Viagem pelas Escrituras Sagradas

Desenvolvida por: Odair … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa

A atividade 'Viagem pelas Escrituras Sagradas' é desenhada para introduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à riqueza da diversidade religiosa através do estudo e da apresentação de trechos de diferentes textos sagrados, como a Bíblia, o Corão, a Torá, os Sutras, entre outros. Divididos em grupos, os alunos receberão trechos selecionados desses textos para ler e analisar. Após essa fase de estudo, cada grupo apresentará para a classe os pontos principais, práticas e ensinamentos contidos nos trechos lidos. A atividade culminará em uma roda de debate onde os alunos compartilharão suas descobertas, discutindo as semelhanças e diferenças em termos de valores, ensinamentos de vida e práticas religiosas contidas nos textos. O objetivo é não apenas promover um entendimento mais profundo dessas religiões, mas também cultivar o respeito e a valorização pela diversidade religiosa, reconhecendo o papel vital que a tradição escrita tem na preservação das diferentes crenças ao longo da história.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o reconhecimento e a valorização da diversidade de textos religiosos escritos, destacando o papel essencial que a tradição escrita desempenha na preservação das memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos. Os alunos irão investigar e refletir sobre a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos nas diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos, desenvolvendo um entendimento mais amplo e profundo dessas práticas e seus ensinamentos. Por meio dessa exploração, espera-se que os estudantes ganhem uma nova perspectiva sobre a riqueza cultural e espiritual que as tradições religiosas oferecem, bem como aprendam a respeitar e valorizar a diversidade religiosa como um aspecto fundamental da sociedade humana.

  • Promover a valorização da diversidade religiosa.
  • Explorar e entender a importância da tradição escrita nas religiões.
  • Fomentar o respeito mútuo entre diferentes crenças religiosas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura crítica e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER01: Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
  • EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
  • EF06ER06: Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará uma introdução à diversidade religiosa, destacando a importância dos textos sagrados nas principais religiões do mundo. Será feito um estudo comparativo que incluirá a leitura de trechos selecionados, com ênfase nas semelhanças e diferenças em seus ensinamentos, práticas religiosas, ritos e simbologias. Através dessa análise, os alunos serão encorajados a refletir sobre o impacto desses textos na preservação das crenças religiosas e na maneira como as distintas tradições religiosas contribuem para a rica tapeçaria cultural da humanidade.

  • Introdução sobre a diversidade religiosa
  • Importância dos textos sagrados na preservação das crenças
  • Leitura e análise de trechos de textos sagrados
  • Comparação dos ensinamentos, práticas e rituais entre diferentes religiões

Metodologia

A metodologia da atividade será centrada na abordagem ativa de aprendizagem, promovendo a interação direta dos alunos com o material de estudo e com seus colegas. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um texto sagrado diferente para estudo. Serão utilizadas estratégias de leitura compartilhada e análise crítica para que os grupos identifiquem os pontos centrais, práticas e ensinamentos de cada texto. Posteriormente, a realização de uma roda de debate facilitará a troca de conhecimentos entre os alunos, permitindo um diálogo construtivo sobre as semelhanças e diferenças entre as religiões estudadas.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Estudo dirigido de textos sagrados.
  • Apresentações em grupo dos trechos estudados.
  • Roda de debate para troca de ideias e discussões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão agrupados e receberão os trechos dos textos religiosos para estudo e preparação das apresentações. Na segunda aula, os grupos farão suas apresentações seguidas da realização da roda de debate, abordando as reflexões e discussões acerca dos textos estudados.

  • Aula 1: Divisão de grupos e estudo dos trechos.
  • Aula 2: Apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Considerar-se-á a capacidade de leitura, interpretação e síntese na preparação das apresentações, assim como a qualidade e profundidade das contribuições de cada aluno durante a roda de debate. A habilidade de trabalhar em equipe, o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de estabelecer conexões entre os diferentes textos e práticas religiosas também serão critérios importantes. Um relatório reflexivo individual sobre o que foi aprendido durante a atividade poderá ser solicitado como parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cópias de trechos selecionados de diferentes textos sagrados, um espaço adequado para a realização da roda de debate, materiais para anotação e pesquisa como lápis, papel, acesso à biblioteca ou recursos online e um quadro ou flip chart para as apresentações dos grupos. A presença de materiais audiovisuais também pode ser uma valiosa adição para enriquecer as apresentações e debates.

  • Cópias de trechos de textos sagrados.
  • Espaço adequado para a roda de debate.
  • Materiais para anotação e pesquisa.
  • Quadro ou flip chart para apresentações.
  • Materiais audiovisuais para apoio às apresentações e debate.

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