Construindo um Mural das Crenças

Desenvolvida por: Elilber (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Diversidade Cultural e Religiosa

Nesta atividade prática, denominada 'Construindo um Mural das Crenças', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão encarregados de explorar e compartilhar conhecimentos sobre diferentes crenças religiosas e filosofias de vida. Divididos em grupos, receberão a tarefa de criar um painel informativo, usando cartolinas, marcadores, recortes de revista e impressões. Esses murais deverão conter tanto elementos visuais quanto escritos, incluindo informações como origem, crenças principais, práticas e festividades de uma religião ou filosofia específica. Esta atividade estimula a pesquisa, o trabalho colaborativo e promove a compreensão e o respeito pela pluralidade das tradições culturais e crenças existentes ao redor do mundo, fomentando um ambiente de aprendizado integral e inclusivo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento e o respeito pelas diversas crenças religiosas e filosofias de vida, por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Busca-se desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão criativa. Além disso, pretende-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe, o respeito às diferenças e o pensamento crítico sobre as várias formas de expressão da fé e convicções pessoais. Espera-se que, ao final, os alunos consigam reconhecer a rica diversidade cultural e religiosa presente na sociedade e contribuir para um mundo mais inclusivo.

  • Pesquisar e sintetizar informações sobre diversas crenças religiosas e filosofias de vida.
  • Desenvolver expressão criativa e habilidades de apresentação através da criação de painéis informativos.
  • Fomentar trabalho em equipe e respeito às diferenças.
  • Promover o entendimento da diversidade cultural e religiosa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a investigação sobre diversas tradições religiosas e filosofias de vida, englobando sua origem, principais crenças, práticas e festividades. Os alunos serão instigados a explorar a pluralidade das crenças existentes ao redor do mundo, suas semelhanças e diferenças, e a importância do respeito à diversidade cultural e religiosa como pilar para a construção de uma sociedade inclusiva e pacífica.

  • Introdução às principais religiões e filosofias de vida do mundo.
  • Pesquisa sobre origem, crenças principais, práticas e festividades.
  • Análise da importância da tolerância e do respeito mútuo em uma sociedade plural.

Metodologia

Esta atividade segue uma metodologia ativa, enfatizando o 'aprender fazendo'. Os estudantes serão agrupados e cada grupo será responsável por escolher uma religião ou filosofia para explorar. A pesquisa será guiada mas, ao mesmo tempo, autônoma, incentivando os alunos a buscar informações em fontes diversas. A criação do painel exige a aplicação da criatividade e a síntese de informações, permitindo a expressão pessoal dentro do trabalho colaborativo. A apresentação dos painéis e o compartilhamento das aprendizagens enriquecerão o processo educativo, possibilitando a troca de conhecimentos entre os grupos.

  • Formação dos grupos e escolha das crenças religiosas ou filosofias.
  • Pesquisa guiada e coleta de materiais.
  • Elaboração e decoração dos painéis informativos.
  • Apresentação e discussão dos painéis.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão constituídos os grupos e iniciada a pesquisa. Serão definidos os temas e as fontes de informação. Na segunda aula, os alunos dedicarão tempo à construção dos murais e à preparação das apresentações, culminando no compartilhamento dos trabalhos e discussão coletiva.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Construção dos murais e preparação para as apresentações.

Avaliação

A avaliação considerará o envolvimento dos alunos em todas as fases da atividade, desde a pesquisa inicial até a apresentação do painel. Serão avaliados a profundidade e a acurácia das informações apresentadas, a criatividade e estética do painel, e a habilidade de trabalhar em equipe. A participação ativa, o respeito pelas ideias dos outros e a capacidade de síntese e apresentação das informações de forma clara e coesa também serão critérios importantes. A finalidade é estimular não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades socioemocionais e valores como respeito e tolerância.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples mas essenciais para a criação dos painéis. Cartolinas, marcadores coloridos, tesouras, cola, revistas e jornais para recorte, além de acesso a computadores e impressoras para a pesquisa e eventual impressão de imagens. O professor poderá complementar com livros, documentários e sites confiáveis como recursos adicionais para a pesquisa dos alunos.

  • Cartolinas e marcadores coloridos.
  • Tesoura, cola e recortes de revistas.
  • Computadores com acesso à Internet.
  • Materiais de referência (livros, sites, documentários).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo