Construindo Pontes: ética e políticas públicas no tabuleiro

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Ética e Políticas Públicas

Nesta atividade prática, intitulada 'Construindo Pontes: ética e políticas públicas no tabuleiro', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar de maneira lúdica a complexidade das políticas públicas e seu impacto nas diferentes esferas da sociedade como educação, saúde e meio ambiente. Divididos em grupos, os estudantes receberão um tabuleiro de jogo que simula a jornada por diferentes setores da sociedade afetados pelas políticas públicas. Em cada casa do tabuleiro, os participantes enfrentarão desafios ou dilemas éticos, todos construídos sobre princípios éticos, religiosos e culturais. Ao debater e decidir sobre cada caso, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre como as decisões políticas impactam a vida em sociedade e a importância dos valores éticos na promoção de comunidades mais justas e igualitárias. Esta atividade não só promove o entendimento crítico das políticas públicas mas também incentiva a reflexão sobre o papel dos indivíduos e suas responsabilidades éticas na construção de uma sociedade melhor.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade visam facilitar o entendimento dos alunos sobre a intrincada rede de influências que as políticas públicas têm sobre variados aspectos da vida cotidiana. Pretende-se que, ao final desta experiência lúdica, os estudantes sejam capazes de identificar como decisões políticas afetam esferas fundamentais como a educação, saúde e meio ambiente, e reflitam sobre a importância de se fundamentar tais decisões em princípios éticos sólidos. Com isso, espera-se fomentar uma consciência crítica sobre a importância de participar ativamente na construção de políticas públicas inclusivas e equitativas, bem como incentivar a valorização da ética como pilar essencial na construção de projetos de vida pessoais e coletivos.

  • Analisar o impacto das políticas públicas em diferentes áreas da sociedade.
  • Compreender a importância de fundamentar decisões políticas em valores éticos.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação baseadas em princípios éticos, religiosos e culturais.
  • Estimular a consciência cívica e a participação ativa na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER07: Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
  • EF09ER08: Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se articula em torno dos desafios apresentados no tabuleiro da vida, que levarão os alunos a explorar as diversas maneiras pelas quais as políticas públicas interagem com a vida em sociedade. Cada casa do tabuleiro traz uma situação que estimula a discussão e reflexão crítica sobre os princípios éticos que deveriam orientar as decisões políticas em áreas essenciais como a educação, saúde e meio ambiente. Este enfoque prático e interativo visa proporcionar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o papel dos valores éticos na construção de uma sociedade justa e igualitária.

  • Análise do impacto das políticas públicas na sociedade
  • Fundamentação ética das decisões políticas
  • Debate sobre dilemas éticos em contextos sociais variados
  • Importância da participação cívica e construção de uma sociedade ética

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma abordagem dinâmica e interativa para explorar o tema das políticas públicas e ética. Ao avançar no 'tabuleiro da vida', os alunos enfrentarão desafios que demandam reflexão e discussão grupal para serem superados. Esta metodologia promove o envolvimento ativo dos estudantes, estimulando a reflexão crítica, cooperação e habilidades de resolução de problemas de forma lúdica, e fazendo com que o aprendizado sobre princípios éticos, políticas públicas e sua influência na sociedade seja significativo e duradouro.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Explicação das regras do 'tabuleiro da vida'
  • Dinâmica de jogo com desafios éticos e dilemas
  • Debates guiados após cada desafio
  • Reflexão e síntese das aprendizagens ao final do jogo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos cada, ao longo de várias semanas. Será um processo contínuo de aprendizagem, permitindo tempo suficiente para o desenvolvimento das competências desejadas.

  • Aula 1-2: Apresentação do projeto e formação dos grupos
  • Aula 3-6: Introdução aos conceitos de políticas públicas e ética
  • Aula 7-10: Início do 'tabuleiro da vida', foco em educação
  • Aula 11-14: Continuação do jogo, foco em saúde
  • Aula 15-18: Avanço no jogo, foco em meio ambiente
  • Aula 19-22: Discussões e debates sobre os dilemas enfrentados
  • Aula 23-24: Reflexão final e fechamento da atividade

Avaliação

A avaliação dessa atividade será multidimensional, levando em consideração tanto a participação individual quanto o desempenho do grupo ao longo do jogo. Os critérios incluirão a capacidade de argumentação baseada em princípios éticos, a habilidade para trabalhar em equipe, a participação nos debates e a qualidade das soluções propostas para os dilemas éticos. Serão realizadas autoavaliações e avaliações pelos pares para incentivar a reflexão crítica sobre o próprio aprendizado, além de feedback contínuo do professor. Exemplos de soluções criativas e fundamentadas eticamente serão valorizados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que incluem o tabuleiro da vida customizado, cartas de dilemas, fichas para os grupos, quadro negro ou flipchart para anotações e debates, além de acesso à internet para pesquisa sobre os tópicos abordados nos desafios. Materiais complementares como artigos, vídeos e estudos de caso também serão disponibilizados para aprofundar o conhecimento dos alunos nos temas tratados durante o jogo.

  • Tabuleiro da vida e materiais do jogo
  • Materiais para anotação e registro (papel, canetas, flipchart)
  • Acesso à internet e recursos digitais
  • Artigos, vídeos e estudos de caso sobre ética e políticas públicas

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