O Grande Debate das Religiões

Desenvolvida por: Renato… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa

Esta atividade visa promover um entendimento aprofundado e respeitoso sobre a diversidade de textos religiosos e suas influências sobre as comunidades que os seguem. Através da organização de uma roda de debate, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar diferentes tradições religiosas, identificando seus textos sagrados, principais ensinamentos e práticas. Cada grupo de alunos será responsável por pesquisar e apresentar os aspectos chave de uma determinada religião. Após as apresentações, a classe participará de uma roda de debate com o intuito de discutir, de forma respeitosa, semelhanças e diferenças entre as religiões apresentadas, além da importância social de seus ensinamentos. O objetivo é desenvolver nos alunos uma compreensão mais rica e multifacetada da diversidade religiosa, enfatizando o respeito mútuo e a importância da tradição escrita na preservação das memórias e valores das diferentes comunidades.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é conduzir os alunos a reconhecerem e valorizarem a diversidade de tradições religiosas, através da exploração de seus textos sagrados e principais ensinamentos. Busca-se promover uma compreensão profunda sobre como esses textos influenciam os modos de ser e viver das comunidades que os seguem, além de entender a importância da tradição escrita na preservação de memórias e ensinamentos religiosos. Deseja-se, também, estimular o desenvolvimento de habilidades sociais como o respeito às diferenças, a escuta ativa e a capacidade de participar de debates de maneira construtiva.

  • Reconhecer a diversidade de textos e tradições religiosas.
  • Compreender a importância dos textos religiosos na formação cultural e social das comunidades.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação oral e participação em debates.
  • Promover o respeito pela diversidade religiosa e pelas diferenças de crenças e práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará uma introdução às principais religiões mundo afora, explorando seus textos sagrados, crenças fundamentais, práticas e impacto cultural. Serão estudados aspectos da tradição escrita no Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros, destacando a riqueza e diversidade dos ensinamentos religiosos e seu papel na sociedade.

  • Introdução às principais religiões e seus textos sagrados
  • Estudo dos principais ensinamentos e práticas religiosas
  • Análise do impacto dos textos religiosos na cultura das comunidades

Metodologia

A atividade será conduzida por meio de metodologias ativas, como 'Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida', complementadas por 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Essas estratégias pedagógicas permitirão que os alunos se envolvam ativamente na pesquisa, na elaboração de apresentações e na discussão sobre os temas propostos. A dinâmica de sala de aula invertida possibilitará aos alunos a preparação prévia para a roda de debate, incentivando uma participação mais efetiva e fundamentada.

  • Pesquisa em grupo sobre os textos sagrados de diferentes religiões
  • Preparação e apresentação de slides sobre a religião estudada
  • Organização de uma roda de debate para discussão das apresentações
  • Utilização de jogos de tabuleiro e digitais para explorar o conteúdo de forma lúdica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. Iniciando com uma introdução geral ao tema e distribuição dos grupos de pesquisa, seguida pela preparação das apresentações, condução do debate e, por fim, uma reflexão coletiva sobre o aprendizado alcançado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e preparação das apresentações
  • Aula 4: Roda de debate e reflexão final

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de realizar pesquisas aprofundadas, na qualidade e clareza de suas apresentações e na participação ativa e respeitosa durante o debate. Serão considerados também os elementos de cooperação em grupo, o uso adequado de argumentos e a capacidade de reconhecer e respeitar diferentes pontos de vista. Exemplos de perguntas para reflexão e critérios específicos para avaliação serão fornecidos, visando uma autoavaliação e avaliação pelos pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computador com software de apresentação (por exemplo, PowerPoint), espaço adequado para realização da roda de debate, jogos de tabuleiro e digitais relacionados ao tema religioso, além de materiais para anotação e produção de slides pelos alunos.

  • Acesso à internet e computadores para pesquisa
  • Software de apresentação de slides
  • Jogos de tabuleiro e digitais educativos sobre religião
  • Espaço físico adequado para a roda de debate
  • Materiais para anotação e produção de slides

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