Círculo das Crenças: Compartilhando Esperanças

Desenvolvida por: Evandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Diversidade das Práticas Espirituais

Nesta atividade intitulada 'Círculo das Crenças: Compartilhando Esperanças', alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na diversidade das práticas espirituais adotadas por pessoas durante momentos de adversidade, como em situações de doenças ou diante de desastres naturais. Formando um círculo, cada estudante compartilhará uma prática espiritual que pesquisou previamente, abordando orações, meditações, rituais, ou outras manifestações de fé. Após cada apresentação, o grupo engajará em uma roda de debate, discutindo os sentimentos, intenções e significados que permeiam essas práticas espirituais, buscando promover um ambiente de respeito mútuo e entendimento sobre a diversidade espiritual. Esta atividade se propõe não apenas a enriquecer o conhecimento dos alunos sobre diferentes crenças e práticas, mas também a cultivar o respeito, a empatia e a abertura para o diálogo inter-religioso.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste encontro é permitir que os alunos explorem e compreendam a riqueza e diversidade das práticas espirituais adotadas por indivíduos em momentos de adversidade, fomentando uma atmosfera de respeito e empatia pelas crenças alheias. Almeja-se que os estudantes reconheçam a importância dessas práticas como suporte emocional e espiritual para as pessoas, percebendo as semelhanças e diferenças entre diferentes tradições e manifestações de fé, além de promover habilidades de pesquisa, apresentação e debate crítico construtivo.

  • Explorar a diversidade de práticas espirituais adotadas em momentos de adversidade.
  • Promover o respeito e o entendimento mútuo sobre diferentes crenças e tradições espirituais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação oral e debate respeitoso.
  • Reconhecer a importância do suporte emocional e espiritual que essas práticas oferecem.
  • Cultivar a empatia pelas experiências espirituais alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07ER02: Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).
  • EF07ER05: Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de práticas espirituais variadas, explorando como diferentes culturas e religiões recorrem à sua fé em momentos de adversidades. Os alunos serão guiados a compreender como a espiritualidade pode ser uma fonte de consolo, esperança e união para as pessoas, destacando a relevância da tolerância religiosa e do diálogo inter-religioso na construção de uma sociedade mais empática e pacífica.

  • Diversidade de práticas espirituais e religiosas
  • O papel da espiritualidade em momentos de adversidade
  • Tolerância religiosa e diálogo inter-religioso

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta atividade é a Roda de Debate, favorecendo uma participação ativa dos alunos e promovendo o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos de maneira respeitosa e construtiva. Através dessa metodologia, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de escuta ativa, argumentação e respeito pelas opiniões alheias, ao mesmo tempo em que exploram as diversas práticas espirituais apresentadas por seus colegas.

  • Roda de Debate
  • Apresentação individual das pesquisas
  • Discussão em grupo
  • Reflexão coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em momentos de apresentação individual das pesquisas, seguida por uma roda de debate ampla, promovendo uma discussão rica e diversificada sobre as práticas espirituais em situações de adversidade.

  • Aula 1: Introdução à atividade, apresentações individuais e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação efetiva dos alunos, observando-se a qualidade das pesquisas apresentadas, a habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara e a capacidade de engajamento no debate de forma respeitosa e construtiva. A avaliação também considerará a habilidade dos alunos de ouvir ativamente e contribuir para o debate, assim como sua capacidade de reflexão sobre o aprendizado adquirido durante a atividade. Feedbacks construtivos serão providos para incentivar o desenvolvimento contínuo dessas habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um espaço físico que permita a formação de um círculo, promovendo um ambiente propício ao debate e compartilhamento. Materiais de apoio como projetor, para apresentações em PowerPoint ou vídeos, e acesso à internet para pesquisas de última hora, também serão de grande valia para enriquecer as apresentações e discussões dos alunos.

  • Espaço apropriado para formação de círculo
  • Projetor e tela para apresentações
  • Acesso à internet
  • Materiais para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo