Roda de Histórias: Agentes de Mudança!

Desenvolvida por: Tiago … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania]
Temática: [Histórias inspiradoras e valores transformadores]

A atividade 'Roda de Histórias: Agentes de Mudança!' é voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a leitura crítica e discussão em grupo acerca de textos que narram a trajetória de indivíduos cujas ações influenciaram positivamente a sociedade. Durante a atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos para a leitura de textos selecionados que exploram a vida de pessoas que se destacaram por realizar mudanças sociais significativas. Após a leitura, cada grupo discutirá o impacto das ações descritas nos textos, refletindo sobre como esses relatos podem desafiar a alienação e promover o bem comum. Encerrando a atividade, haverá uma roda de debate, onde as percepções dos grupos serão compartilhadas e um painel coletivo será construído, destacando os valores e atitudes inspiradores aprendidos com as histórias. Este painel irá refletir as visões dos alunos sobre os modos de ser e viver que podem contribuir para uma sociedade melhor.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em estimular o pensamento crítico dos alunos, com o intuito de reconhecê-los como participantes ativos na construção de uma sociedade mais justa. A atividade busca incentivar a leitura como uma porta para a compreensão de realidades diferentes e a importância do envolvimento cívico através do exemplo de personalidades que se dedicaram a causas sociais.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica através da análise de textos biográficos.
  • Promover a discussão e o trabalho em grupo como meios para aprofundar o entendimento das ações transformadoras na sociedade.
  • Estimular a construção coletiva de ideias através de debates e criação de um painel em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER03: Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na exploração de biografias de indivíduos que exerceram influência significativa em suas comunidades. Através da leitura e análise dessas histórias, os alunos serão desafiados a identificar elementos centrais que fomentam o bem comum e a cidadania. Além disso, o trabalho em grupo permitirá a construção conjunta de conceitos e reflexões valiosas sobre a sociedade.

  • Leitura de textos biográficos com foco em agentes de mudança.
  • Discussões em grupo sobre as ações e impactos dessas personalidades.
  • Elaboração de um painel coletivo com valores e atitudes inspiradores.

Metodologia

A atividade utiliza uma metodologia interativa e colaborativa, onde o processo de aprendizagem é construído em torno da leitura crítica, diálogo e cooperação. Ao utilizar textos biográficos como catalisadores, a metodologia permite a vivência de situações que incentivam a reflexão e o debate, elementos cruciais para a compreensão das narrativas sobre mudança social.

  • Leitura individual e em grupo de textos selecionados.
  • Discussões em grupos pequenos para troca de ideias e percepções.
  • Roda de debate amplo para integração de diferentes visões.
  • Criação de painel colaborativo utilizando recursos visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma com carga horária de 2 horas será distribuído ao longo de duas aulas. Esse planejamento considera momentos distintos de leitura, discussão e apresentação, facilitando a absorção de conceitos e a reflexão sobre os temas tratados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e leitura dos textos em grupos (50 minutos).
  • Aula 2: Discussão em grupo e preparação para a roda de debate (50 minutos).
  • Aula 3: Roda de debate e elaboração do painel (20 minutos após o intervalo de 30 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos aspectos: participação ativa durante as discussões em grupo, contribuição individual e coletiva na roda de debate, e a qualidade dos insights e valores destacados no painel coletivo. Critérios específicos incluem a capacidade de articular ideias, a relevância das contribuições para o grupo, e o envolvimento na elaboração do painel. Por exemplo, um aluno que demonstre habilidade em conectar as ações das personalidades estudadas a impactos reais na sociedade e fomente o diálogo entre seus pares será reconhecido por sua contribuição substancial.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade visam facilitar tanto a leitura quanto a colaboração entre os alunos, propiciando uma interação rica e diversificada com o material didático. A escolha dos recursos será voltada para promover a reflexão e a criatividade dos alunos.

  • Textos biográficos selecionados com foco em agentes de mudança.
  • Folhas grandes de papel pardo para montagem do painel.
  • Marcadores coloridos e materiais de desenho para ilustrações.
  • Aparelho de som ou computador para eventuais apresentações audiovisuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo