A atividade 'Imortais: Uma Jornada Além do Tempo' busca engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma investigação profunda sobre as distintas concepções de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição) como compreendidas em várias tradições religiosas. Utilizando a metodologia ativa de 'Sala de Aula Invertida', os estudantes serão incentivados a desenvolver autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Inicialmente, fora da sala, eles se dedicarão à pesquisa sobre uma tradição religiosa específica, assistindo vídeos e lendo artigos. Em sala, formarão grupos baseados em diferentes tradições e compartilharão conhecimentos, utilizando recursos visuais e digitais para enriquecer suas apresentações. Espera-se que essa abordagem estimule um debate profundo, permitindo aos alunos comparar, contrastar e, sobretudo, cultivar o respeito pelas diversas percepções sobre a imortalidade.
Esta atividade tem como principal objetivo ampliar o entendimento dos alunos sobre o conceito multifacetado de imortalidade, proporcionando uma visão holística que abarque diversas tradições religiosas. Pretende-se, com isso, desenvolver habilidades críticas de análise, comparação e respeito às diferenças, cultivando um ambiente de tolerância e apreciação pela diversidade cultural e religiosa. A iniciativa busca também fomentar habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, através da metodologia colaborativa aplicada.
O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração e análise das concepções de imortalidade encontradas em diversas tradições religiosas. Cada tradição oferece uma perspectiva única, enriquecendo a discussão sobre a existência após a morte. Os alunos irão explorar como diferentes culturas e religiões entendem o conceito de imortalidade, permitindo que desenvolvam uma visão abrangente e multifacetada do tema.
A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será aplicada para estimular o envolvimento ativo dos alunos, promovendo a aprendizagem autodirigida. Antes de virem para a aula, os alunos realizarão pesquisas autônomas sobre um tema pré-definido. Em sala, discutirão suas descobertas em grupos, prepararão e apresentarão suas conclusões usando recursos visuais. Esta abordagem visa desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, além de incentivar a colaboração entre os estudantes.
A atividade será distribuída ao longo de 5 aulas, cada uma com 240 minutos de duração, totalizando 20 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao conceito de imortalidade e à metodologia de Sala de Aula Invertida. As sessões seguintes serão dedicadas à pesquisa autônoma, preparação e apresentação dos grupos. Finalmente, a atividade será concluída com um debate abrangente.
A avaliação será baseada em critérios como a profundidade da pesquisa realizada, a qualidade e criatividade das apresentações, a habilidade de trabalhar em equipe e a participação ativa nos debates. Serão considerados também a clareza e a precisão na comunicação das ideias, bem como o respeito demonstrado pelas diferentes perspectivas durante as discussões. Exemplos específicos de desempenho esperado podem incluir a apresentação de conceitos chave de maneira coerente, a utilização eficaz de recursos audiovisuais e a capacidade de responder a perguntas de forma reflexiva.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a criação de apresentações, projetor para exibição das mesmas, além de materiais para confecção de cartazes e outros recursos visuais. Será fundamental também disponibilizar uma lista de vídeos e artigos selecionados pelo professor como ponto de partida para as pesquisas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula