Viagem na Tradição Escrita

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa e Tradição Escrita

A atividade 'Viagem na Tradição Escrita' é projetada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração das diversas tradições religiosas por meio de seus textos sagrados. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá excertos de diferentes textos religiosos, como a Torá, a Bíblia, o Alcorão, as Sutras e os Vedas. O objetivo é que os estudantes, em seus respectivos grupos, investiguem, discutam e compartilhem os significados, as origens e como esses textos ajudam na preservação de memórias e ensinamentos históricos e culturais. A etapa subsequente envolverá a criação de apresentações criativas — seja através de teatro, música ou dança — inspiradas nos ensinamentos estudados. Esta atividade promove uma compreensão aprofundada da importância da tradição escrita nas práticas religiosas, além de estimular a criatividade, a colaboração e o respeito pela diversidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover a compreensão sobre a variedade de textos religiosos e suas contribuições para a preservação de memórias e ensinamentos fundamentais para diversas culturas ao redor do mundo. Além disso, visa desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e trabalho em equipe, enquanto os alunos se engajam em discussões significativas e na preparação de suas apresentações criativas. Esta atividade também procura cultivar um ambiente de respeito e valorização da diversidade religiosa, estimulando nos alunos uma atitude de abertura em relação às várias crenças e tradições.

  • Reconhecer a importância da escritura na preservação da tradição religiosa.
  • Valorizar a diversidade cultural e religiosa expressa nos textos sagrados.
  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto, comunicação e criatividade.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe durante a preparação das apresentações.
  • Fomentar o respeito pelas diferentes religiões e suas práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).

Conteúdo Programático

A atividade se insere no estudo da diversidade religiosa, abordando conceitos-chave sobre a importância dos textos sagrados na manutenção da fé e das tradições. Os alunos explorarão diferentes religiões e como cada uma utiliza a tradição escrita para perpetuar suas crenças. Essa exploração incluirá uma análise dos contextos históricos e culturais em que os textos foram escritos, bem como suas influências nas sociedades contemporâneas.

  • Introdução à diversidade de textos sagrados
  • Importância da tradição escrita nas práticas religiosas
  • Análise de excertos da Torá, Bíblia, Alcorão, Sutras, Vedas
  • Apresentações criativas baseadas nos textos estudados

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' para promover um ambiente de aprendizado prático, onde os alunos farão uma imersão direta nos textos religiosos atribuídos. Seguida por uma 'Roda de Debate', essa abordagem incentiva a discussão aberta e o intercâmbio de ideias entre os grupos, permitindo um entendimento mais profundo dos textos. O processo culminará em apresentações criativas que sintetizam as descobertas de cada grupo.

  • Atividade Mão-na-massa com análise textual
  • Roda de Debate para discussão e compartilhamento de ideias
  • Preparação de apresentações criativas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 3 horas, distribuídas em 4.5 aulas de 40 minutos. Inicialmente, haverá uma introdução geral seguida pela distribuição dos textos e formação dos grupos. Os grupos terão duas aulas para a análise dos textos e preparação das apresentações. Na terceira aula, os grupos discutirão suas ideias em uma Roda de Debate. As duas últimas aulas serão dedicadas às apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos
  • Aula 2 e 3: Análise dos textos e preparação das apresentações
  • Aula 4: Roda de Debate
  • Aula 4.5: Apresentações finais

Avaliação

A avaliação se concentrará na participação ativa dos alunos ao longo do projeto, a qualidade e profundidade de sua análise textual, a criatividade e o engajamento demonstrados durante a preparação e execução das apresentações. Será dada ênfase especial à capacidade de trabalhar em colaboração, respeitando as ideias dos colegas e valorizando a diversidade religiosa. Feedback construtivo será fornecido após cada apresentação, realçando pontos fortes e áreas para melhoria. Exemplos de disponibilidade para o aprendizado, soluções criativas para a representação dos textos e a qualidade da discussão em grupo serão elementos chave na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos didáticos e materiais, incluindo cópias dos textos religiosos para cada grupo, cadernos ou dispositivos digitais para anotações durante a pesquisa, materiais para as apresentações criativas, como figurinos, instrumentos musicais ou outros objetos que possam ser usados para enriquecer as expressões artísticas. Além disso, um espaço adequado para a realização das Rodas de Debate e das apresentações finais é essencial.

  • Textos religiosos impressos ou digitais
  • Cadernos ou dispositivos digitais para anotações
  • Materiais para apresentações (figurinos, instrumentos, etc.)
  • Espaço adequado para Rodas de Debate e apresentações

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