Filosofias de Vida e a Sociedade

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Religião e Filosofia]
Temática: [Influência das Filosofias e Tradições Religiosas na Esfera Pública]

A aula intitulada 'Filosofias de Vida e a Sociedade' tem como propósito engajar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em discussões sobre como diferentes filosofias e tradições religiosas impactam áreas cruciais da esfera pública, como política, saúde, educação e economia. Utilizando a Roda de Debate, a atividade promove um ambiente onde pequenos grupos analisam variados campos da sociedade, destacando influências positivas ou negativas de diferentes filosofias de vida. Os debates pretendem desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de argumentação dos alunos, além de aumentar a compreensão deles sobre a diversidade de pensamentos e práticas ao redor do mundo. Após as rodadas de discussão em grupos, os alunos participam de uma conversa em sala, ampliando a análise para o contexto contemporâneo e considerando o impacto duradouro dessas filosofias sobre a sociedade moderna.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da consciência crítica dos alunos sobre as influências ideológicas no cotidiano. Ao analisar como filosofias e crenças moldam as decisões nos campos social e pessoal, os alunos são encorajados a reconhecer e respeitar diferentes perspectivas. Essa abordagem permite que eles compreendam o papel das filosofias na formação de comportamentos coletivos e individuais, além de refletirem sobre sua própria visão de mundo.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação.
  • Reconhecer e respeitar diversas perspectivas filosóficas e religiosas.
  • Compreender o impacto das filosofias sobre escolhas pessoais e sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08ER01: Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
  • EF08ER03: Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.
  • EF08ER04: Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma exploração detalhada das várias tradições filosóficas e religiosas, destacando suas origens, características principais e influências no mundo moderno. Os alunos são encorajados a identificar e debater aspectos específicos que afetam diretamente temas como política e economia. O programa inclui exemplos de movimentos filosóficos que têm impactos significativos em diferentes culturas e sociedades, incentivando um diálogo franco sobre suas relevâncias atuais.

  • Introdução às tradições filosóficas e religiosas.
  • Impactos na política, saúde, educação e economia.
  • Movimentos filosóficos e suas influências culturais.

Metodologia

A metodologia gira em torno da dinâmica participativa e colaborativa da Roda de Debate, onde os alunos trabalham em pequenos grupos para explorar e defender diferentes perspectivas. Esse método facilita o aprendizado ativo, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e escuta. A fase de discussão em sala de aula oferece uma oportunidade para reflexão aprofundada, promovendo a análise crítica coletiva e o intercâmbio de ideias.

  • Roda de Debate em grupos.
  • Discussão em grande grupo sobre análises apresentadas.
  • Reflexão e feedback coletivos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma carga horária de 1,5 horas, dividida em duas aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e organizados em grupos para debaterem seus tópicos escolhidos. A segunda aula será dedicada à apresentação dos resultados dos debates e a uma discussão coletiva em sala, para consolidar o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos para o debate.
  • Aula 2: Apresentação dos resultados e discussão em sala.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação e contribuição durante os debates e discussões. Serão considerados o envolvimento, a qualidade das argumentações apresentadas e o respeito pelas perspectivas dos demais colegas. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e coerência dos argumentos, capacidade de ouvir e responder aos argumentos dos outros, e a habilidade de integrar diferentes perspectivas em suas conclusões. Além disso, será feita uma autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu desempenho e aprendizado ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, uma variedade de recursos será utilizada. A sala deverá estar equipada para acomodar a formação de grupos e permitir uma fácil organização do espaço para a Roda de Debate. Os materiais didáticos incluem textos introdutórios de diversas tradições filosóficas e religiosas, que servirão de ponto de partida para as discussões.

  • Cartazes e marcadores para anotações.
  • Textos introdutórios sobre filosofias e tradições religiosas.
  • Cadeiras dispostas em círculo para facilitar os debates.

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