Roda de Conversa: Diversidade de Viver e Ser

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Compreensão Multicultural

A atividade 'Roda de Conversa: Diversidade de Viver e Ser' destina-se a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e foca na exploração de diferentes tradições religiosas por meio de seus ensinamentos, provérbios ou parábolas. Ao dividir a turma em círculos menores, busca-se promover uma dinâmica de grupo inclusiva que facilite a troca de ideias e a reflexão coletiva. Cada grupo receberá textos de distintas tradições religiosas para ler, refletir e discutir sobre como os ensinamentos podem ser aplicados no cotidiano para promover uma convivência harmoniosa e respeitosa. O compartilhamento dos insights e aprendizados com a turma toda fomentará um ambiente de entendimento mútuo e apreciação da diversidade cultural e religiosa. Esta atividade visa não só aumentar o conhecimento dos alunos sobre diferentes visões de mundo, mas também desenvolver o respeito mútuo e o valor da coexistência pacífica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos expandam suas perspectivas sobre as diversas maneiras de ser e viver, enraizadas em diferentes tradições religiosas, e fomentar o respeito pela diversidade cultural e religiosa. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância de manter um diálogo aberto e respeitoso com pessoas de diferentes culturas, aplicar os ensinamentos discutidos em seu dia a dia e reflexionar sobre os valores universais como a empatia, a solidariedade e o respeito mútuo.

  • Desenvolver a compreensão e o respeito pela diversidade cultural e religiosa.
  • Estimular a reflexão sobre valores universais e sua aplicação no cotidiano.
  • Promover habilidades de comunicação, escuta ativa e diálogo respeitoso.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05ER01: Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
  • EF05ER02: Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas.
  • EF05ER07: Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo de diferentes tradições religiosas, focando em seus ensinamentos, provérbios e parábolas. Esta abordagem multidisciplinar visa integrar conhecimentos do ensino religioso com habilidades socioemocionais, promovendo uma aprendizagem significativa e aplicável ao contexto diário dos alunos.

  • Diversidade religiosa e cultural
  • Ensinos e provérbios de diversas tradições
  • Valores universais nas tradições religiosas

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa, em que os alunos serão protagonistas do aprendizado. A roda de conversa possibilitará o diálogo e o compartilhamento de perspectivas. O trabalho em grupos menores fomentará a colaboração e a discussão critica, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo.

  • Leitura compartilhada de textos
  • Discussão em grupos pequenos
  • Apresentação dos insights para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A totalidade da atividade é de 2 horas, organizadas em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, introduzir-se-á o conceito e dividiremos os grupos. A segunda aula focará nas leituras e discussões em grupo. A terceira e última aula será dedicada às apresentações e ao fechamento da atividade.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos
  • Aula 2: Leitura, reflexão e discussão em grupos
  • Aula 3: Apresentações dos grupos e conclusão

Avaliação

A avaliação será processual e contemplará a participação ativa dos alunos no decorrer das aulas, a profundidade das discussões em grupo, a capacidade de aplicação dos ensinamentos no cotidiano, e a qualidade dos insights compartilhados nas apresentações finais. Utilizaremos uma rubrica de avaliação para medir o engajamento, a compreensão e a colaboração dos alunos, valorizando tanto o processo de aprendizagem quanto os resultados obtidos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias dos textos de diferentes tradições religiosas, espaço físico adequado para a formação de círculos de conversa, material de escrita para anotações e um quadro ou painel para as apresentações finais. O uso de recursos audiovisuais pode enriquecer as apresentações dos grupos.

  • Textos de diferentes tradições religiosas
  • Espaço para círculos de conversa
  • Material de escrita
  • Quadro ou painel para apresentações
  • Recursos audiovisuais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo