Tempo de Reflexão

Desenvolvida por: Eduard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Gestão do Tempo e Crenças Pessoais

Nesta atividade prática, denominada 'Tempo de Reflexão', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e representar visualmente como distribuem seu tempo diário entre diversas atividades, com um foco particular nas práticas espirituais ou religiosas. Utilizando materiais diversos, cada estudante criará um 'painel do tempo', que será depois partilhado com a turma. Este processo não só permitirá uma reflexão profunda sobre a importância e o impacto das crenças pessoais e familiares na percepção e administração do tempo, mas também promoverá um debate rico em sala de aula. A metodologia ativa - englobando atividades mão-na-massa, roda de debate, e a sala de aula invertida - será empregada para maximizar o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Desta forma, 'Tempo de Reflexão' visa desenvolver a habilidade crítica de reflexão sobre como as convicções pessoais e coletivas influenciam as escolhas diárias e a gestão do tempo, conectando diretamente com as habilidades de Ensino Religioso especificadas pela BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos numa reflexão crítica sobre como suas crenças e convicções pessoais e familiares afetam a gestão do seu tempo e atitudes diárias, em especial, o papel que práticas espirituais ou religiosas desempenham em suas rotinas. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e expressar a influência de suas convicções no uso do tempo, reconhecer a diversidade de práticas espirituais e culturais e sua influência na sociedade, e desenvolver habilidades de reflexão, respeito e empatia em relação às escolhas pessoais e alheias.

  • Promover a reflexão sobre a gestão do tempo e influências espirituais ou religiosas.
  • Desenvolver habilidades de expressão individual e respeito à diversidade.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva sobre crenças e convicções pessoais.

Conteúdo Programático

A atividade 'Tempo de Reflexão' integra os conteúdos de Ensino Religioso com foco em entender a influência das crenças, convicções e tradições familiares e espirituais na percepção e gestão do tempo. O conteúdo abordará a importância de refletir sobre a rotina diária, a diversidade cultural e religiosa e o impacto dessas práticas nas escolhas individuais e coletivas. A discussão será estendida para entender como tais práticas afetam não só o indivíduo, mas também a sociedade em diferentes esferas, como educação, saúde e relações sociais.

  • Gestão do tempo e influências pessoais.
  • Diversidade de práticas espirituais e religiosas.
  • Impacto das convicções nas escolhas e atitudes pessoais e coletivas.

Metodologia

Para a realização desta atividade, serão adotadas metodologias ativas que incentivam a participação direta dos estudantes na construção do conhecimento. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao tema por meio da 'sala de aula invertida', onde prévia pesquisa e reflexão sobre suas rotinas serão requisitadas. Durante a aula, a atividade mão-na-massa guiara os estudantes na criação dos 'painéis do tempo', seguida de uma 'roda de debate', onde compartilharão suas descobertas e reflexões, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Atividade mão-na-massa para a construção do painel do tempo.
  • Roda de debate para compartilhamento das reflexões.
  • Sala de aula invertida com tarefas prévias de reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Tempo de Reflexão' será desenvolvida em duas sessões de 50 minutos, totalizando duas aulas. Na primeira aula, os alunos trabalharão na construção de seus painéis, aplicando a metodologia mão-na-massa. Na segunda aula, os alunos apresentarão seus painéis e participarão da roda de debate, compartilhando suas percepções e aprendizados.

  • Aula 1: Construção do painel do tempo.
  • Aula 2: Apresentação dos painéis e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo: desde a fase inicial de pesquisa e reflexão, passando pela construção e apresentação do painel do tempo, até o engajamento na roda de debate. Será dada ênfase à criatividade, profundidade da reflexão e habilidade de expressar como suas crenças e convicções influenciam sua gestão do tempo. Exemplos de desempenho esperado incluem a capacidade de identificar elementos de sua rotina influenciados por práticas espirituais, a qualidade da apresentação do painel, e a contribuição construtiva nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Tempo de Reflexão' incluirão materiais para a construção dos painéis, tais como cartolina, marcadores, revistas para recorte, cola e tesoura. Também será necessário acesso à internet para pesquisas preliminares e preparação para a sala de aula invertida. O ambiente da sala de aula deve ser preparado para facilitar a dinâmica dos grupos tanto na construção dos painéis quanto na roda de debate.

  • Materiais para construção dos painéis (cartolinas, marcadores, revistas, cola, tesoura).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço apropriado para a realização da atividade em grupo e roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo