Cine-Debate: As Várias Faces da Vida

Desenvolvida por: Olegar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso, Ciências Humanas
Temática: Diversidade Cultural e Respeito às Diferenças

A atividade 'Cine-Debate: As Várias Faces da Vida' propõe a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para abordar e discutir diferentes realidades sociais, culturais e religiosas. Ao assistir curtas-metragens ou documentários selecionados, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a refletir sobre questões de valorização e desrespeito à vida, promovendo um ambiente de análise crítica e de respeito mútuo. Cada grupo de alunos selecionará um filme, que será assistido e discutido em conjunto. Posteriormente, cada grupo apresentará os pontos mais significativos do debate para toda a classe, incentivando uma rica troca de perspectivas. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento crítico dos alunos, mas também o fortalecimento de habilidades sociais como empatia, respeito à diversidade e capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de uma consciência mais crítica e sensível entre os alunos acerca das diversas realidades culturais, sociais e religiosas, assim como a importância da valorização e respeito à vida. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de relacionar os temas discutidos com conteúdos veiculados em diversas mídias, reconhecendo a importância de perspectivas variadas e do respeito às diferenças. Além disso, esta atividade tem como meta o aprimoramento das habilidades de comunicação e argumentação dos alunos, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos.

  • Promover a reflexão sobre diferentes realidades sociais, culturais e religiosas.
  • Desenvolver habilidades críticas e de análise sobre as temáticas abordadas.
  • Incentivar o respeito à diversidade e a valorização da vida em múltiplas formas.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e a articulação de ideias em público.

Conteúdo Programático

A atividade integra a análise de documentários e curtas-metragens como mecanismo de aprendizado interativo, abordando temáticas diversas que refletem a complexidade das sociedades e culturas. Por meio da seleção de filmes que destacam a valorização e o desrespeito à vida em diferentes contextos, pretende-se explorar a capacidade crítica dos alunos, bem como promover um espaço de diálogo e reflexão sobre questões contemporâneas relevantes, vinculadas às práticas e valores veiculados pelas mídias.

  • Análise crítica de mídias e a representação de diferentes realidades sociais.
  • Valorização da vida e respeito às diversidades cultural e religiosa.
  • Reflexão sobre a influência das mídias na formação de opiniões e atitudes.

Metodologia

A metodologia ativa será adotada nesta atividade, centrada na participação ativa dos estudantes. Inicialmente, serão formados pequenos grupos para a seleção e visualização dos filmes. Cada grupo será responsável por liderar uma discussão sobre o filme assistido, estimulando a participação de toda a classe. Esta abordagem promove o envolvimento direto dos alunos, incentivando a reflexão individual e coletiva sobre as temáticas abordadas, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de comunicação eficaz.

  • Exibição de curtas-metragens ou documentários.
  • Debates em grupo sobre as temáticas dos filmes.
  • Apresentação e discussão em classe das reflexões dos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá um total de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução à temática e a formação dos grupos. Nas aulas subsequentes, serão realizadas as exibições dos filmes e os debates orientados pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Exibição dos filmes e início dos debates.
  • Aula 2.4: Continuação dos debates e conclusões finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na qualidade das análises críticas apresentadas e na capacidade de estabelecer conexões coerentes entre os filmes assistidos e as temáticas debatidas. Será considerada também a habilidade de articulação e argumentação durante as apresentações. Exemplos de evidência para avaliação incluem a profundidade das reflexões compartilhadas, o respeito pelas perspectivas alheias e a capacidade de envolver a classe nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como projetor, tela para exibição dos filmes, lista prévia de curtas-metragens e documentários selecionados por relevância temática, e espaço adequado para acomodar a classe de maneira confortável para a visualização e discussão subsequente.

  • Projetor e tela para exibição.
  • Lista de curtas-metragens e documentários.
  • Espaço físico apropriado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo