A atividade 'Meu Lugar no Mundo: Explorando Identidades' propõe uma reflexão profunda sobre como as diversas culturas e crenças influenciam no desenvolvimento da identidade individual e no sentimento de pertencimento. Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos terão a oportunidade de iniciar um diálogo enriquecedor sobre suas próprias experiências, valores e sonhos. Antes da aula, será solicitado aos estudantes que se preparem assistindo vídeos e lendo textos selecionados sobre o impacto das diferentes crenças e culturas na formação da identidade pessoal. Em sala, compartilharão suas reflexões em círculos de diálogo, incentivando a troca de experiências e a ampliação das perspectivas de mundo. Por fim, será desenvolvido um 'Mapa de Autoconhecimento', onde cada aluno destacará aspectos importantes de sua identidade, crenças e aspirações futuras. Esta atividade não só promoverá um ambiente de autoaceitação e respeito às diversidades, mas também incentivará os alunos a pensar criticamente sobre o papel da cultura e da religião em suas vidas.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de explorar e refletir sobre sua própria identidade, crenças, e projetos de vida. Os objetivos incluem: promover a autoaceitação, reconhecer e respeitar a diversidade cultural e religiosa, desenvolver habilidades de comunicação e empatia ao compartilhar e ouvir as histórias de outros, fomentar o pensamento crítico ao analisar como o contexto cultural e religioso influencia suas visões de mundo, e estimular a criatividade e o autoconhecimento através da criação de um 'Mapa de Autoconhecimento'.
O conteúdo programático abordado nesta atividade se concentra na importância da identidade individual e cultural, causas e efeitos das crenças pessoais, e o poder e influência da cultura e religião na formação da identidade e na perspectiva de vida. Exploraremos esses conceitos através de uma abordagem multidisciplinar, utilizando recursos multimídia, debates guiados e projetos criativos, proporcionando um aprendizado profundo e significativo.
A atividade adota metodologias ativas para engajar os alunos em um processo profundo de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos venham preparados para as discussões em sala, após se envolverem com o material proposto antecipadamente. A Roda de Debate promoverá um ambiente de troca respeitosa de ideias e experiências. A Aprendizagem Baseada em Projetos, por sua vez, será aplicada na criação do 'Mapa de Autoconhecimento', fomentando a reflexão pessoal e a criatividade.
A atividade totalizará 7 horas, divididas em 8.4 aulas de 50 minutos. Inicialmente, é dedicado tempo para a preparação pré-aula com materiais indicados. Segue-se com a partilha em círculo de diálogo, dividida em duas sessões. O desenvolvimento do 'Mapa de Autoconhecimento' ocupará três sessões. Concluímos com uma sessão de apresentação dos mapas e reflexões finais.
A avaliação será baseada na participação ativa nos círculos de diálogo, demonstrando entendimento e reflexão sobre os temas discutidos. O 'Mapa de Autoconhecimento' será avaliado quanto à sua originalidade, profundidade de reflexão e conexão com os conceitos explorados em aula. Serão avaliados também a capacidade de trabalho em equipe durante as discussões e o respeito à diversidade de opiniões.
Para a realização desta atividade, serão utilizados vídeos e textos sobre identidade e cultura como preparação pré-aula. Em sala, será necessário um espaço que permita a formação de círculos de diálogo. Para o 'Mapa de Autoconhecimento', serão necessários materiais como papel, lápis, canetas coloridas e adesivos. Recursos adicionais incluem acesso à Internet, projetor e alto-falante para a apresentação dos materiais e dos mapas finais.
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