Exploradores de Ensinos e Vivências

Desenvolvida por: Ana Lu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Compreensão e tolerância religiosa

A atividade 'Exploradores de Ensinos e Vivências' é desenhada para fomentar a reflexão e o respeito entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental acerca das várias tradições religiosas e seus ensinamentos sobre modos de ser e viver. Ao dividir a classe em grupos pequenos, cada qual receberá trechos de textos pertencentes a diferentes tradições religiosas, ampliando o panorama cultural e religioso dos participantes. Este exercício propicia uma imersão nas crenças múltiplas que circundam nosso mundo, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento da empatia, da compreensão e da tolerância religiosa. Os debates gerados na Roda de Debate permitem que os alunos expressem suas opiniões e aprendam com as perspectivas dos outros, numa troca enriquecedora e profundamente educativa. Com essa abordagem, espera-se que os alunos possam reconhecer a influência dos ensinamentos religiosos nas ações e decisões cotidianas das pessoas, propiciando um entendimento mais aprofundado sobre o papel das diversas crenças na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centram-se em proporcionar aos alunos uma ampla compreensão sobre os diferentes modos de ser e viver presentes nas diversas tradições religiosas. Tem-se como meta estimular o respeito pelas crenças alheias e promover um ambiente de discussão saudável e construtivo sobre a influência dos ensinamentos religiosos nas decisões e ações das pessoas. Além disso, busca-se encorajar a reflexão sobre os valores éticos e morais que permeiam essas tradições, contribuindo assim para a formação de indivíduos mais tolerantes e empáticos.

  • Fomentar o respeito e a compreensão entre diferentes crenças
  • Estimular reflexões sobre os ensinamentos e influências religiosas nas ações cotidianas
  • Desenvolver habilidades argumentativas e de escuta ativa nos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
  • EF06ER05: Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
  • EF06ER06: Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

Conteúdo Programático

O programático da atividade se concentra no estudo das diversas tradições religiosas, focando nos textos que tratam dos modos de ser e viver específicos a cada crença. Esta abordagem interdisciplinar propicia um entendimento mais rico sobre o papel da religião na formação cultural e social dos povos e estimula uma análise reflexiva sobre os valores universais que podem ser encontrados no seio dessas diversas tradições.

  • Análise de textos religiosos
  • Discussão sobre modos de ser e viver nas tradições religiosas
  • Estudo sobre a influência dos ensinamentos religiosos nas ações cotidianas

Metodologia

A metodologia ativa da Roda de Debate será utilizada, na qual os alunos participarão ativamente na discussão dos textos lidos. Esta técnica permite uma participação mais democrática e o desenvolvimento de habilidades de argumentação, escuta ativa e respeito pelas opiniões alheias. Através desta dinâmica, facilita-se a troca de ideias e estimula-se uma maior compreensão sobre as temáticas abordadas.

  • Divisão da classe em grupos pequenos para leitura dos textos
  • Realização da Roda de Debate
  • Utilização de perguntas guiadas para fomentar a discussão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e a leitura dos textos. Na segunda aula, os alunos participarão da Roda de Debate, compartilhando suas reflexões e aprendizados.

  • Aula 1: Divisão dos grupos e leitura dos textos
  • Aula 2: Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas discussões, sua capacidade de escutar e respeitar as opiniões dos outros, bem como a habilidade de argumentar de forma construtiva. Serão avaliados, igualmente, os relatórios ou pequenos ensaios escritos pelos alunos sobre o que aprenderam com a atividade, enfocando em como os ensinamentos podem influenciar as ações e decisões da vida cotidiana.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma seleção variada de trechos de textos de diferentes tradições religiosas, projetor ou quadro para as orientações iniciais e para facilitar a discussão durante a Roda de Debate. Será útil também ter acesso à internet para possíveis consultas e aprofundamentos sobre os temas tratados.

  • Trechos impressos de textos religiosos
  • Projetor ou quadro
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo