Na atividade 'De pergaminhos a posts: A evolução da comunicação religiosa', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão explorar e analisar como diferentes denominações religiosas têm comunicado suas mensagens ao longo da história até os dias atuais, com um foco especial na transição das mídias tradicionais para as digitais. Esta atividade baseada em projetos envolverá pesquisa, colaboração em grupo, desenvolvimento de habilidades digitais e apresentações, proporcionando um amplo entendimento das estratégias de comunicação adotadas pelas religiões e como estas têm evoluído com o advento das novas tecnologias. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, cada um selecionando uma denominação religiosa para estudar. Eles desenvolverão linhas do tempo interativas ou digitais que ilustrem marcos importantes, inovações tecnológicas e mudanças nos métodos de comunicação, desde manuscritos antigos até a era digital e mídias sociais. A análise crítica sobre o impacto dessas transições na disseminação e recepção de mensagens religiosas é um componente integral da atividade.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de como as denominações religiosas utilizaram e continuam a usar as tecnologias de mídia para comunicar suas mensagens. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e análise crítica, além de competências digitais ao criar linhas do tempo interativas. Esta atividade também visa fomentar a colaboração e o diálogo entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso frente à diversidade religiosa.
A temática abordada nesta atividade engloba a história das comunicações nas religiões, enfatizando a transição de mídias tradicionais para digitais. Isso inclui o entendimento de como os métodos de comunicação religiosa foram impactados pelo surgimento de novas tecnologias e mídias sociais, evidenciando a dinâmica entre a tradição e a inovação no contexto religioso.
Esta atividade será conduzida através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, combinando elementos da Sala de Aula Invertida, Atividade Mão-na-Massa e a Roda de Debate. Os alunos serão encorajados a pesquisar autonomamente dentro e fora da sala de aula, com o suporte tecnológico necessário, para a construção das linhas do tempo digitais. As sessões de debate em grupo promoverão a troca de ideias e o aprofundamento crítico sobre o tema.
As 6 aulas de 40 minutos serão organizadas da seguinte maneira: Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos. Aulas 2 e 3: Pesquisa e seleção de informações. Aulas 4 e 5: Desenvolvimento das linhas do tempo digitais. Aula 6: Apresentação dos projetos e Roda de Debate.
A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final. Os critérios incluirão: qualidade da pesquisa conduzida, profundidade da análise crítica, criatividade e inovação na apresentação da linha do tempo, habilidades de colaboração em equipe, e engajamento durante a Roda de Debate. Será adotado um sistema de pontuação para cada critério, permitindo uma avaliação holística do aprendizado dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa e desenvolvimento das linhas do tempo digitais, projeção multimídia para as apresentações e materiais de escrita para anotações durante as fases de pesquisa e debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula