Lendo e Criando: Cartões Juninos

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Atividade cultural: Momento Junino FESTA JUNINA

A atividade Lendo e Criando: Cartões Juninos tem como propósito sensibilizar os alunos do 6º ano para a riqueza cultural presente nas festas juninas em diferentes regiões do Brasil. Os estudantes iniciarão a aula lendo um texto que descreve os valores e tradições das festas juninas em várias regiões, promovendo uma discussão sobre a diversidade cultural e os modos de ser e viver. Após a leitura e interação do grupo, cada aluno realizará uma atividade prática, usando materiais artísticos, para criar seu próprio cartão junino. Nesta tarefa, eles irão desenhar e escrever frases inspiradas nos valores e ensinamentos discutidos, permitindo uma expressão artística livre e pessoal. A atividade, além de desenvolver competências de leitura e interpretação, estimula a criatividade e promove a valorização das tradições culturais brasileiras, criando uma ponte entre o conteúdo teórico e uma aplicação prática, lúdica e integradora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são guiados pelo interesse em desenvolver nos estudantes uma compreensão cultural e uma apreciação pela diversidade do Brasil através da experiência das festas juninas. Ao ler e discutir sobre as celebrações em diferentes partes do país, os alunos não apenas melhoram suas habilidades de leitura e interpretação, mas também se tornam mais conscientes das tradições que moldam as identidades regionais. Com a parte prática da criação dos cartões, espera-se que os alunos exercitem sua capacidade de síntese e expressão artística, articulando de forma criativa as informações aprendidas e promovendo uma conexão pessoal com o conteúdo. Ao engajar os alunos em atividades que exigem reflexão e criatividade, o plano busca também estimular habilidades socioemocionais como empatia e respeito pela diversidade cultural.

  • Sensibilizar os alunos para a diversidade cultural das festas juninas em diferentes regiões do Brasil.
  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos culturais.
  • Estimular a expressão artística e a criatividade dos alunos.
  • Promover o respeito e a apreciação pela diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará as tradições culturais das festas juninas no Brasil, enfatizando a diversidade de costumes e celebrações ao longo das várias regiões. Ao longo da aula, os alunos terão contato com textos que apresentam as festas juninas em suas diversas manifestações, desde os arraiais nordestinos até as celebrações do sul do país, o que lhes permitirá uma compreensão abrangente dos modos de ser e viver destas festividades. A atividade prática de criação de cartões servirá como uma aplicação direta desse conhecimento, incentivando os estudantes a expressarem, através de arte e escrita, os valores e tradições que mais os impactaram durante a leitura. Este conteúdo visa tanto a ampliação do conhecimento cultural dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades comunicativas e artísticas.

  • Histórico e diversidade das festas juninas no Brasil.
  • Interpretação de textos culturais.
  • Expressão artística aplicada às tradições culturais.
  • Valorização dos modos de ser e viver de diferentes regiões.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade integra leitura, discussão e expressão artística, utilizando a sala de aula invertida como base pedagógica fundamental. Primeiramente, os alunos terão acesso ao texto sobre festas juninas para leitura prévia, o que otimiza o tempo de sala para debates e interações mais significativas. Essa prática ativa promove a protagonismo estudantil, já que os alunos chegam preparados para a discussão e, assim, participam ativamente na construção do conhecimento. Complementando, a atividade de criação dos cartões oferece um espaço para que eles externem suas interpretações de forma pessoal e criativa, aplicando o conhecimento adquirido de forma prática e empírica. A abordagem busca desenvolver tanto competências cognitivas quanto habilidades sócio-emocionais através de metodologias que valorizam a colaboração, a reflexão e a criatividade.

  • Sala de aula invertida para otimização do tempo em sala.
  • Discussões em grupo para aprofundamento do tema.
  • Produção artística como meio de expressão pessoal e cultural.
  • Incentivo à participação ativa e à reflexão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi projetado para ser dinâmico e aproveitável dentro de um período de 50 minutos, permitindo que os alunos explorem o tema profundamente dentro do tempo disponível. A aula começará com uma breve revisão do texto que os alunos lerão previamente em casa. Em seguida, será realizada uma discussão guiada, na qual os estudantes poderão expressar suas primeiras impressões e interagir com os colegas para aprofundar suas percepções. Na segunda parte da aula, os alunos irão trabalhar na criação de seus cartões juninos, aplicando de forma prática o conhecimento adquirido. Ainda, incentivaremos os alunos a compartilhar seus cartões entre si ao final da aula, promovendo um exercício de comunicação e apreciação mútuas. Este cronograma busca garantir uma experiência de aprendizado integrada e significativa, que não apenas transmita conteúdo, mas também incentive a reflexão e a criatividade.

  • Aula 1: Discussão sobre o texto lido e criação de cartões juninos.
  • Momento 1: Leitura e Discussão do Texto (Estimativa: 15 minutos)

    Inicie a aula distribuindo o texto impresso sobre festas juninas. Após todos os alunos terem recebido o material, permita que os alunos leiam silenciosamente. Após a leitura, organize em uma roda de conversa e incentive a participação de todos com perguntas abertas. Questione, por exemplo, 'O que mais te chamou atenção sobre as festas juninas de outras regiões?'. É importante que o professor medie a discussão, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que o diálogo flua de maneira respeitosa. Observe se os alunos estão atentos e se conseguem expressar ideias sobre a diversidade cultural. Avalie a participação ativa dos alunos e a pertinência das suas contribuições.



