Esta atividade proporciona aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma imersão nas diversas culturas e tradições religiosas através do estudo dos mitos fundantes. A atividade é dividida em duas partes principais: pesquisa e preparação de apresentações sobre diferentes mitos fundantes de várias tradições religiosas, focando nas perspectivas sobre o sentido da vida e do morrer; e uma Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir as visões apresentadas e refletir sobre como os mitos influenciam as atitudes e crenças culturais acerca da vida e morte. Afinal, cada grupo apresentará sua pesquisa, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de respeito mútuo. O objetivo é não apenas educar os estudantes sobre a pluralidade de crenças e práticas religiosas mas também fomentar uma atitude de tolerância e entendimento mútuo entre os alunos, preparando-os para um diálogo aberto sobre temas complexos e sensíveis.
O objetivo desta atividade é promover o entendimento e o apreço pela diversidade cultural e religiosa através do estudo de mitos fundantes. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e analisar as diferentes perspectivas sobre o sentido da vida e do morrer contidas nesses mitos, reconhecendo a coexistência dessas visões diversificadas como parte de uma atitude ética de respeito à dignidade humana e à vida.
O conteúdo programático abrange uma introdução aos mitos fundantes, como estas narrativas se formaram e a importância que elas têm nas diversas tradições religiosas. Os alunos explorarão vários exemplos desses mitos, aprendendo sobre suas origens, significados e como eles refletem os valores culturais e espirituais das sociedades em que surgiram.
A metodologia adotada para esta atividade inclui trabalho em grupo, pesquisa individual e coletiva, preparação e apresentação de projetos, seguida de uma Roda de Debate. Este formato propicia um ambiente de aprendizado ativo, encorajando a participação de todos e permitindo uma discussão profunda sobre os temas abordados.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas em grupos e iniciarão a preparação de suas apresentações. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos pela Roda de Debate.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e na apresentação dos projetos, e na participação ativa na Roda de Debate. Cada aluno será avaliado tanto individualmente, quanto em grupo, para garantir uma avaliação justa que leve em conta o esforço colaborativo e a contribuição individual. A capacidade de argumentação, respeito às diferentes opiniões durante o debate, e a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre os mitos em uma discussão produtiva serão critérios essenciais na avaliação.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a elaboração de apresentações (como cartolinas, marcadores, projetor para slides, etc.), além de um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate. Será incentivado o uso de plataformas digitais para a organização das ideias e a colaboração entre os grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula