Caçadores de Virtudes

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Filosofias de Vida e Tradições Religiosas

A atividade 'Caçadores de Virtudes' destina-se a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo facilitar a compreensão e o respeito pelas diversas filosofias de vida e tradições religiosas. Nesta dinâmica, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, com a tarefa de explorar uma filosofia de vida ou tradição religiosa específica atribuída aleatoriamente. Cada grupo deverá pesquisar e identificar os princípios éticos fundamentais de sua filosofia ou tradição, bem como discutir suas aplicações práticas para promover a cooperação, o respeito mútuo e a compreensão no cotidiano. Após um período de pesquisa e preparação, os grupos apresentarão suas descobertas em uma Roda de Debate, encorajando a troca de ideias, o desenvolvimento da empatia e o pensamento crítico. Esta atividade busca não apenas ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diversas maneiras pelas quais as pessoas orientam suas ações por valores éticos, mas também promover um ambiente de respeito e abertura para o aprendizado mútuo entre culturas e crenças diversas.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são desenvolver nos alunos a capacidade de pesquisa, análise crítica e empatia ao se depararem com filosofias de vida e tradições religiosas diferentes das suas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e compreender os princípios éticos fundamentais de diferentes crenças e visões de mundo, reconhecendo a importância da cooperação, do respeito mútuo e da compreensão intercultural. Através da Roda de Debate, pretende-se fomentar o diálogo construtivo, incentivando os alunos a expressarem suas ideias de forma respeitosa e aberta, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Reconhecer e explorar princípios éticos de diferentes filosofias de vida e tradições religiosas.
  • Promover empatia, respeito mútuo e compreensão entre culturas e crenças diversas.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Fomentar a capacidade de diálogo e debate respeitoso.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba a análise crítica de filosofias de vida e tradições religiosas, destacando a importância de seus princípios éticos na sociedade. Através da exposição e discussão em grupo, os alunos terão a oportunidade de explorar como essas crenças influenciam o comportamento individual e coletivo, promovendo uma visão mais ampla e aprofundada sobre a ética e o respeito às diferenças. Serão abordadas as contribuições destas filosofias para diferentes campos da sociedade, como política, saúde, educação e economia, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da liberdade de pensamento e crença.

  • Princípios éticos fundamentais de diversas filosofias de vida e tradições religiosas.
  • Aplicação dos princípios éticos no cotidiano.
  • Influência das filosofias e tradições religiosas em diferentes campos da sociedade.
  • Promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

Metodologia

A atividade será realizada através da metodologia ativa de aprendizagem, utilizando a Roda de Debate para promover a interação e o engajamento dos alunos. Após a formação dos grupos e a atribuição das filosofias ou tradições religiosas, os alunos serão guiados na pesquisa e no desenvolvimento de apresentações que abordem os princípios éticos, aplicações práticas e importância societal de sua filosofia ou tradição. As apresentações serão seguidas de um debate orientado, permitindo que os grupos exponham suas descobertas e discutam as contribuições de cada tradição para a formação de uma sociedade ética e respeitosa.

  • Divisão dos estudantes em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caçadores de Virtudes' será realizada ao longo de dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os grupos receberão suas filosofias ou tradições para pesquisa e iniciarão a preparação de suas apresentações. O segundo encontro será dedicado às apresentações dos grupos e à realização da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos grupos, na clareza e coesão das apresentações e na participação ativa e respeitosa no debate. Será considerado o esforço em entender e respeitar as diversas filosofias e tradições religiosas apresentadas, bem como a capacidade de relacionar os princípios éticos discutidos com situações do cotidiano e sua aplicabilidade em promover uma sociedade mais justa e compreensiva. Exemplos de critérios de avaliação incluem: cobertura abrangente dos tópicos atribuídos, originalidade da análise, habilidades de apresentação e engajamento construtivo durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos didáticos como acesso à biblioteca e à internet para pesquisa, materiais para criação de apresentações (como programas de slides e cartazes) e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Além disso, serão fornecidas sugestões de leituras e recursos online como ponto de partida para a pesquisa de cada grupo.

  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa.
  • Materiais para apresentações (papel, canetas, programa de slides).
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.

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