A atividade 'Diálogos Inter-religiosos' é projetada para introduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à diversidade das tradições religiosas e suas diferentes percepções sobre temas fundamentais como a vida, a morte e o propósito da existência. Por meio de uma metodologia ativa, especificamente a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade busca promover um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, onde os alunos assumem os papéis de representantes de diversas tradições religiosas. Eles irão preparar e apresentar dialogadamente suas compreensões sobre os temas propostos, seguido de debates estruturados com base em regras de respeito mútuo e escuta ativa. O objetivo é estimular uma compreensão profunda e respeitosa das várias visões de mundo, destacando a importância do diálogo inter-religioso para a construção de uma coexistência pacífica e enriquecedora entre as diferentes culturas e religiões presentes na sociedade.
Nesta atividade, almeja-se proporcionar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma aproximação e compreensão significativas da pluralidade religiosa, estimulando reflexões sobre concepções de mundo, vida e morte através das diferentes tradições religiosas. Deseja-se promover habilidades de pesquisa, argumentação, respeito às diferenças, escuta ativa e oratória, além de fomentar o desenvolvimento da empatia e do respeito mútuo. Ao engajar os alunos em um processo ativo de aprendizagem e diálogo, esta atividade visa contribuir para a formação de indivíduos capazes de dialogar e entender a diversidade como um valor enriquecedor para a sociedade.
Para atingir os objetivos de aprendizagem propostos, o conteúdo programático abordará uma diversidade de tradições religiosas, levantando aspectos fundamentais de suas doutrinas, rituais e ensinamentos sobre a vida, morte e propósito existencial. Esta abordagem multidimensional permitirá aos alunos uma imersão nas diversas visões de mundo, ultrapassando estereótipos e promovendo uma compreensão aprofundada e respeitosa das diferenças.
Esta atividade será conduzida por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, estimulando os alunos a assumirem funções ativas no processo educativo. Serão implementadas estratégias didáticas que envolvem pesquisa, preparação de apresentações, debates e atividades lúdicas para facilitar o engajamento e aprofundamento nos temas abordados. A metodologia favorece a interatividade, colaboração e reflexão crítica, elementos fundamentais para a compreensão das diferentes visões de mundo e o exercício do diálogo inter-religioso.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e à metodologia, seguida da formação dos grupos e início das pesquisas. Na segunda aula, os alunos apresentarão suas descobertas, seguidas de debates. Este cronograma permite a imersão dos alunos nos temas e a preparação adequada para as apresentações e debates.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades propostas, na qualidade das pesquisas e apresentações realizadas e na habilidade de engajar no debate de maneira respeitosa e construtiva. Serão avaliados também a capacidade de escuta ativa, o respeito pelas diferentes opiniões e o uso adequado dos conhecimentos adquiridos para fundamentar suas posições nos debates. Exemplos de comportamentos avaliativos incluem a clareza e profundidade das apresentações, a habilidade de responder a perguntas de forma reflexiva e o esforço para compreender perspectivas diferentes durante os debates.
Para apoiar efetivamente a aprendizagem, serão utilizados recursos didáticos como artigos, vídeos e material interativo sobre as diferentes tradições religiosas. Materiais de apoio para realizar as pesquisas e preparar as apresentações também serão disponibilizados, além de utilizar recursos de tecnologia educacional para facilitar a interação e o diálogo.
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