Viagem pelo Mapa da Fé

Desenvolvida por: Brenda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Espiritualidade

Esta proposta envolve a construção de um mapa que representa as diversas práticas religiosas ao redor do mundo. A primeira aula introduzirá conceitos teóricos das diferentes práticas espirituais em várias culturas, promovendo debates em sala. Na segunda aula, os alunos trabalharão em equipes para criar um mapa físico, desenhando e destacando símbolos representativos de cada prática, conectando eventos históricos e sociais às suas tradições de fé, sem uso de tecnologia digital. Este exercício visa ampliar o entendimento sobre a diversidade religiosa, promover o respeito à diversidade cultural e incentivar o pensamento crítico ao explorar as interconexões entre religião, história e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é fomentar a compreensão e o respeito pelas diversas práticas religiosas ao redor do mundo. Espera-se que os alunos consigam reconhecer e respeitar as diferentes práticas espirituais, identificando suas manifestações culturais e sociais. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação ao debater sobre a presença e a influência das religiões na história e na sociedade contemporânea. Trabalhar em equipe para criar um mapa físico reforça competências colaborativas e respeitosas, essenciais para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

  • Reconhecer e respeitar as diversas práticas religiosas e suas manifestações culturais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Promover o trabalho colaborativo e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07ER01: Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
  • EF07ER02: Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa abranger as práticas religiosas em diferentes culturas, destacando suas origens, desenvolvimento e impacto social. O mapeamento dos símbolos e tradições espirituais proporciona uma compreensão mais profunda das religiões, abarcando aspectos históricos, geográficos e culturais. Ao revisar os eventos históricos e sociais associados às tradições religiosas, os alunos poderão identificar a construção de significados e valores que influenciam o cotidiano das comunidades.

  • Práticas religiosas e suas manifestações culturais.
  • Impacto social e histórico das religiões.
  • Mapeamento simbólico das tradições espirituais.

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem colaborativa e no aprendizado empírico. Na primeira aula, são introduzidos debates, promovendo a participação ativa e o respeito mútuo entre os alunos, enriquecendo o entendimento sobre a diversidade de crenças. Na segunda aula, o foco é o trabalho prático, onde os alunos se envolvem na atividade 'mão-na-massa', criando um mapa que materializa o conhecimento adquirido, integrando aspectos históricos, culturais e sociais à representação visual das tradições religiosas.

  • Aprendizagem colaborativa através de debates.
  • Atividade prática para consolidação do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas distintas, cada uma com 50 minutos de duração. Na primeira aula, os alunos são introduzidos aos conceitos teóricos das práticas religiosas mundiais, através de debates e discussões orientadas. A segunda aula é dedicada à atividade prática, onde as equipes se organizam para a criação do mapa, incentivando a criatividade e a colaboração sem o uso de recursos digitais, permitindo a exploração das habilidades manuais e artísticas dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos teóricos das práticas religiosas e realização de debates.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema do dia: práticas religiosas ao redor do mundo. Comente brevemente sobre a importância do respeito à diversidade e como a religião pode influenciar a cultura e a história.
    Oriente os alunos a pensarem sobre diferentes religiões que conhecem e como essas são representadas em suas vidas cotidianas. Permita que compartilhem suas ideias em uma breve discussão.

    Momento 2: Apresentação Conceitual (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente brevemente os conceitos teóricos das principais práticas religiosas no mundo. Use exemplos de tradições, símbolos e crenças, ressaltando a diversidade e riqueza cultural. Conceitos como hinduísmo, budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo devem ser mencionados.
    É importante que os alunos façam perguntas e demonstrem curiosidade. Permita espaço para que algumas dúvidas sejam levantadas e respondidas.
    Avalie a participação dos alunos conforme eles interagem com o tema proposto.

    Momento 3: Debate Estruturado (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e distribua um tema específico de prática religiosa para cada grupo discutir, como valores, rituais ou influências sociais.
    Oriente-os a escolher um representante para compartilhar brevemente suas percepções e pontos levantados durante o debate.
    Permita que cada representante exponha suas conclusões ao restante da classe, estimulando o respeito e a consideração pelas diferentes opiniões expressas.
    Observe se os alunos estão respeitando as opiniões dos colegas e contribua para esclarecer mal-entendidos caso surjam.
    Avalie a capacidade dos alunos em argumentar e ouvir ativamente.

