Águas Sagradas do Mundo

Desenvolvida por: Ocival… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa e a Importância da Água

Nesta atividade prática, intitulada 'Águas Sagradas do Mundo', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e investigarão a relevância da água em diferentes tradições religiosas, como o Ganges no Hinduísmo, o Rio Jordão no Cristianismo, e Zamzam no Islamismo, entre outros. A pesquisa abordará como a água é considerada, utilizada, e sua importância em rituais e crenças específicos de cada religião. Posteriormente, com as informações coletadas, os grupos criarão pôsteres digitais ou físicos para apresentar seus achados. Estes pôsteres serão parte de uma 'galeria de exposições', promovendo uma rica troca de conhecimentos entre os alunos e incentivando o respeito pela diversidade religiosa. Esta atividade não só proporciona um profundo entendimento sobre o papel da água em diversas tradições religiosas, mas também fomenta habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação visual e oral, além de promover a valorização da diversidade cultural e religiosa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade religiosa através do estudo do papel da água em diferentes tradições. Além disso, visa desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, síntese de informações e apresentação. Os alunos irão explorar como diferentes culturas veem e valorizam a água, proporcionando uma compreensão mais profunda das crenças e rituais religiosos. Através desta investigação, os alunos também aprenderão a respeitar e apreciar as diferenças, promovendo uma cultura de inclusão e entendimento mútuo.

  • Explorar a importância da água em diversas religiões
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração
  • Criar apresentações visuais informativas
  • Promover respeito e apreciação pela diversidade religiosa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo da água nas práticas e crenças de diferentes religiões. Os alunos aprenderão sobre a simbologia da água e sua importância em rituais e textos sagrados. Esta investigação não só aumenta o conhecimento religioso, mas também promove uma compreensão intercultural e respeito pela pluralidade de crenças e práticas ao redor do mundo.

  • Importância da água em religiões mundiais
  • Simbologia da água nos textos sagrados
  • Rituais religiosos e a água

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a realizarem uma pesquisa ativa sobre a importância da água em diferentes tradições religiosas. Formados em grupos, os estudantes irão investigar, criar pôsteres e participar de uma exposição coletiva. Esta abordagem prática permite que os alunos se envolvam diretamente com o conteúdo, aprimorando a autonomia, o trabalho em equipe e as habilidades de apresentação.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa
  • Criação de pôsteres informativos
  • Organização de uma 'galeria de exposições'

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão tempo para pesquisa, criação dos pôsteres e preparação da galeria de exposições.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, pesquisa, criação dos pôsteres e preparação da galeria de exposições.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a elaboração dos pôsteres, bem como na qualidade das informações apresentadas e na criatividade. Também será considerada a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de comunicar os aprendizados durante a exposição. Será valorizado o esforço na busca por respeitar a diversidade religiosa e na apresentação de um trabalho que reflita o entendimento e apreciação pela importância da água nas religiões estudadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para criação de pôsteres (papel, canetas, colas, tesouras) ou softwares de design gráfico para pôsteres digitais, espaço para a montagem da galeria de exposições e materiais para exposição, como mesas ou mural.

  • Acesso à internet
  • Materiais de arte e escrita
  • Softwares de design gráfico
  • Espaço para exposição

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo