Diálogos sobre a Vida e a Morte

Desenvolvida por: Ivana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Compreensão intercultural sobre a vida e a morte

Esta atividade pedagógica tem como proposta levar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a explorar e compreender os diversos sentidos do viver e do morrer presentes em diferentes culturas e tradições religiosas. Por meio da metodologia ativa da Roda de Debate, os estudantes serão incentivados a formar grupos de pesquisa com o objetivo de investigar, discutir e apresentar mitos fundantes que elucidam a origem da vida, o significado da existência humana e as variadas concepções sobre a morte. Este processo exploratório visa promover um diálogo intercultural enriquecedor, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas, possibilitando assim uma profunda reflexão coletiva sobre as múltiplas formas de interpretar esses aspectos fundamentais da existência humana. A atividade se propõe a ser um espaço inclusivo de aprendizado e respeito pelas diferenças, enfatizando a importância do entendimento mútuo e da empatia numa sociedade plural.

Objetivos de Aprendizagem

Com a realização desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de desenvolver um entendimento mais amplo e respeitoso sobre as diversas maneiras pelas quais as culturas e tradições religiosas interpretam os temas do viver e do morrer. Ao promover a investigação e o compartilhamento de mitos fundantes, a meta é fomentar um diálogo intercultural que enriqueça a percepção dos estudantes sobre o significado da existência e as concepções da morte. Essa abordagem intenciona também estimular o pensamento crítico, a empatia e a capacidade de articulação em público dos alunos, fortalecendo suas habilidades de pesquisa e apresentação.

  • Desenvolver um entendimento respeitoso sobre diversas culturas e tradições religiosas.
  • Fomentar um diálogo intercultural sobre os conceitos de vida e morte.
  • Estimular o pensamento crítico e a empatia.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER01: Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
  • EF09ER03: Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
  • EF09ER04: Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado na exploração dos sentidos do viver e do morrer através do prisma de diferentes culturas e tradições religiosas. Os alunos engajarão na pesquisa de mitos, crenças, rituais e filosofias que moldam a compreensão humana da vida e da morte. Este estudo intercultural visa proporcionar uma visão holística e diversificada, enfatizando o respeito e a valorização das distintas maneiras pelas quais as sociedades se aproximam de questões tão universais e fundamentais.

  • Mitos fundantes sobre a origem da vida e da morte.
  • Práticas e rituais fúnebres em diferentes culturas.
  • Concepções de vida após a morte.
  • Filosofias de vida e sua relação com a morte.

Metodologia

A atividade será realizada por meio da metodologia ativa da Roda de Debate, que permitirá aos alunos não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a experiência direta da pesquisa, do diálogo e da apresentação. Os grupos de pesquisa explorarão diversas temáticas relacionadas à vida e à morte em diferentes culturas e tradições religiosas, organizando suas descobertas para compartilhamento na roda de debate. Esta metodologia promove a interação, a escuta ativa e o respeito pelas diferentes perspectivas, essencial para a construção coletiva do conhecimento.

  • Formação de grupos de pesquisa
  • Investigação sobre mitos, rituais e filosofias
  • Organização e preparação para debates
  • Realização de Rodas de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em um total de 13 horas, divididas em 16 aulas de aproximadamente 50 minutos cada, permitindo tempo adequado para pesquisa, preparação e realização das Rodas de Debate.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 3-5: Pesquisa e investigação.
  • Aula 6-8: Preparação e organização das informações.
  • Aula 9-14: Realização das Rodas de Debate.
  • Aula 15: Reflexões finais sobre a atividade.
  • Aula 16: Avaliação da experiência de aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada principalmente no engajamento dos alunos no processo de pesquisa, na qualidade das informações apresentadas e na participação ativa nas Rodas de Debate. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação, respeito pelas perspectivas alheias e profundidade da reflexão sobre os temas discutidos. Além disso, os grupos serão avaliados pela organização e clareza nas apresentações, demonstração de trabalho em equipe e uso correto de fontes de pesquisa. Exemplos práticos serão utilizados para orientar os alunos sobre as expectativas de desempenho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a apresentação (como papel flip-chart, marcadores e projetor para slides), além de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate. Também será valioso o uso de bibliotecas e livros de referência sobre mitologias, tradições religiosas e filosofias de vida, proporcionando uma base sólida para as investigações dos alunos.

  • Internet acessível a todos os alunos para pesquisa.
  • Materiais para apresentações (papel, marcadores, projetor).
  • Espaço adequado para a realização de Rodas de Debate.
  • Acesso a bibliotecas e livros de referência.

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