Neste plano de aula, intitulado 'Bioética e Carreira', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorarão como diferentes profissões impactam a vida e a dignidade humana. Eles trabalharão em duplas para investigar dilemas éticos em áreas como medicina, tecnologia, engenharia e direito. Esta investigação será orientada pela reflexão sobre como tais dilemas se conectam com as crenças e valores individuais. O objetivo é que cada dupla apresente suas descobertas, incidindo sobre exemplos concretos de como profissionais nessas áreas enfrentam e resolvem questões éticas. Este exercício tem por finalidade a promoção da consciência da importância da ética profissional, e de como ela se faz fundamental para o desenvolvimento de projetos de vida coerentes e responsáveis, tudo isso por meio de uma abordagem baseada na metodologia ativa de aprendizagem.
Este plano de aula tem como objetivos principais sensibilizar os alunos sobre a importância da ética nas diferentes profissões, entender a relação entre os dilemas éticos enfrentados por profissionais e seus impactos na vida e dignidade humana e estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre como esses dilemas são resolvidos. O desenvolvimento da capacidade de argumentação e de resolução de problemas complexos para se construir um projeto de vida ético e responsável também é um foco desta atividade.
Nessa atividade, os alunos irão explorar a ética profissional e seus dilemas específicos em várias carreiras, através de uma metodologia ativa de aprendizado. Eles irão engajar-se na pesquisa, análise e reflexão sobre como essas questões éticas afetam a dignidade humana e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
A metodologia desta atividade se baseia em aprendizagem ativa, promovendo a pesquisa em duplas, discussões em sala e construção colaborativa do conhecimento. Será incentivado o uso de tecnologias da informação para a pesquisa e a apresentação dos trabalhos, além de reflexão guiada pelo professor sobre as implicações éticas das profissões analisadas.
A atividade será realizada em uma aula de 1 hora e 20 minutos, dividida em partes de investigação, preparação e apresentação dos trabalhos pelos alunos.
A avaliação será baseada na pesquisa realizada, na qualidade da análise dos dilemas éticos, na clareza e profundidade das apresentações e na participação ativa durante os debates em sala. Serão consideradas a criatividade, a argumentação fundamentada e a capacidade de reflexão crítica dos alunos sobre como as questões éticas influenciam profissões e a sociedade. Exemplos de situações reais e a proposta de soluções éticas para dilemas profissionais serão altamente valorizados.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a dispositivos eletrônicos com internet para pesquisa, acesso a plataformas de apresentação digitais, além de textos e artigos sobre ética profissional. Materiais de referência provenientes de organizações profissionais éticas e estudos de caso podem enriquecer as discussões e análises.
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