Jornada das Filosofias de Vida

Desenvolvida por: Samand… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Filosofias de vida

A atividade 'Jornada das Filosofias de Vida' tem como objetivo explorar diferentes filosofias de vida de várias culturas ao redor do mundo com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Cada grupo de alunos escolherá uma filosofia específica, como budismo, estoicismo ou confucionismo, para estudar. Eles serão responsáveis por pesquisar, compreender e criar um cartaz explicativo sobre a filosofia escolhida. Após a elaboração do cartaz, os grupos irão compartilhar suas descobertas em uma roda de debate, onde cada filosofia será apresentada à turma. Durante o debate, serão discutidos como essas filosofias podem influenciar atitudes e escolhas no cotidiano, promovendo uma reflexão crítica entre os alunos sobre os valores culturais e éticos envolvidos em cada filosofia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam aprofundar o conhecimento dos alunos sobre diferentes filosofias de vida, incentivando o pensamento crítico e a reflexão sobre suas próprias atitudes diárias. A atividade busca desenvolver a habilidade de pesquisa e síntese de informações, além de promover habilidades de comunicação através da apresentação e debate em grupo. Visa também estimular o respeito pelas diferentes perspectivas culturais e a compreensão de como diferentes sistemas de crenças influenciam as ações humanas.

  • Explorar diferentes filosofias de vida e seus princípios básicos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação.
  • Promover habilidades de comunicação e apresentação.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre valores culturais e éticos.
  • Estimular o respeito e a compreensão por diferentes perspectivas culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI03: Identificar e compreender as principais características e contribuições de civilizações antigas.
  • EF06HI04: Analisar o patrimônio cultural material e imaterial como referência de memória coletiva, identidade cultural e cidadania.
  • EF06GE09: Relacionar o espaço geográfico e os significados atribuídos a ele por diferentes grupos humanos ao longo do tempo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui um mergulho nas filosofias de vida originárias de diferentes contextos culturais e históricos. Os alunos irão estudar as características principais de cada filosofia e sua relevância na sociedade contemporânea. Este estudo proporcionará um panorama dos valores e princípios que norteiam diferentes formas de pensamento e comportamento humano, incentivando os alunos a analisar como essas filosofias podem ser aplicadas em sua própria vida.

  • Conceitos básicos de filosofias de vida selecionadas.
  • História e contexto de origem de cada filosofia.
  • Influência das filosofias de vida no comportamento humano.
  • Valores culturais e éticos associados a cada filosofia.

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisas autônomas e terão a tarefa de sintetizar suas descobertas em um cartaz que será apresentado para a turma. A roda de debate permitirá que todos participem de uma discussão aberta, promovendo a troca de ideias e o respeito pelas opiniões diversas. O professor atuará como facilitador, orientando as pesquisas e mediando o debate, assegurando que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar.

  • Aprendizagem em grupo e pesquisa autônoma.
  • Criação de cartazes explicativos pelas equipes.
  • Apresentação e debate em sala de aula.
  • Mediação do professor facilitador.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está estruturado em três aulas, cada uma com duração de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e serão divididos em grupos. A segunda aula será dedicada à pesquisa e elaboração dos cartazes. Na terceira aula, ocorrerá a apresentação dos trabalhos e a roda de debate, proporcionando um ambiente de troca e reflexão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e elaboração dos cartazes.
  • Aula 3: Apresentação dos cartazes e roda de debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa apresentada em seus cartazes, na clareza e persuasão das apresentações orais, e na participação ativa durante a roda de debate. Critérios como compreensão da filosofia escolhida, criatividade na apresentação visual e habilidade de argumentação serão considerados. Exemplos para facilitar a compreensão incluem: um cartaz bem estruturado, com informações relevantes e visuais criativos, uma apresentação clara e envolvente, e uma contribuição significativa para o debate, mostrando reflexão crítica e respeito pelas diferentes opiniões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos que suportarão tanto a fase de pesquisa quanto a de apresentação. O uso de materiais adequados garantirá que os alunos possam criar cartazes informativos e visualmente atraentes. A disponibilidade de um projetor ou computador pode auxiliar na apresentação das filosofias em um formato multimídia, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

  • Acesso a livros e internet para pesquisa.
  • Materiais de papelaria para elaboração dos cartazes.
  • Computador e projetor para possíveis apresentações multimídia.
  • Espaço adequado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo