A atividade 'Cine-Debate: As Várias Faces da Vida' propõe a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para abordar e discutir diferentes realidades sociais, culturais e religiosas. Ao assistir curtas-metragens ou documentários selecionados, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a refletir sobre questões de valorização e desrespeito à vida, promovendo um ambiente de análise crítica e de respeito mútuo. Cada grupo de alunos selecionará um filme, que será assistido e discutido em conjunto. Posteriormente, cada grupo apresentará os pontos mais significativos do debate para toda a classe, incentivando uma rica troca de perspectivas. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento crítico dos alunos, mas também o fortalecimento de habilidades sociais como empatia, respeito à diversidade e capacidade de argumentação.
O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de uma consciência mais crítica e sensível entre os alunos acerca das diversas realidades culturais, sociais e religiosas, assim como a importância da valorização e respeito à vida. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de relacionar os temas discutidos com conteúdos veiculados em diversas mídias, reconhecendo a importância de perspectivas variadas e do respeito às diferenças. Além disso, esta atividade tem como meta o aprimoramento das habilidades de comunicação e argumentação dos alunos, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos.
A atividade integra a análise de documentários e curtas-metragens como mecanismo de aprendizado interativo, abordando temáticas diversas que refletem a complexidade das sociedades e culturas. Por meio da seleção de filmes que destacam a valorização e o desrespeito à vida em diferentes contextos, pretende-se explorar a capacidade crítica dos alunos, bem como promover um espaço de diálogo e reflexão sobre questões contemporâneas relevantes, vinculadas às práticas e valores veiculados pelas mídias.
A metodologia ativa será adotada nesta atividade, centrada na participação ativa dos estudantes. Inicialmente, serão formados pequenos grupos para a seleção e visualização dos filmes. Cada grupo será responsável por liderar uma discussão sobre o filme assistido, estimulando a participação de toda a classe. Esta abordagem promove o envolvimento direto dos alunos, incentivando a reflexão individual e coletiva sobre as temáticas abordadas, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de comunicação eficaz.
A atividade terá um total de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução à temática e a formação dos grupos. Nas aulas subsequentes, serão realizadas as exibições dos filmes e os debates orientados pelos grupos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na qualidade das análises críticas apresentadas e na capacidade de estabelecer conexões coerentes entre os filmes assistidos e as temáticas debatidas. Será considerada também a habilidade de articulação e argumentação durante as apresentações. Exemplos de evidência para avaliação incluem a profundidade das reflexões compartilhadas, o respeito pelas perspectivas alheias e a capacidade de envolver a classe nas discussões.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como projetor, tela para exibição dos filmes, lista prévia de curtas-metragens e documentários selecionados por relevância temática, e espaço adequado para acomodar a classe de maneira confortável para a visualização e discussão subsequente.
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