Caça ao Tesouro dos Mitos e Ritos

Desenvolvida por: Leonic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Mitos, ritos e símbolos nas tradições religiosas

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Mitos e Ritos' é um projeto interativo destinado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de explorar e aprofundar o conhecimento sobre diferentes tradições religiosas ao redor do mundo, por meio de uma experiência lúdica e colaborativa. Os estudantes serão organizados em equipes e receberão mapas que contêm pistas alusivas a variados mitos, ritos e símbolos religiosos. O objetivo é que, através dessas pistas, os grupos obtenham 'tesouros', que consistem em fatos ou objetos simbólicos dessas tradições. A busca pelos tesouros requere o desvendamento de enigmas e uma jornada de descobertas nas quais cada equipe deve cooperar para ter sucesso. Ao fim da atividade, cada equipe deverá apresentar seus achados à turma, compartilhando suas significâncias e conexões com os mitos e ritos explorados. Este plano de aula busca não apenas fomentar o trabalho em equipe e habilidades de pesquisa, mas também desenvolver uma apreciação e entendimento mais profundo das diversas práticas celebrativas e suas simbologias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um conhecimento aprofundado e respeitável sobre as diferentes tradições religiosas, destacando a importância dos mitos, ritos e símbolos dentro dessas práticas. Almeja-se que, por meio da participação ativa na caça ao tesouro, os alunos aprenderão a valorizar e compreender a diversidade religiosa, assim como reconhecer a relevância da tradição escrita e oral na preservação das memórias e ensinamentos dessas religiões. Busca-se também estimular o desenvolvimento do raciocínio crítico e interpretativo, além de fomentar habilidades de comunicação e trabalho em equipe, à medida que discutem e compartilham suas descobertas.

  • Compreender as diferentes tradições religiosas através de seus mitos, ritos e símbolos.
  • Reconhecer a importância da tradição escrita e oral na conservação das práticas religiosas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e apresentação.
  • Estimular o respeito à diversidade religiosa e a compreensão de sua riqueza cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER05: Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
  • EF06ER07: Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração dos conceitos de mito, rito e símbolo dentro do contexto das tradições religiosas mundiais. Profundaremos no estudo de como esses elementos são fundamentais na formação, expressão e continuidade das práticas e crenças religiosas. A atividade permitirá que os alunos entendam os diversos meios de expressão e transmissão de ensinamentos sagrados, evidenciando a importância das tradições escritas e orais. Além disso, contemplará a discussão sobre o papel dessas tradições na sociedade e na vida dos indivíduos que as praticam.

  • Conceitos de mito, rito e símbolo nas tradições religiosas
  • A importância das tradições escritas e orais na preservação religiosa
  • Análise de práticas celebrativas em diferentes tradições religiosas
  • Estudo de objetos simbólicos e sua relevância cultural e religiosa

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para promover uma experiência imersiva, onde os alunos serão protagonistas de seu próprio aprendizado. A caça ao tesouro, enquanto estratégia pedagógica, encoraja a pesquisa, interpretação de pistas e resolução de enigmas de forma colaborativa, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na exploração dos temas propostos. Esta abordagem foca na aprendizagem por meio da ação, reflexão e socialização dos conhecimentos adquiridos, possibilitando que cada participante contribua com suas habilidades e conhecimentos durante a atividade.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Pesquisa e interpretação de símbolos religiosos
  • Apresentação e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas a serem aproveitadas da forma mais interativa e educativa possível.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de mito, rito e símbolo e formação das equipes. Início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da caça ao tesouro. Apresentações das equipes e debate em classe.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração em equipe e na qualidade das apresentações finais. Cada equipe será avaliada pela sua habilidade de desvendar as pistas, encontrar os tesouros e principalmente, pela compreensão e explicação dos objetos e fatos encontrados. Além disso, a capacidade de relacionar esses elementos aos contextos culturais e religiosos estudados será um critério importante. Será considerado também o respeito e a valorização da diversidade religiosa demonstrada durante as discussões. Dessa forma, a avaliação será focada tanto no processo de aprendizagem quanto nos resultados alcançados, incentivando uma reflexão profunda sobre os temas explorados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais e recursos. Isso inclui mapas impressos com as pistas, objetos simbólicos ou imagens que representem os 'tesouros', acesso a pesquisas em livros e na internet, e materiais para as apresentações das equipes. Esses recursos proporcionarão uma experiência rica e interativa, permitindo que os alunos explorem a fundo os temas propostos através de uma imersão prática e visual.

  • Mapas impressos com pistas
  • Objetos ou imagens simbólicas
  • Acesso a livros e recursos online para pesquisa
  • Materiais para apresentação das equipes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo