Nesta atividade intitulada 'O Tesouro Escondido dos Ensinos Ancestrais', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante caça ao tesouro dentro do ambiente escolar ou em um espaço adequadamente preparado ao ar livre. Cada pista encontrada pelos participantes os guiará a estacões que simulam diferentes culturas ao redor do mundo, onde serão imersos em histórias e ensinamentos passados oralmente de geração para geração. Essa jornada é projetada para enfatizar a importância da oralidade na conservação e transmissão do conhecimento ancestral e promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural e racial. As equipes, ao longo da atividade, coletarão informações e experiências que depois serão utilizadas para criar um mural coletivo, expressando graficamente seus aprendizados e reflexões sobre como diferentes filosofias de vida contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
O principal objetivo desta atividade é facilitar a compreensão dos alunos sobre o valor da diversidade cultural e da importância da oralidade como meio de transmissão de saberes e tradições. Almeja-se que, através deste jogo educativo, os estudantes possam reconhecer diferentes concepções de mundo, a riqueza das tradições orais nas culturas indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras, bem como os ensinamentos relacionados a diferentes modos de ser e viver. Esta atividade visa, portanto, enriquecer o repertório cultural dos alunos, desenvolver o respeito e a valorização pelas diferenças, além de estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
O conteúdo programático dessa atividade abraça aspectos culturais, históricos e sociológicos, explorando as tradições orais como fontes vivas de ensinamento e sabedoria de diferentes povos. Ao imergir nas histórias e filosofias de vida de diversas culturas, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre os conceitos de mundo, natureza, humanidade, divindades, vida e morte, e como estes são concebidos de maneira própria em cada tradição explorada.
A metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Jogos, será o alicerce desta atividade. O processo educativo se dará por meio da interação direta dos alunos com estações temáticas, promovendo uma aprendizagem imersiva e ativa. Cada estação apresentará desafios e conhecimentos específicos, exigindo que os estudantes se engajem ativamente na solução de problemas e na absorção do conhecimento apresentado. A elaboração do mural coletivo ao fim do jogo servirá como uma reflexão gráfica das experiências e aprendizados adquiridos.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 80 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e introduzidos ao jogo e seus objetivos. Durante a segunda e a terceira aula, os grupos percorrerão as estações, coletando informações. No fim da terceira aula, cada grupo apresentará o mural coletivo criado.
A avaliação desta atividade será pautada na participação ativa dos alunos durante o jogo, na colaboração entre os membros do grupo e na qualidade e criatividade dos murais coletivos apresentados. Será valorizada a capacidade de reflexão e expressão dos aprendizados sobre as culturas exploradas. Exemplos de critérios de avaliação incluem: engajamento com as atividades propostas nas estações, contribuições para o trabalho em grupo, e a coerência e riqueza de detalhes no mural coletivo.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a criação das estações temáticas (como adereços culturais, reproduções de artefatos, dispositivos de áudio para reprodução das narrativas orais), materiais para a elaboração dos murais coletivos (papel, tintas, pincéis, canetinhas) e o espaço físico adequado (salas de aula, pátio, ou outro espaço ao ar livre).
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