Interconexão de Crenças: Entrevistando a Comunidade

Desenvolvida por: Matheu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Ecumenismo e Diversidade Religiosa

Nessa atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a diversidade presente dentro das várias denominações cristãs por meio de uma pesquisa de campo. Eles serão incentivados a entrevistar membros de diferentes tradições cristãs na comunidade, visando compreender melhor as diversas práticas, crenças e tradições. O processo de entrevista, além de ser um valioso método de aprendizagem ativa, possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, respeito pela diversidade e compreensão mais profunda do ecumenismo. Após a coleta de dados, os alunos irão organizar as informações e preparar uma apresentação que evidencie as semelhanças e diferenças entre as denominações, realçando a importância do respeito e do diálogo entre as diferentes tradições cristãs. Este plano de aula objetiva fornecer uma experiência educativa que alie conhecimento teórico com aprendizado prático, promovendo uma visão inclusiva e pluralista do cristianismo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade enfocam o desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e religiosa, especificamente dentro das várias denominações cristãs. Almejamos que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e apreciar as diversas formas de expressão da fé cristã, além de desenvolver habilidades de pesquisa, entrevista e apresentação. Neste contexto, espera-se que eles demonstrem um aumento no respeito pelas diferenças, bem como uma maior abertura para o diálogo ecumênico. Através desta atividade prática, os alunos também irão aprimorar suas habilidades comunicativas, tanto na coleta de dados quanto na exposição de suas descobertas, promovendo uma educação integral que valoriza o conhecimento empírico junto ao teórico.

  • Explorar a diversidade de práticas, tradições e crenças dentro do cristianismo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação efetiva e respeito pelo outro durante as entrevistas.
  • Organizar e sintetizar as informações coletadas para apresentação.
  • Compreender a importância do ecumenismo e do respeito entre diferentes tradições cristãs.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF07ER01) Analisar e compreender a diversidade cultural e religiosa do Brasil, identificando influências e contribuições de diferentes povos e grupos.
  • (EF07ER02) Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa, entendendo-a como um direito dos povos e dos indivíduos.

Conteúdo Programático

A elaboração deste plano de aula parte da premissa de que a educação em Ensino Religioso compreende não apenas a transmissão de conteúdos, mas também a formação cidadã, que incute respeito pela diversidade e promove a compreensão das diferentes culturas e tradições religiosas. Ao proporcionar aos alunos a experiência de entrevistar membros de várias denominações cristãs, buscamos ir além do conhecimento teórico, incentivando a vivência prática do respeito e do diálogo inter-religioso. Este tópico será abordado por meio de discussões em sala de aula, pesquisa de campo e atividades de reflexão, focalizando a diversidade dentro do cristianismo e a importância do ecumenismo.

  • Diversidade dentro das tradições cristãs
  • Práticas e crenças de diferentes denominações cristãs
  • Importância e conceitos do ecumenismo
  • Metodologia de entrevista

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade visa promover o engajamento direto dos alunos com o objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo e da interação com a comunidade. A partir das entrevistas realizadas, os alunos serão encorajados a atuar como investigadores ativos, desenvolvendo um olhar crítico e reflexivo sobre as informações coletadas. A análise e interpretação desses dados, seguida pela preparação de apresentações, permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado de forma dinâmica e significativa, promovendo além do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Preparação e planejamento das entrevistas
  • Realização de pesquisa de campo através de entrevistas
  • Organização e análise dos dados coletados
  • Preparação e apresentação das descobertas em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre a atividade, aprenderão conceitos chave e prepararão as entrevistas. A segunda aula será dedicada à apresentação e discussão dos resultados coletados.

  • Aula 1: Introdução ao ecumenismo e preparação das entrevistas.
  • Aula 2: Apresentação e discussão das descobertas.

Avaliação

A avaliação desta atividade se baseará na participação ativa dos alunos em todas as fases da pesquisa de campo, desde a preparação até a apresentação dos resultados. Será avaliada a capacidade de organização e síntese das informações coletadas, bem como a clareza e a profundidade da análise apresentada nas reflexões finais. Além disso, a forma como os alunos conduzem as entrevistas - respeitando as normas de conduta e demonstrando habilidades de comunicação eficaz - também será um importante critério. Exemplos de rubricas de avaliação incluem a qualidade e originalidade da apresentação, a profundidade da análise feita com base nas entrevistas e a participação ativa nas discussões em sala.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem material para registro das entrevistas, como cadernos e gravadores de áudio (ou smartphones com essa função), e acesso à internet para pesquisas complementares e preparação das apresentações. Além disso, será necessário um espaço adequado para a realização das apresentações e discussões em sala de aula, que possa acomodar todos os alunos confortavelmente e disponha de equipamentos de projeção.

  • Material para registro das entrevistas (cadernos, canetas, gravadores de áudio)
  • Acesso à internet para pesquisa e preparação das apresentações
  • Espaço em sala de aula com equipamento de projeção para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo