Interferências Sagradas: Religião na Sociedade

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: O impacto das religiões nas esferas públicas

A atividade 'Interferências Sagradas: Religião na Sociedade' é desenhada para ajudar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a entender como diferentes filosofias de vida e tradições religiosas moldam e são moldadas pelas esferas públicas, como política, saúde, educação e economia. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos vêm preparados com pesquisas feitas em casa sobre o tema. A primeira fase da aula envolve o compartilhamento dessas pesquisas, promovendo uma rica troca de conhecimentos. Em seguida, os estudantes se agrupam para criar cartazes que ilustrem as influências das religiões nas esferas públicas citadas, abordando tanto contribuições positivas quanto possíveis conflitos originados. O objetivo é cultivar uma visão crítica a respeito da presença da religião na vida pública e enfatizar a importância da liberdade de pensamento e crença.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem capacitar os alunos a analisar criticamente como diferentes filosofias de vida e visões religiosas influenciam e são influenciadas pelas esferas públicas. Os alunos irão explorar os princípios éticos por trás dessas filosofias e tradições religiosas, discutindo seu papel em diversos campos, como política, saúde, educação e economia. Além disso, a atividade visa promover a compreensão e importância da liberdade de pensamento, crenças e convicções, explorando práticas e políticas públicas voltadas para essa liberdade.

  • Promover uma compreensão aprofundada do impacto das religiões nas esferas públicas
  • Fomentar habilidades críticas e analíticas sobre a influência religiosa em diversos campos
  • Estimular a apreciação da liberdade de pensamento e crença

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08ER02: Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
  • EF08ER04: Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
  • EF08ER06: Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

Conteúdo Programático

Durante este módulo, exploraremos o papel das religiões nas esferas públicas, enfocando como suas filosofias e práticas podem moldar políticas, saúde, educação e economia. Analisaremos exemplos históricos e contemporâneos, estimulando o pensamento crítico para avaliar os impactos positivos e conflitos que surgem da interação entre religião e sociedade.

  • O papel das religiões na política
  • Influência das crenças na saúde e no bem-estar
  • Contribuições e desafios no campo da educação
  • Economia e os princípios éticos das tradições religiosas

Metodologia

Adotamos a Sala de Aula Invertida, uma metodologia ativa que permite aos alunos a preparação prévia sobre o tema, incentivando a participação ativa durante as aulas. Essa abordagem envolve primeiramente a socialização das pesquisas feitas pelos alunos, seguida de atividades de trabalho em grupo para a criação de cartazes, induzindo ao debate, reflexão e síntese visual dos temas explorados.

  • Pesquisa individual pré-aula
  • Socialização das informações pesquisadas
  • Criação colaborativa de cartazes
  • Debates guiados em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Este módulo está organizado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciam a criação dos cartazes em grupos. A segunda aula será dedicada à finalização dos cartazes e a um debate orientado sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas e início da construção dos cartazes
  • Aula 2: Finalização dos cartazes e debate sobre as influências das religiões nas esferas públicas

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na qualidade e profundidade das pesquisas apresentadas, e no conteúdo e criatividade dos cartazes criados. Serão considerados a capacidade de argumentação, o entendimento e a correta representação dos temas. A avaliação qualitativa focará no engajamento, colaboração e reflexão crítica sobre a importância da coexistência das diversas tradições religiosas na sociedade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, utilizaremos recursos como artigos e vídeos online sobre o tema, além do material para a criação dos cartazes (papel cartão, marcadores, revistas para recorte, cola, etc.). O uso de tecnologia será incentivado para a pesquisa e apresentação das informações.

  • Material de papelaria para os cartazes
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Acesso a bibliotecas digitais e bases de dados
  • Videos e artigos selecionados sobre as religiões nas esferas públicas

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