    Momento 2: Planejamento dos Cartões Juninos (Estimativa: 10 minutos)

    Divida a turma em pequenos grupos e entregue os materiais artísticos. Instrua os alunos a refletirem sobre o texto lido e discutido e, em grupo, pensarem em ideias para seus cartões juninos. Estimule a colaboração dentro dos grupos, permitindo que compartilhem inspirações e planejem juntos as mensagens e desenhos que criarão. Sugira que discutam quais elementos culturais das festas juninas gostariam de representar. Avalie a comunicação e cooperação entre os membros do grupo.



    Momento 3: Criação dos Cartões Juninos (Estimativa: 20 minutos)

    Incentive cada aluno a criar seu próprio cartão junino usando os materiais disponíveis. Reforce a importância da expressão pessoal e da conexão com os valores discutidos. Além de desenhar, oriente-os a escrever frases que reflitam a cultura junina ou os sentimentos que desejam transmitir. É essencial que o professor circule pela sala, oferecendo assistência quando necessário, e encoraje os alunos a se expressarem livremente. Verifique se os cartões estão coerentes com os elementos culturais discutidos. Faça anotações sobre a criatividade e originalidade.



    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 5 minutos)

    No final da atividade, promova um momento de socialização dos cartões. Peça para que os alunos mostrem uns aos outros suas criações, incentivando a troca de feedbacks positivos. Sublinhe a importância de respeitar e valorizar o trabalho dos colegas. Este pode ser um momento curto, mas significativo, para reforçar o respeito e a apreciação pela diversidade cultural expressa nos cartões. Observe as interações sociais e as formas como os alunos apreciam o trabalho uns dos outros.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade é diversificado e adapta-se às diferentes formas de expressão dos alunos. Primeiramente, a avaliação será conduzida de maneira formativa durante a discussão em sala de aula, permitindo ao professor observar o engajamento dos alunos e sua capacidade de articular suas ideias de forma clara e coerente. Será verificado o entendimento do texto através das falas e contribuições dos alunos durante as discussões. Já na parte prática, a produção dos cartões servirá como um meio de avaliação mais individualizado, onde será priorizada a criatividade, coerência entre texto e imagem e a capacidade de refletir sobre os valores discutidos previamente. Além disso, os cartões serão utilizados como uma oportunidade de autoavaliação e feedback entre pares, com os alunos sendo incentivados a compartilhar e comentar o trabalho dos colegas, promovendo uma reflexão crítica e construtiva. Essa diversidade de métodos avaliativos busca não apenas medir o conhecimento adquirido, mas também apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos por meio de feedback construtivo e inclusivo.

  • Observação e participação durante as discussões.
  • Criatividade e coerência nos cartões juninos.
  • Autoavaliação e feedback entre pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade são necessários materiais que incentivem a expressão artística sem a necessidade de recursos digitais, alinhados à proposta prática e criativa do plano. Durante a aula, cada aluno receberá papel, lápis de cor, canetinhas e outros materiais de desenho para a confecção dos cartões juninos. Esses recursos são escolhidos para otimizar a interação tátil dos alunos e promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Materiais impressos do texto introdutório também são essenciais para garantir que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo necessário para a realização da atividade. A escolha de não utilizar recursos digitais busca estimular a criatividade manual dos alunos e fornecer um espaço de exploração mais concreto e interativo, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades artísticas e interpretativas de forma lúdica e acessível.

  • Papel e lápis de cor para desenhos.
  • Canetinhas e outros materiais artísticos.
  • Texto impresso sobre festas juninas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo as demandas do dia a dia dos professores, que frequentemente precisam lidar com inúmeros desafios e responsabilidades, é essencial apresentar estratégias de inclusão e acessibilidade que sejam práticas e sem onerar financeiramente a escola ou os docentes. Nesta atividade, as adaptações necessárias podem incluir a oferta de materiais artísticos em diferentes texturas e tamanhos para melhor atender às preferências e necessidades individuais dos alunos. Embora a turma não tenha estudantes com condições otimizadas, promover um ambiente acolhedor e respeitoso já é uma abordagem proativa para garantir que todos se sintam confortáveis em participar. Encaminhar discussões de modo colaborativo, incentivando que os alunos ajudem e valorizem as contribuições de seus pares, fortalece o senso de comunidade e empatia dentro da sala de aula. Além disso, as trocas de experiências promovidas pelos comentários e feedbacks estimulam a inclusão, ao garantir que as vozes de todos sejam ouvidas e respeitadas. Essas estratégias, que não exigem recursos complexos ou caros, podem ser ajustadas conforme necessário e são eficazes para garantir que cada aluno se sinta incluído e valorizado durante a atividade.

  • Disponibilização de materiais artísticos variados.
  • Promoção de um ambiente colaborativo e acolhedor.
  • Envolvimento dos alunos em trocas de feedback envolvendo respeito e inclusão.

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