Nesta atividade prática, denominada 'Construindo um Mural das Crenças', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão encarregados de explorar e compartilhar conhecimentos sobre diferentes crenças religiosas e filosofias de vida. Divididos em grupos, receberão a tarefa de criar um painel informativo, usando cartolinas, marcadores, recortes de revista e impressões. Esses murais deverão conter tanto elementos visuais quanto escritos, incluindo informações como origem, crenças principais, práticas e festividades de uma religião ou filosofia específica. Esta atividade estimula a pesquisa, o trabalho colaborativo e promove a compreensão e o respeito pela pluralidade das tradições culturais e crenças existentes ao redor do mundo, fomentando um ambiente de aprendizado integral e inclusivo.
O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento e o respeito pelas diversas crenças religiosas e filosofias de vida, por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Busca-se desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão criativa. Além disso, pretende-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe, o respeito às diferenças e o pensamento crítico sobre as várias formas de expressão da fé e convicções pessoais. Espera-se que, ao final, os alunos consigam reconhecer a rica diversidade cultural e religiosa presente na sociedade e contribuir para um mundo mais inclusivo.
O conteúdo programático abrange a investigação sobre diversas tradições religiosas e filosofias de vida, englobando sua origem, principais crenças, práticas e festividades. Os alunos serão instigados a explorar a pluralidade das crenças existentes ao redor do mundo, suas semelhanças e diferenças, e a importância do respeito à diversidade cultural e religiosa como pilar para a construção de uma sociedade inclusiva e pacífica.
Esta atividade segue uma metodologia ativa, enfatizando o 'aprender fazendo'. Os estudantes serão agrupados e cada grupo será responsável por escolher uma religião ou filosofia para explorar. A pesquisa será guiada mas, ao mesmo tempo, autônoma, incentivando os alunos a buscar informações em fontes diversas. A criação do painel exige a aplicação da criatividade e a síntese de informações, permitindo a expressão pessoal dentro do trabalho colaborativo. A apresentação dos painéis e o compartilhamento das aprendizagens enriquecerão o processo educativo, possibilitando a troca de conhecimentos entre os grupos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão constituídos os grupos e iniciada a pesquisa. Serão definidos os temas e as fontes de informação. Na segunda aula, os alunos dedicarão tempo à construção dos murais e à preparação das apresentações, culminando no compartilhamento dos trabalhos e discussão coletiva.
A avaliação considerará o envolvimento dos alunos em todas as fases da atividade, desde a pesquisa inicial até a apresentação do painel. Serão avaliados a profundidade e a acurácia das informações apresentadas, a criatividade e estética do painel, e a habilidade de trabalhar em equipe. A participação ativa, o respeito pelas ideias dos outros e a capacidade de síntese e apresentação das informações de forma clara e coesa também serão critérios importantes. A finalidade é estimular não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades socioemocionais e valores como respeito e tolerância.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples mas essenciais para a criação dos painéis. Cartolinas, marcadores coloridos, tesouras, cola, revistas e jornais para recorte, além de acesso a computadores e impressoras para a pesquisa e eventual impressão de imagens. O professor poderá complementar com livros, documentários e sites confiáveis como recursos adicionais para a pesquisa dos alunos.
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