Lideranças Budistas e a Promoção dos Direitos Humanos

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Direitos Humanos e Lideranças Religiosas

Esta atividade educativa visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre como líderes budistas atuam ativamente na defesa e promoção dos direitos humanos globais. Através de uma metodologia ativa de aprendizagem, os estudantes serão incentivados a se engajar em uma investigação colaborativa sobre a vida, os ensinamentos e as ações de figuras budistas icônicas, como o Dalai Lama. Este projeto tem como objetivos não apenas ampliar o conhecimento dos alunos sobre o budismo e seus princípios éticos mas também inspirar uma reflexão sobre a importância da liderança espiritual na promoção da paz, justiça e igualdade em nossa sociedade. Os grupos utilizarão recursos digitais e impressos para coletar informações, as quais serão utilizadas para criar pôsteres informativos ou apresentações digitais. Este processo culminará em uma sessão de exposição e discussão em classe, proporcionando uma plataforma para a troca de ideias e reflexões sobre como as lições aprendidas podem ser aplicadas no contexto pessoal e comunitário dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre o papel dos líderes budistas na promoção dos direitos humanos e como seus ensinamentos podem influenciar positivamente a sociedade. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e apresentação, além de estimular a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas de relevância global. Também se busca promover o respeito e a tolerância para com diferentes tradições religiosas e filosóficas, incentivando uma cultura de paz e coexistência harmônica.

  • Explorar a vida e os ensinamentos de líderes budistas notáveis.
  • Identificar contribuições de líderes budistas à promoção dos direitos humanos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da liderança espiritual na atualidade.
  • Promover a tolerância e o respeito pelas diferentes tradições religiosas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07ER01: Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
  • EF07ER02: Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).
  • EF07ER07: Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a introdução ao budismo, focando em sua perspectiva sobre a paz, justiça e direitos humanos. Através da análise de casos de líderes budistas, como o Dalai Lama, os estudantes aprenderão sobre o impacto de suas ações e palavras no âmbito global. A atividade abordará conceitos de liderança espiritual e seu papel na sociedade, estimulando a compreensão e o respeito pelas diversas religiões e suas contribuições para o bem comum.

  • Introdução ao Budismo e seus princípios éticos
  • Estudo da vida e contribuições do Dalai Lama e outros líderes budistas
  • O papel das lideranças religiosas na defesa dos direitos humanos
  • Discussão sobre tolerância religiosa e cooperação inter-religiosa

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio de uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Divididos em grupos, eles conduzirão pesquisas online e em bibliotecas, buscando informações sobre a vida e obra de líderes budistas e seu impacto na promoção dos direitos humanos. Após a coleta de dados, os grupos criarão pôsteres ou apresentações digitais para compartilhar suas descobertas com a turma. Discussões em classe serão facilitadas para refletir sobre o impacto dessas lideranças e como seus ensinamentos podem ser aplicados na vida dos estudantes.

  • Pesquisa em grupo sobre líderes budistas
  • Criação de pôsteres informativos ou apresentações digitais
  • Sessão de exposição e discussão em classe
  • Reflexão sobre a aplicabilidade dos ensinamentos budistas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro sessões de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução ao tema e à divisão dos grupos de pesquisa. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na pesquisa e na criação de seus pôsteres ou apresentações. A última aula será destinada à exposição dos trabalhos e à discussão em classe.

  • Aula 1: Introdução ao budismo e à atividade; formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e desenvolvimento dos pôsteres ou apresentações.
  • Aula 4: Exposição dos trabalhos e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação desta atividade levará em conta a eficácia da pesquisa realizada pelos grupos, a qualidade e a criatividade dos pôsteres ou apresentações digitais, bem como a participação e envolvimento dos alunos nas discussões em classe. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de estabelecer conexões entre os ensinamentos dos líderes budistas estudados e as questões contemporâneas de direitos humanos. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na apresentação das informações, profundidade da análise, criatividade no design dos pôsteres ou apresentações e contribuições individuais para as discussões em classe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet para pesquisa, materiais para criação de pôsteres (papel, marcadores, colas, tesouras) ou software de apresentação digital (como PowerPoint ou Google Slides) para aqueles que optarem por apresentações digitais. Será igualmente útil disponibilizar uma lista de websites confiáveis e bibliografia sobre o budismo e seus líderes, bem como acesso à biblioteca escolar ou recursos online para pesquisas adicionais.

  • Internet e dispositivos para pesquisa online
  • Materiais para confecção de pôsteres
  • Computadores com software para apresentações digitais
  • Lista de recursos recomendados para pesquisa
  • Acesso à biblioteca escolar ou recursos online

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