Diário de Memórias Religiosas

Desenvolvida por: Mário … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Humanas]
Temática: [Tradições Religiosas e Preservação Escrita]

A atividade 'Diário de Memórias Religiosas' tem como objetivo principal promover a compreensão dos alunos sobre a importância da tradição escrita na preservação de memórias e ensinamentos religiosos. Os alunos deverão realizar pesquisas em casa sobre as tradições religiosas de suas famílias, incluindo entrevistas com parentes e busca por documentos e materiais antigos, como fotos e cartas. Em sala de aula, cada aluno apresentará suas descobertas, destacando como a escrita foi fundamental para conservar essas memórias através do tempo. A atividade será finalizada com uma discussão coletiva sobre a diversidade das tradições religiosas e o papel crucial da escrita na preservação dos legados religiosos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais compreensiva e respeitosa das diferenças culturais e religiosas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são centrados no reconhecimento da importância da escrita como ferramenta de preservação cultural e religiosa, e na valorização das diversas manifestações religiosas existentes. Os alunos irão explorar suas próprias histórias familiares, o que incentivará o desenvolvimento do autoconhecimento e respeito pelas tradições alheias, promovendo o entendimento e a tolerância no ambiente escolar.

  • Reconhecer a importância da escrita na preservação das tradições religiosas.
  • Valorizar a diversidade de tradições religiosas familiares.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abarca a pesquisa das tradições religiosas familiares dos alunos, requerendo a coleta de histórias, documentos e imagens que representem a escrita religiosa ao longo do tempo. A discussão subsequente visa desenvolver a habilidade crítica dos alunos ao identificar e comparar diferentes tradições religiosas.

  • História e importância das tradições escritas religiosas.
  • Diversidade de tradições religiosas familiares.
  • Técnicas de pesquisa e coleta de dados históricos e familiares.

Metodologia

A metodologia da atividade está centrada na pesquisa ativa e no compartilhamento de saberes. Os alunos desenvolverão habilidades de investigação ao entrevistar membros da família e buscar documentos, e competências de comunicação ao apresentar suas descobertas. O diálogo em sala de aula será incentivado para promover a troca de experiências e reflexões sobre as diferenças e semelhanças entre as tradições apresentadas.

  • Pesquisa e entrevista com membros da família.
  • Apresentação oral de descobertas e materiais coletados.
  • Discussão coletiva sobre diversidade religiosa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma aula de 50 minutos dedicada à apresentação dos materiais coletados e discussões em sala. A primeira parte da aula será usada para as apresentações individuais dos alunos e a segunda parte será destinada à discussão coletiva sobre as semelhanças e diferenças das tradições religiosas apresentadas, realçando o papel da escrita na preservação dessas tradições.

  • Aula 1: Apresentações dos alunos e discussão coletiva sobre tradições religiosas.

Avaliação

A avaliação será baseada em dois aspectos principais: a qualidade da pesquisa realizada e a clareza na apresentação. Os alunos serão avaliados pela profundidade da investigação sobre suas tradições familiares, incluindo a variedade de materiais coletados, e pela capacidade de apresentar suas descobertas de forma clara e organizada. O envolvimento na discussão coletiva também será considerado, incentivando a participação ativa e o respeito pelas apresentações dos colegas. Exemplos de critérios incluem a quantidade e a qualidade dos documentos e fotos apresentados, a coerência e a clareza na narração de suas descobertas, e a capacidade de fazer conexões entre as diferentes tradições religiosas expostas em sala.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem ferramentas de pesquisa, como orientações para entrevista e coleta de dados, e equipamentos audiovisuais para a apresentação em sala, apoiando os alunos na organização e exposição de suas descobertas. Materiais impressos ou digitais também podem ser disponibilizados para consulta e orientação durante o processo de investigação.

  • Orientações para pesquisa e entrevista.
  • Projetor e computador para apresentações.
  • Materiais impressos para orientação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo