Debate na Roda Viva

Desenvolvida por: Janaín… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Influência das filosofias de vida e tradições religiosas na esfera pública

O Debate na Roda Viva é uma atividade prática destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, onde são encorajados a participar de uma roda de debate. Eles irão discutir como filosofias de vida e tradições religiosas influenciam campos como a política, saúde, educação e economia. Cada aluno escolherá um desses campos para explorar e apresentará argumentos que serão debatidos e questionados por seus colegas. Esta atividade tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico, promover a habilidade de argumentação e permitir que os alunos reflitam sobre as implicações sociais e culturais que essas influências podem ter em suas vidas e comunidades.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é aprimorar nos alunos a habilidade de argumentação e fomentar o pensamento crítico em relação à influência das filosofias de vida e tradições religiosas nos diferentes aspectos da esfera pública. Espera-se que os alunos se tornem mais conscientes do impacto dessas tradições em suas vidas, desenvolvendo a capacidade de refletir criticamente sobre o tema e formular suas próprias opiniões fundamentadas.

  • Desenvolver a habilidade de argumentação.
  • Promover o pensamento crítico.
  • Refletir sobre a influência das tradições religiosas na esfera pública.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08ER04: Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
  • EF08ER05: Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública.
  • EF08ER06: Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado nas principais filosofias de vida e tradições religiosas e sua relação com os campos de política, saúde, educação e economia. Os alunos deverão estar preparados para discutir estes temas, reconhecendo as diversas visões e práticas culturais e políticas associadas.

  • Filosofias de vida e suas características.
  • Tradições religiosas e práticas culturais.
  • Influência política das tradições religiosas.
  • Impactos na saúde e educação.
  • Economia e religiosidade.

Metodologia

A metodologia adotada será ativa e participativa, através do formato de roda de debate. Os alunos terão a oportunidade de escolher seus campos de interesse, realizar pesquisas sobre as influências específicas e apresentar seus argumentos. Este formato permitirá que cada aluno desenvolva sua capacidade de ouvir e dialogar com diferentes perspectivas.

  • Pesquisa individual sobre o tema escolhido.
  • Apresentação dos argumentos.
  • Debate em grupo.
  • Momento de perguntas e respostas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, que será dividida em momentos de preparação, apresentação e debate, garantindo que todos os alunos tenham tempo de expressão e troca de ideias.

  • 10 minutos: Introdução e divisão de grupos.
  • 20 minutos: Pesquisa e preparação dos argumentos.
  • 20 minutos: Apresentação e debate.
  • 10 minutos: Reflexão final e feedback.

Avaliação

A avaliação será feita com base na participação ativa dos alunos, a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de respeitar e questionar construtivamente as opiniões dos colegas. Os critérios incluem clareza e coerência dos argumentos, utilização de dados e informações relevantes, bem como a habilidade de escuta e interação durante o debate. Exemplos são a formulação de perguntas pertinentes e respostas bem embasadas, além da capacidade de realizar críticas construtivas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluirão textos introdutórios sobre as filosofias de vida e tradições religiosas, acesso a fontes de pesquisa, como livros e artigos selecionados, e espaços adequados para a realização do debate, garantindo um ambiente confortável e adaptado à troca de ideias.

  • Material de pesquisa (textos base, artigos, livros).
  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Espaço adequado para debates.
  • Materiais de papelaria (papéis, canetas).

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