familiar que possuem. Esta atividade visa promover a empatia, o respeito pelas diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural presente na sala de aula. Além disso, busca-se criar um espaço seguro para o compartilhamento de experiências pessoais e fomentar uma discussão respeitosa sobre as distintas manifestações de fé e filosofias de vida.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca sensibilizar os alunos quanto à importância do respeito às diversas crenças e filosofias de vida, incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia, a escuta ativa e a comunicação eficaz. Ao proporcionar um espaço para a expressão e compartilhamento de experiências pessoais, espera-se que os estudantes possam reconhecer e valorizar a diversidade cultural e religiosa de seus colegas, contribuindo assim para a construção de uma comunidade escolar inclusiva e respeitosa.

  • Desenvolver o respeito pelas diversas crenças e filosofias de vida presentes na comunidade escolar
  • Promover habilidades sociais como empatia, escuta ativa e comunicação eficaz
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural e religiosa
  • Incentivar o compartilhamento de experiências pessoais e a construção de uma comunidade escolar inclusiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05ER01 - Identificar e discutir práticas de intolerância presentes no contexto vivido
  • EF05ER02 - Expressar e respeitar sentimentos, vivências, narrativas e opiniões de outras pessoas
  • EF05ER04 - Reconhecer e valorizar a diversidade de manifestações religiosas

Conteúdo Programático

Este plano de aula visa abordar a diversidade cultural e o respeito mútuo por meio do reconhecimento e valorização das diferentes expressões de fé ou filosofias de vida presentes entre os alunos. Ao convidar os estudantes a compartilharem símbolos significativos de suas crenças, a atividade estimula a reflexão sobre a importância da tolerância e do respeito no ambiente escolar e na sociedade como um todo.

  • Diversidade cultural e religiosa
  • Respeito às diferenças
  • Habilidades sociais: empatia, escuta ativa e comunicação eficaz
  • Construção de uma comunidade escolar inclusiva e respeitosa

Metodologia

A metodologia ativa 'Roda de Debate' será utilizada para promover um ambiente de compartilhamento e reflexão. Os alunos, em um círculo, apresentarão seus símbolos e contarão suas histórias. Esta configuração visa facilitar o diálogo, a escuta e a troca de experiências de maneira respeitosa e acolhedora, permitindo que todos participem ativamente da atividade e contribuam para o aprendizado conjunto.

  • Apresentação individual dos símbolos e suas histórias
  • Sessão de perguntas e respostas para aprofundamento das apresentações
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e o aprendizado adquirido
  • Reflexão guiada sobre a importância do respeito mútuo e da valorização da diversidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão as apresentações de seus símbolos e discutirão suas histórias em uma Roda de Debate. A segunda aula será dedicada a uma discussão aprofundada sobre o aprendizado adquirido, com reflexões guiadas e possíveis ações para promover o respeito mútuo e a valorização da diversidade na escola.

  • Aula 1: Apresentação dos símbolos e histórias pessoais
  • Aula 2: Discussão, reflexão e planejamento de ações futuras

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante as Rodas de Debate, na qualidade das interações durante as sessões de perguntas e respostas, e na reflexão pessoal sobre o que foi aprendido. Além disso, a capacidade de escutar ativamente e respeitar as contribuições dos colegas será um aspecto crucial. A avaliação se dará também através da observação do envolvimento dos alunos em discussões construtivas e do seu entendimento sobre a importância da diversidade e do respeito mútuo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos como espaço físico adequado para a realização de uma Roda de Debate, itens pessoais trazidos pelos alunos como símbolos de suas crenças ou filosofias de vida. Adicionalmente, pode-se utilizar materiais de apoio para a apresentação, como um microfone portátil se necessário, e materiais para anotações.

  • Espaço físico para a Roda de Debate
  • Itens pessoais dos alunos como símbolos
  • Microfone portátil (se necessário)
  • Materiais para anotações

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