    Momento 4: Síntese e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula resumindo os principais pontos discutidos e reforçando a importância do respeito à diversidade religiosa. Pergunte aos alunos o que mais chamou sua atenção durante a aula e como isso pode influenciar sua visão de mundo.
    É crucial que, neste momento, os alunos sintam que tiveram a oportunidade de expressar e ouvir diferentes pontos de vista.
    Ofereça um feedback positivo sobre a participação e engajamento da turma.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:

    Para garantir que todos os alunos estejam envolvidos de forma inclusiva nos momentos planejados, considere algumas estratégias: assegurar que os materiais de apoio, se houver, sejam visualmente acessíveis para todos os estudantes; mantenha uma atenção especial aos alunos que possam ser mais tímidos ou relutantes em participar, incentivando-os gentilmente a compartilhar suas ideias sem pressioná-los. Utilize diferentes formas de comunicação, como o uso de expressões corporais ou dinâmicas para facilitar a participação de todos. Esteja aberto a adaptar o formato do debate e dos grupos para incluir alunos que possam se beneficiar de um suporte adicional. Mantenha sempre um olhar atento para garantir que o ambiente seja acolhedor e respeitoso para que todos se sintam confortáveis em participar.

  • Aula 2: Criação colaborativa de um mapa representativo das práticas religiosas mundiais.
  • Momento 1: Revisão e Planejamento da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve revisão dos conceitos discutidos na aula anterior sobre diversas práticas religiosas. Em seguida, explique que os alunos trabalharão colaborativamente para criar um mapa que represente essas práticas. Divida a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada grupo uma ou duas religiões para pesquisar e representar.

    Momento 2: Discussão e Definição de Símbolos (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a discutirem em seus grupos sobre quais símbolos representam melhor as práticas religiosas que receberam. Forneça materiais de apoio, como revistas e livros sobre tradições religiosas, para facilitar a escolha. Circulando pela sala, observe as discussões e ofereça suporte ou sugestões quando necessário.

    Momento 3: Criação do Mapa Coletivo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papéis e materiais de desenho, como pincéis e lápis de cor, e instrua os grupos a iniciar a criação do mapa coletivo. Cada grupo deve desenhar e colorir suas áreas ou símbolos representativos, incluindo breves anotações sobre a importância e impacto de cada prática religiosa na história e sociedade. É importante que os grupos colaborem entre si para manter a harmonia estética do mapa.

    Momento 4: Apresentação e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo apresente suas contribuições ao mapa, explicando suas escolhas de símbolos e a relevância histórica e cultural das práticas selecionadas. Incentive perguntas e debates respeitosos entre os alunos. Durante as apresentações, avalie a originalidade e precisão das informações fornecidas, assim como a criatividade na execução.

Avaliação

Para a avaliação, são propostos métodos que contemplam tanto a participação nos debates quanto o produto final do trabalho em grupo. A observação da interação e colaboração entre os alunos durante os debates será considerada, assim como a originalidade e a precisão histórica do mapa físico produzido. As metodologias avaliativas incluem, por exemplo, a avaliação contínua através de feedback formativo, que oferece suporte individualizado pertinente às dificuldades encontradas por cada aluno, e a autoavaliação, que promove o protagonismo e a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizado. Esses métodos cumprem a função de verificar se os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem, oferecendo também oportunidades de ajustes e desenvolvimento contínuo.

  • Participação e interação nos debates.
  • Originalidade e precisão histórica do mapa.
  • Aplicação do feedback formativo e autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade abrangem materiais acessíveis e de fácil aquisição, onde o uso da criatividade será incentivado. Serão disponibilizados papéis de diferentes tipos para a confecção dos mapas, pincéis, lápis de cor, revistas para recorte e colagem, livros sobre tradições religiosas (como referência) e exemplos de mapas tradicionais que podem ser adaptados. Os materiais devem estimular a pesquisa e a criação, sem encarecer o processo educativo.

  • Papéis, pincéis e lápis de cor.
  • Revistas e livros sobre tradições religiosas.
  • Exemplos de mapas tradicionais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga de trabalho dos professores, mas garantir a inclusão e acessibilidade deve continuar a ser uma prioridade para promover um ambiente de aprendizagem equitativo. No entanto, como as condições específicas dos alunos indicam que não há deficiências ou condições listadas, recomenda-se adotar práticas inclusivas de forma geral, como o incentivo ao trabalho em grupo heterogêneo que respeite a diversidade de perspectivas e promova a inclusão. Sugere-se também adaptações mínimas, como ajustes no ritmo da aula e abordagem mais reflexiva para incluir todos os alunos e oferecer oportunidades de participação efetivas de forma equitativa. A monitoria realizada no processo deve evitar a exclusão e encorajar a colaboração entre todos, respeitando cada individualidade e promovendo um espaço de pleno respeito à diversidade e à igualdade.

  • Promoção do trabalho em grupos heterogêneos.
  • Adaptação no ritmo das aulas para inclusão.
  • Monitoria para prevenir exclusão e garantir colaboração.

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